Gostaria de puxar agua de 1poço sem uso de bomba somente por pressão atmosf, usando tambor e canos.?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Queria saber se tem como puxar agua de poço sem usar bomba,somente por pressão usando um tambor(se este deve ser de aço ou não)e canos.Qual a profundidade deve ter o poço,o tamanho do ...mostrar mais
Melhor resposta
Estou lidando com um caso semelhante e construindo um cata-vento para acionar um compressor (cabeçote). A pressão gerada vai expulsar a água. Basta construir um poço e revesti-lo com cano de 100mm bastante resistente para suportar a pressão, pois se for fraco pode desmoronar o poço. Esse cano de 100 mm deve ter uma tampa com um cano que vai até a água e outro por onde deverá entrar a água, que não precisa ser do tamanho do outro. Ao injetar ar por um cano a água sairá pelo outro. Os riscos são desmoronamento do poço se o cano não for bastante resistente ou parte da água retornar às nascentes. A pressão necessária poderá ser obtida pelo cálculo da altura, dada pela fórmula V = pi.r².h, onde V é o volume de água no cano desde o fundo do poço até à caixa, pi = 3,14 (constante), "r" é a secção trasversal do cano e "h" é o comprimento do cano, desde o fundo do poço até a caixa. O peso desse volume deverá ser anulado pela pressão do compressor. Estimo, a grosso modo, que 75 libras sejam suficientes para 100 metros de altura, dependendo do diâmetro do cano. O cata vento poderá ser substituído por um motor elétrico.
É isso aí.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • jose Soh respondido 7 anos atrás
    Gouveia:
    Duas infomações:
    A pressão hidrostática é dada por "densidade do líquido x altura da coluna" Ou seja a pressão depende apenas da altura de recalque, qualquer que seja a seção.

    No caso de água é de 1kg (14,5 PSI) a cada 10 metros de coluna d'água.

    2) Temo que vc não tenha sucesso desta forma.
    Já que tem compressor tente o sistema "air lift".
    Tem limitação quanto á altura mas é mais seguro de obter sucesso.

    Xico isso vale para vc também↓

    Air lift....clique aqui↓
    http://www.ca.uky.edu/wkrec/AirliftPumps...
    .........................................

    .........................................
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear