• Gravidez e Maternidade >
  • Gravidez
  • Gravidez e Maternidade >
  • Gravidez

Quais o sintomas de gravidez psicológica?

  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
* mentruação atrasada (ultima data 30/09) * areola crescida e mamilo dolorido (ja faz 2 semanas) * seios inchados e com secreção(percebi ontem a secreção) * colicas constantes ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • renata respondido 7 anos atrás
Algumas mulheres desejam tanto engravidar, ou pelo contrário, temem a gravidez por um medo inconsciente e acabam apresentando quadro clínico de pseudociese. Ou seja, a falsa crença de estar grávida, associada com sinais objetivos de gravidez. Há aumento do volume do abdome (barriga), náuseas, vômitos, sensação subjetiva de que o bebê está se mexendo e até aumento de mamas com secreção de leite. A amenorréia (ausência de menstruação) é um sinal característico.

Embora o problema possa acometer mulheres de baixo nível de instrução, em sua maioria, não é incomum também acometer mulheres solteiras, magras e com profissões consideradas 'intelectuais'. O histórico de problemas psicológicos, sexuais e traumas sócio-ambientais devem ser investigados.

Além de uma série de questões biológicas relevantes citadas no link acima, não podemos nos esquecer dos aspectos psicológicos que podem estar envolvidos também na pseudociese. Essas mulheres podem ter um ego frágil. Ou seja, mesmo sendo pessoas ativas, inteligentes e dinâmicas no dia-a-dia, podem sentir um enorme sentimento de vazio e insegurança, precisando de reforços positivos de terceiros. Muitas vezes durante a infância, os pais dessas pacientes só refletiram apatia e monotonia nos vínculos estabelecidos, faltando um feedback positivo para a auto-estima que pode chegar a perder ou sentir-se sem identidade

Classificação e comentário do autor da pergunta

1 de 5
meu bem acho que vc copiou o texto do Dr. Joel Rennó Jr. e nao prestou atenção no que eu descrevi, eu disse que tenho um filho e que nao estou pretendendo ter outro filho por agora entao este texto realmente nao me serviu muito mas obrigada pela atenção e trabalho (Ctrl+c - Ctrl+v)
  • 1
    0
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Vitones® respondido 7 anos atrás
    minha namorada axo q tem gravidez psicologica entaum
    ela tem alguns dos teus sintomas

    e sempre fica desesperada todo mes eh a mesma coisa eu claro fico desesperado junto imagina ter um filho agora nao nao ainda nao
    • 0
      0
    • Comentário
  • Quais o sintomas de gravidez psicológica?
    * mentruação atrasada (ultima data 30/09)
    * areola crescida e mamilo dolorido (ja faz 2 semanas)
    * seios inchados e com secreção(percebi ontem a secreção)
    * colicas constantes


    *Fiz o beta hcg (alem de nao confiar muito pq minha amiga fez 5 desse e deu negativo e o bebe dela ja ate nasceu) e fiz ontem um ultrason transvaginal, o medico olhou do jeito dele la pq tava atrasado ja tinha 1 hora e disse que nao viu nada que se for gravidez ta muito precoce nao me mostrou meus ovarios direito nem nada...o que sera? estou preocupada..as pessoas dizem que é psicológico mas acho que isso so acontece em mulheres que nao podem ter filhos eu tenho um filho de 8 anos e nao pretendo engravidar por agora, se vier bem mas se nao vier...tive relação no dia 13 e 14/09 ou seja, periodo fertil sem tomar pilula por esquecimento..alguem pode me ajudar com uma resposta inteligente?
    Entrar 

    para adicionar sua resposta

1

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear