Como se faz chá?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
use as letras c h a, e o acento agudo no a.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
é isso aí
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • lacgua respondido 7 anos atrás
    Para aproveitar o chá e o que ele tem de melhor, vale a pena seguir umas regrinhas na hora do preparo:

    Utilize o melhor chá de que você possa dispor. Existem casas especializadas que vendem chás de qualidade;
    Encha a chaleira com água fria; água quente ou reaquecida contém menos ar dissolvido e tem sabor envelhecido e sem graça;
    Aqueça o bule, enxaguando-o com água quente. Isso garante que a água permaneça fervente quando entrar em contato com o chá
    dicione 1 colher de chá ou um saquinho por pessoa. A proporção correta é uma colher de chá para 185 ml de água;
    Quando a água estiver fervendo, despeje-a no bule. Recoloque a tampa e deixe o chá em infusão por 3 e 5 minutos (dependendo do tipo de chá, há uma variação), conforme o tamanho das folhas; folhas grandes levam mais tempo para fazer o chá do que as pequenas. Os chás liberam a cor antes do sabor, por isso não tenha pressa;
    Sirva o chá quando estiver recém-feito, pois ele terá sabor "cozido" se for deixado no bule por mais de dez minutos. Cobrir o bule com um abafador acelera ainda mais o processo de cozimento. Para evitar o chá cozido, tire as folhas da água.
    • Taxa
    • Comentário
  • F@TIM@ respondido 7 anos atrás
    A maneira mais tradicional de usar as ervas é por meio da ingestaõ de chás,que facilitam a absorção das substâncias curativas pelo organismo.Você deverá lavar bem a planta que escolheu e despeja-lá em água fervendo.Depois tampe o preparado por cerca de 10minutos para realizar a infusão coe e beba o líquido morno. se preferir, tome o chá gelado,que também ajuda a refrescar nos dias mais quentes. Antes de utilizar as plantas, imforme-se bem,pois algumas podem ser tóxicas.cuidado também com alergias.Evite ervas ás quais seu corpo é sensivel. O ideal é preparar o chá minutos antes de bebê-los.Não reaproveite infusão realizadas em dia anteriores.Os chás tem seu efeito acentuado são tomados antes de dormir ou em jejum.sob essas condições, procure toma-los morno.
    • Taxa
    • Comentário
  • Tô Fora respondido 7 anos atrás
    Olá !

    Depende do chá que vc quer preparar..
    O que sei é o seguinte:
    Se for de folhas e flores (camomila, hortelã, menta, etc), vc não pode deixar a água ferver, esquente a água até começar a sair bolinhas do fundo, um pouquinha antes de ferver, daí vc desliga o fogo e coloca a erva, tampa e deixa alguns minutos, isso pq o óleo essencial que essas ervas possuem é bem volátil, se vc ferver a erva ela perde grande parte desse óleo e o chá perde o efeito....
    Agora se for fazer de casca (canela), vc tem que ferver a casca um pouco, mas só um pouco....

    Bom sempre faço chá assim, e fica muito bom...
    Espero que goste.
    abs
    • Taxa
    • Comentário
  • ajsulate respondido 7 anos atrás
    Olha veja tudo sobre o Cha:

    O chá é a infusão de folhas ou botões da planta Camellia sinensis, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

    A palavra "chá" é também usada popularmente para referenciar qualquer infusão de fruto ou erva, mesmo não contendo folhas de chá, como, por exemplo, o chá de camomila. Este artigo debruça-se sobre o 'verdadeiro' chá.
    Nativo de regiões subtropicais com clima de monções, o chá também é cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões de alta altitude. Quantitativamente, das cerca de 3.000.000 de toneladas produzidas anualmente, metade é produzida pela China e Índia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quénia, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Na Europa apenas é cultivado nos Açores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 t.

    Em todas as regiões produtoras, o cultivo é semelhante, utilizando árvores podadas, para facilitar a colheita, e relativamente jovens, sendo substituídas quando começam a perder produtividade, com cerca de 50 anos. Notáveis exceções incluem o Gyokuro, chá verde japonês, protegido do sol durante o cultivo, e o Pu-erh, tradicional chá do sudoeste da China, que utiliza árvores com dezenas de metros e centenas de anos, muitas delas dahs e selvagens.
    Processamento do chá
    Os quatro tipos de chá são distinguíveis pelo seu processamento. Camellia sinensis é um arbusto sempre verde cujas folhas, se não são logo secas depois de apanhadas, rapidamente começam a oxidar. Este processo lembra a maltização da cevada; as folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra. O processo seguinte no processamento é parar o processo de oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas via aquecimento. O termo fermentação é frequente e erroneamente usado para descrever este processo, mesmo que na verdade nenhuma verdadeira fermentação aconteça (ou seja, o processo não é digerido por microorganismos).

