O que é gás natural?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, em condições normais de pressão e temperatura, permanece no estado gasoso. É um gás mais leve que o ar, inodoro e incolor, e atóxico.Na natureza, ele é encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo (terrestre ou marinho), em geral acompanhado de petróleo.
É uma fonte de energia limpa, que pode ser usado nas indústrias, fazendo a substituição de outros combustíveis mais poluentes.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • tarsonbest respondido 7 anos atrás
    É uma mistura de gases encontrado frequentemente em combustíveis fósseis, isolado ou acompanhado ao petróleo.

    Embora sua composição seja diferente é composto, principalmente, por metano, em quantidades que podem estar acima de 90 ou 95%, podendo conter, ainda, outros gases como; nitrogênio , etano, CO2 ou restos de butano ou propano.
    • 1
    • Comentário
  • APenim respondido 7 anos atrás
    O gás natural, consiste em uma mistura e hidrocarbonetos leves, dos quais o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do Gás Natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte.

    O gás natural é encontrado no subsolo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
    • Taxa
    • Comentário
  • Eng. Flavio de Brito respondido 7 anos atrás
    O gás natural é uma mistura de gases encontrado frequentemente em combustíveis fósseis, isolado ou acompanhado ao petróleo. Ainda que a sua composição seja diferente, dependendo da fonte da qual é extraído, é composto principalmente por metano, em quantidades que podem superar 90 ou 95%, e pode conter outros gases como nitrogênio , etano, CO2 ou restos de butano ou propano.

    O gás natural pode ser classificado em duas categorias: associado e não associado. O gás associado é aquele que, no reservatório, encontra-se em companhia do petróleo, estando dissolvido no óleo ou sob forma de uma capa de gás isto é, uma parte superior da acumulação rochosa, onde a concentração de gás é superior à concentração de outros fluídos como água e óleo.

    O gás não associado é aquele que, no reservatório, está livre do óleo ou este se encontra em concentrações muito baixas. Na acumulação rochosa porosa, a concentração de gás é predominante, permitindo a produção basicamente de gás.

    Abraço
    • Taxa
    • Comentário
  • Ernesto R respondido 7 anos atrás
    é o produto gasoso que provem da extração do petróleo, normalmente são o Propano, para veículos e o Butano para o gás de cozinha, abraços!
    • 1
    • Comentário
  • Reinaldo respondido 7 anos atrás
    É o gas que não é animal e nem vegetal. rsss É natural!
    • Taxa
    • Comentário
  • Thais Daniele respondido 7 anos atrás
    Gás natural

    Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, de origem fóssil, isolados ou misturados ao petróleo. É incolor, inodoro, atóxico e mais leve que o ar.

    É composto pelo gás metano, etano, propano, butano e outros em menores quantidades. Suas unidades básicas de medida é o metro cúbico com 20ºC de temperatura e pressão de uma atmosfera absoluta.

    É fortemente econômico, pois além de economizar cerca de 60% de combustível, o gás natural não produz depósitos de carbono no motor aumentando seu bom funcionamento e retardando a necessidade da troca de óleo, além de emitir menor quantidade de poluentes tem melhor rendimento térmico.

    É altamente seguro, pois é armazenado em recipientes especiais de resistência e durabilidade, é instalado longe da rede para que em casos de vazamentos o fluxo de gás seja interrompido e produz menor impacto ambiental. As desvantagens do gás natural é a dificuldade em transportá-lo, pois ocupa muito espaço e é mais difícil de ser liquefeito.
    Pode ser utilizado em ônibus e automóveis substituindo o diesel, álcool e gasolina.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear