Qual o correto plural para os substantivos compostos "palavra-chave" e "seção-tipo"?

Essas palavras devem vir obrigatoriamente acompanhadas de hífem? Creio que deve um bocado de gente deve estar escrevendo errado em artigos técnicos e acadêmicos por aí...

10 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Se forem substantivos compostos será obrigatório o uso do hífen.

    Uma das regras para o plural dos substantivos compostos é "Vão os dois elementos para o plural quando ambos são variáveis e separados por hífen". Nos casos apresentados todos os termos são substantivos, portanto, variáveis e o correto é: "palavras-chaves" e "seções-tipos".

    É falso afirmar que não varia o segundo elemento quando este encerra idéia de finalidade, é argumento inseguro. Por que o plural de mestre-sala é mestres-salas, e o de navio-escola, navios-escola? Razão tinha Vasco Botelho de Amaral de chamar tais compostos de "espúrios"; a meu ver, o plural deve trazer os dois elementos flexionados: escolas-modelos, cafés-concertos, navios-escolas, pombos-correios, canetas-tinteiros,carros-bombas, vagões-leitos, cidades-satélites etc.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    para a primeira é:

    "palavras-chave"

    a segunda é:

    "seções-tipo"

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    palavras-chaves

    Seções- tipo

    Abraços S2

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    palavras-chave e seçôes-tipo

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    O plural correto seria palavras chave e seções tipo, pq o plural se refere a quantidade de palavras e seções respectivamente. Quanto ao hífem, tenho a impressaõ que pode ficar ou não, independe. Plural de substantivos compostos é complexo e demanda interpretação do quê está se referindo o texto em si.

    Com certeza o povo erra um bocado, Português é difícil. Sempre.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Tem o hífem sim e a última é que leva o 'S' no final ex: guarda-roupas.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    palavras-chave e seções-tipo

    abraço!!!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Palavras-chave

    Secões- tipo

    • Faça login para comentar as respostas
  • aeiou
    Lv 7
    Há 1 década

    São palavras compostas e devem usar hífens, assim como "público-alvo".

    Nesse caso, as palavras principais devem ser flexionadas.

    PalavraS-chave

    SeçõeS-tipo

    :>:

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    existe um site do estado que tira todas as duvidas e é atendimento on line, poe na sua busca duvidas de portugues e ve se acha....as duvidas sao tiradas na hora, desculpa eu tinha o endereço, mas perdi

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.