    O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:

    Chá branco - folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar escudados da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.
    Chá verde - a oxidação é parada pela aplicação de calor, quer através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes - o método tradicional chinês).
    Oolong (烏龍茶) - cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.
    Chá preto - oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs de chá.
    variações pouco comuns - estão disponíveis várias preparações de chá que não se enquadram na nomenclatura usual.
    Pu-erh (普洱茶) - Erroneamente considerado como uma subclasse de chá preto, pu-erh é um produto muito invulgar. O Pu-erh é um chá fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos), por vezes, descrito como duplamente fermentado: sendo a segunda "fermentação" resultado da ação de bactérias. Existe um método moderno de acelerar o envelhecimento natural que produz pu-erh de menor qualidade, chamado pu-erh cozinhado, que é vendido frequentemente em saquinhos. O pu-erh tradicional é conservado em forma de "tijolo" ou outras formas (as folhas de chá depois de tratadas são prensadas em moldes). Este é o mais apreciado de todos os chás na China, sendo catalogado em função da qualidade das folhas e do ano de produção, tal como um bom vinho no ocidente, e é o chá normalmente utilizado para a cerimónia de chá chinesa (Kung Fu Cha). Para preparar a infusão usa-se água muito quente ou até mesmo a ferver (os tibetanos são conhecidos por deixá-los a ferver durante a noite). O Pu-erh é considerado como um chá medicinal na China.
    Chá amarelo - é usado como um nome de chá de alta qualidade servido na corte imperial, ou de um chá especial processado similarmente ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar.
    Chong Cha (虫茶) - literalmente "chá quente", esta espécie é feita a partir de sementes de botões de chá em vez de folhas. É usado na medicina chinesa para lidar com o calor do verão bem como para tratar sintomas de gripe.
    Kukicha ou chá de inverno - feita de galhos e folhas velhas twig podadas da planta de chá durante a época dormente e tostado a seco sob o fogo. É popular na medicina tradicional japonesa e na dieta macrobiótica.
    Lapsang souchong (正山小种 ou 烟小种) de Fujian, China, é um chá preto fumado. isto é, secado usando fogueiras de pinho.
    Chá Rize - chá preto forte, produzido na Turquia, com um sabor distinto e preparação específica, incluindo pré-aquecimento, servido com açúcar.

    [editar] Processamento do chá preto
    O chá preto é processado de duas formas, em CTC (Crush, Tear, Curl - Esmagamento, Rasgo, Enrolamento) ou ortodoxo, isto é, em folhas inteiras.

    O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa. O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá.


    [editar] Variedades
    O chá preto produzido fora da China toma normalmente o nome da região de origem: Darjeeling, Assam, Ceilão, entre outras. Na China, o chá preto mais famoso é provavelmente o Keemun, mas existem muitas outras variedades. A maioria dos chás verdes, contudo, são produzidos na China e Japão e por isso mantiveram o seu nome em japonês ou chinês tradicional: Genmaicha (玄米茶), Houjicha (焙じ茶), Pouchong (包種茶), etc. O chá verde e o chá preto têm antioxidantes, mas de tipos diferentes. O chá verde é mais rico em catequinas, especialmente o galato de epigalhocatequina, enquanto que o chá preto contém uma maior variedade de flavonóides. O chá Oolong é intermédio, sendo o mais famoso o chá da Formosa. O chá branco, de folhas de chá muito jovens, é muitas vezes considerado um tipo distinto, embora ocasionalmente seja agrupado como um chá verde devido ao processamento simples. O chá branco produz uma infusão delicada que a maioria das vezes retém uma doçura residual leve.

    Todos os tipos são vendidos como chás "simples", quando são uma única variedade, ou "misturas" (blends).

    Adulteração e falsificação são problemas sérios no comércio global de chá; a quantidade de chá vendida como Darjeeling, o mais apreciado dos chás pretos, todos os anos excede grandemente a produção anual de Darjeeling, estimada em 11000 toneladas. Entre os chás, o chá branco é considerado o mais raro e mais caro; ele deve ser colhido manualmente apenas durante uma certa fase da vida da planta. Independente disso, no entanto, encontra-se disponível em lojas especializadas e, apenas recentemente, acondicionados em saquinhos de papel.


    [editar] Misturas e aditivos
    Quase todos os chás em saquetas e a maior parte dos outros chás são misturas. Apesar de recentes melhoramentos na técnica de congelação seca e do método melhorado de infusão, são vendidos o pó de chá e a essência condensada de chá que apenas necessitam água quente ou fria para se preparar uma chávena de chá. A mistura pode ocorrer ao nível de uma só área de plantação (por exemplo Assam), ou podem ser misturados chás provenientes de diversas áreas. O objectivo da elaboração de misturas é a obtenção de um sabor estável ao longo dos anos e de melhor preço. Numa mistura, o chá mais caro e mais saboroso pode encobrir o sabor inferior de um chá mais barato.

    Há vários chás que contêm aditivos e/ou processamentos diferentes das variedades "puras". O chá tem a capacidade de adquirir qualquer aroma facilmente, o que pode trazer problemas no processamento, no transporte, ou na sua armazenagem, mas essa capacidade também ser aproveitada vantajosamente para preparar chás aromatizados.

    O chá de jasmim é espalhado conjuntamente com flores de jasmim durante a oxidação, e ocasionalmente são deixadas algumas flores no chá como decoração. Muitas outras flores, como a rosa e outras flores perfumadas, são usadas como aromatizantes do chá na China.
    O chá Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência de bergamota (fruto da família dos cítricos originário de Itália).
    Chás com especiarias, tais como o indiano massala chai, aromatizados com especiarias tais como o gengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta preta, o cravo-da-Índia, o louro indiano e por vezes a noz-moscada são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente.
    O chá Touareg é chá verde forte com Nana hortelã, preparado nos paises do norte de África e Médio Oriente.
    O Jagertee é chá com adição de rum.




    [editar] Substitutos do chá
    Infusões de outras plantas também são às vezes chamadas de "chá" e utilizadas em substituição deste:

    Erva Mate (or yerba mate) é um arbusto cultivado principalmente na Argentina, Uruguai e Brasil.
    Rooibos (Red Bush) é uma planta avermelhada, originária da África do Sul que faz uma infusão semelhante ao chá negro.
    Honeybush, relacionada com o rooibos mas mais doce, cresce também na África do Sul.
    "chá de ervas" é o termo geral para todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas, não necessariamente ervas. Exemplos mais comuns: chá de camomila, de erva-cidreira, de tília, príncipe, de menta, etc.

    [editar] História

    [editar] Origem e disseminação do chá
    Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.

    Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os Portugueses que chegaram ao Japão em 1560.[1].

    Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornado-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas em França e Países Baixos. O uso do chá em Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II de Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1650.


    [editar] A palavra chá
    O carácter chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é 'te' que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo dialecto Min-nan que se encontra em Amoy. Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa 'apanhar, colher'.

    Esta duplicidade fez com que o nome do chá nas línguas não chinesas as dividisse em dois grupos:

    Línguas que usam derivados da palavra Te: alemão, inglês, dinamarquês, hebraico, húngaro, finlandês, indonésio, italiano, letão, tamil, sinhala, francês, neerlandês, espanhol, arménio e latim científico.
    Línguas que usam derivados da palavra Cha: hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romeno, swahili.




    [editar] Influências sobre a saúde
    O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Todos os tipos de chá possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.

    Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anti-cancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunitário, reduz o mau-hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV. É no entanto necessária alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos e além disso alguns dos estudos feitos (particularmente na China) têm por detrás grandes interesses económicos.

    É no entanto de salientar que o excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, têm também efeitos negativos para a saúde. Em particular, o chá possui fluoretos (provocam osteoporose e artrite e são cancerígenos), cafeína (provoca doenças do sono), e oxalatos (provocam problemas renais). Mas, em geral, pode-se dizer que o chá tem sobretudo efeitos benéficos, porque todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.

    Fonte(s):

    net
    • 1
    • Comentário
  • ☺Sтαяziтα *♥* respondido 7 anos atrás
    Eu geralmente compro daqueles de caixinha, que é só esquentar a água e largar o saquinho. Mas quando eu faço um eu coloco a água ferver com as folhas do chá dentro, quando estiver fervendo eu tiro do fogo, tiro as folhas e deixo o recipiente tapado completamente, de forma que não saia fumacinha, espero esfriar e pronto.Você não deve deixar esfriar com as folhas dentro, pois a folha vai puxar todas as substâncias de volta para ela, e o chá perde efeito.
    • Taxa
    • Comentário
  • eddie vedder respondido 7 anos atrás
    vi uma entrevista c ed motta, ele disse q faz-se por infusão, ou seja, vc esquenta a água, desliga o fogo, aí q vc põe a erva ou seja lá o q for. tampa e deixa lá uns minutos. voi là!!
    abraço!
    • Taxa
    • Comentário
  • gellika respondido 7 anos atrás
    A melhor forma de se fazer cha é escaldando a erva.Colocar a erva em recipiente de louça ou vidro e escaldar jogando agua fervente sobre ela,tampe e aguarde uns 5 min.Siga as instruções da embalagem no que diz respeito a quantidade de agua e erva,mas se for erva natural,pode colocar na proporção de 1 colher (sopa)para 1 chavena de agua.*esta quantidade tambem serve ´para ervas em saches.
    • Taxa
    • Comentário
  • Kanutinha respondido 7 anos atrás
    não sei como se faz mesmo..nunca fiz um!! sei comprar os saquinhos e por em água quente... olha. sou muito prática...te aconselho ir a uma farmacia de produtos naturais e aprender com profissionais fitoterápicos!! bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • ?? respondido 7 anos atrás
    .
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear