Verbos terminados em or?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Não sei se interpretei corretamente sua pergunta ao entender que vc deseja saber verbos que terninem em -or.

Pôr e seus derivados - sobrepor, repor, transpor...

Mas lembre-se: somente o verbo pôr leva acento, seus derivados, não!

Grde abraço!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (10)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Cleuza Xanxerê respondido 7 anos atrás
    Os verbos da língua portuguesa se agrupam em tres conjugações: 1ª AR, 2ª ER, 3ª IR.
    o verbo por, antigo poer, perdeu a vogal tematica do infinitivo. É um verbo anomalo da 2ª conjugação. Verbos terminados em OR: opor, supor, antepor, contrapor, decompor, depor, propor, impor, compor, indispor, interpor, pressupor, recompor, repor, expor, transpor, justapor.
    • 1
    • Comentário
  • esmeralda s respondido 7 anos atrás
    por,dispor,repor

    Fonte(s):

    eu
    • Taxa
    • Comentário
  • lucia_bierrenbach respondido 7 anos atrás
    pôr e seus derivos:

    antepor, apor,
    compor, contrapor,
    decompor, depor, descompor, dispor,
    entrepor, expor,
    impor, indispor, interpor,
    justapor,
    opor,
    pospor, predispor, prepor, pressupor, propor,
    recompor, repor,
    sobrepor, sotopor, superpor, supor,
    transpor
    • Taxa
    • Comentário
  • Silvia S respondido 7 anos atrás
    Pôr - verbo anômalo da 2ª conjugação
    Ind.Pres.: ponho, pões, põe, pomos, pondes, põem
    Imperf.: punha, punhas, punha, púnhamos, púnheis, punham
    Perf.: pus, puseste, pôs, pusemos, pusestes, puseram
    Mais-q-perfeito: pusera, puseras, pusera, puséramos, puséreis, puseram
    Fut. do presente: porei, porás, porá, poremos, poreis, porão
    Fut. do pretérito: poria, porias, poria, poríamos, poríeis, poriam
    Imper: põe, ponha, ponhamos, ponde, ponham
    Imper.neg.: não ponhas, não ponha, não ponhamos, não ponhais, não ponham
    Subj.pres.: ponha, ponhas, ponha, ponhamos, ponhais, ponham
    Imperf.: pusesse, pusesses, pusesse, pusséssemos, pussésseis, pusessem
    Fut.: puser, puseres, puser, pusermos, puserdes, puserem
    Inf.impess.: pôr
    Inf.pess.: pôr, pores, pôr, pormos, pordes, porem
    Ger.: pondo
    Part. posto
    OBS.: O verbo pôr não tem z em nenhum de seus tempos. Não se escreve, portando puz, etc. Por ele se conjugam os compostos: antepor, apor, compor, contrapor, decompor, depor, descompor, dispor, entrpor, expor, impor, indispor, interpor, justapor, opor, pospor, prepor, propor, predispor, pressupor, recompor, repor, sobrepor, sotopor, superpor, supor, transpor.

    Fonte(s):

    Breviário da conjugação de verbos.
    • Taxa
    • Comentário
  • AG respondido 7 anos atrás
    amor não é verbo, é um substantivo abstrato =X


    sim, exemplos...compor, supor, pôr, dispor
    • Taxa
    • Comentário
  • BaRaToX respondido 7 anos atrás
    eita... amor eh verbo? auieuha...
    tipow, existem sim, e pertencem a 2ª conjugação (lembrando q 1ª eh AR, 2ª eh ER, 3ª eh IR)
    vlw!!
    • 1
    • Comentário
  • algreen41 respondido 7 anos atrás
    O que deseja saber exatamente?
    Quais são os verbos? Um deles é bem utilizado: "por" no sentido de colocar.
    • Taxa
    • Comentário
  • Raphael respondido 7 anos atrás
    Sua pergunta é a respeito de verbos terminados em or em portugues ou ingles?

    Como pOr, compOr, repOr, etc? ou ingles?

    Voce precisa de ajuda na conjugação, formação ou o que? Se voce expecificar fica mais facil de saber responder ok.....talvez possa te ajudar.
    • Taxa
    • Comentário
  • Euzinha =) respondido 7 anos atrás
    Não deveriam existir...o verbo POR ficou assim porque era POER, derivado do latim, mas o E acabou sendo cortado pq era mais fácil de falar...e os derivados de POR tb...
    Euzinha mesma...relembrando aulas de gramática e latim...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • mairatql respondido 7 anos atrás
    compor ,dispor,amor,
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear