o que foi o plano real? e qual foram suas duas fases?

3 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Foi um plano econômico criado por "FHC", que visava

    a diminuição da inflação, não sei dizer ao certo as fases,

    mas é bom procurar no WIKIPEDIA!

  • Há 1 década

    O Plano Real foi um projeto governamental realizado com o objetivo de estabilizar a economia, que se encontrava em uma inflação bastante alta e a referência de preços desorganizada. O Plano Real foi realizado no governo Itamar Franco, e muitos se apresentaram como pais do plano, dentre eles os economistas Pérsio Arida e Edmar Bacha, e os ex-ministros da Fazenda naquela época: Ciro Gomes, Rubens Ricúpero e Fernando Henrique Cardoso, em cuja gestão frente àquele ministério foi colocado em prática o programa.

    O Plano Real foi realizado em duas etapas:

    1. Alinhamento da referência dos preços, com a criação da URV - Unidade Real de Valor, que permitiu que a economia fosse desindexada, ou seja, os agentes econômicos utilizavam referências monetárias que não era a moeda corrente na época (o dólar, por ex) para fixar os preços. Na época, adotou-se a URV como referência de preços, e para se comprar alguma coisa, usava-se uma tabela diária que convertia URV em cruzeiros, que era a moeda corrente. Junto à criação da URV, foram realizadas medidas de ajustes fiscais, aumentando-se impostos e cortando gastos públicos, para evitar que o governo alimentasse a inflação, que acontece quando o governo cria papel-moeda sem lastro (ou seja, o governo aumenta a oferta de dinheiro no mercado sem que haja crescimento da riqueza correspondente). Com a URV, quebrou-se a memória inflacionária, pois sociedade passou a ter uma referência de preços.

    2. Adoção do real como moeda, depois deste processo de desindexação da economia e ajustes fiscais. O real passou a ter uma estabilidade comparativa com os preços internacionais, o que permitiu que os preços se estabilizassem. Quando os preços nacionais começavam a querer subir, a reação vinha através do comércio internacional, ou seja, as importações de produtos cresciam para conter a pressão dos preços domésticos.

    Desta forma, o Plano Real foi o plano mais bem sucedido no combate à hiperinflação, e foi possível graças à abertura comercial do Brasil em relação ao resto do mundo, pois os preços internacionais ajudaram à equilibrar nossa economia. Se a economia fosse relativamente fechada, um plano da natureza do plano real não teria tido êxito.

    Espero ter ajudado. Se precisar, me mande um e-mail pelo Y!R.

    Abraços.

  • Há 1 década

    O Plano Real foi um plano de estabilização econômica conduzido sob o governo de Itamar Franco e desenvolvido pela equipe econômica do Ministério da Fazenda, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, posteriormente eleito presidente em 1994.

    Em seus primeiros dias, o plano foi denominado pela equipe econômica "Plano Bacha" e "Bacha 2", devido ao nome de seu principal idealizador, o economista Edmar Bacha, por muitos considerado o pai do Plano Real. Seu objetivo primário era controlar a hiperinflação, um problema brasileiro crônico. Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o Governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.

    Espero que ajude em algo!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.