promotion image of download ymail app
Promoted
Lene perguntou em Casa e JardimFaça Você Mesmo · Há 1 década

algum artesão de plantão? favor e ajude...?

eu aprendi craquelê na net ( aki tem algumas aulas, fotos etc). Adoro artesanato Relaxa...Na net vi q se passa base, depois o verniz craquelê e só depois a tinta escolhida. Mas tem uma colega q fez o curso e insiste em me dizer q o verniz é por cima da tinta!!!!

Afinal, como se faz craquelê? Me dá uma dica...

Não fala pra eu fazer o curso ( risos). Já to pensando em ir mesmo, mas hoje é domingo e quero resposta logo..rsrsr

Atualizada:

atenção, não to me referindo ao veni finalizador ( o q dá brilho e protege). To falando do VERNIZ CRAQUELADOR! ).

2 atualizadas:

Lia, q lindo!!! adoro pintura a óleo tb!!!

3 atualizadas:

Sir_mac8 vc trabalha com craquelados e decoupage? Em bem q desconfiava do q vc disse rsrs pq foi o q encontrei aki na net! há vários tipos de pintura p/ craquelar não é? Eu queria saber + sobre essa da pintura com tinta plástica.

Valeu! ahh te add como amigo, ok?

7 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

existe os dois tipos verifique onde comprar o verniz se este é aplicado por cima ou por baixo, quando se faz o craquele sem verniz craquele, ( tinta plastica enquanto molhada voce passa betume) nesse a reação do craquelado se faz pela tinta plastica que vai por baixo, então melhhor verificar na embalagem do verniz ou mesmo perguntando

abraço

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

que eu saiba há tipos diferentes de verniz e craquelador e conforme o tipo é que se aplica antes ou depois

uma dica que sempre uso e dá certo, ler atentamente a embalagem antes de aplicar ou ligar para o site de atendimento ou mesmo na página da fábrica na internet

o fabricante sempre tem interesse em assessorar bem para que a gente não saia dizendo que o produto deles é porcaria

Fonte(s): experiência própria em artesanato
  • Há 1 década

O verniz vai por cima da tinta. Aplica-se em camada bem grossa e espera secar. naturalmente ele vai craquelar.

• Anônimo
    Há 1 década

Existem dois métodos de obter um craquelê durável e bonito:

Misturar o verniz com a tinta (não há proporções fixas, depende da tinta e do verniz, o artesão precisa ter muita experiência para dar certo)

Passar o verniz após a tinta.

Tengel

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • paceyr
    Lv 7
    Há 1 década

deixa ver se recordo fazem anos que fiz art novouir e tantas coisas mais...

é sim a menina está correta o verniz craquele vai acima da tinta para ela ficar com aquele aspecto quebradiço

mas eu usava também uma quimica chamada asa de barata não sei o primeiro nome

além de dar o craquele combinado com o verniz fica tipo envelhecido

• Anônimo
    Há 1 década

Mas realmente o verniz eh por cima da tinta !!

Ele que vai dar o brilho e a proteção para sua obra !!

Bjusss

• Há 1 década

Lene,

eu gostaria muito de ajudar, mas, só entendo de pintura em tela a óleo.

Boa sorte !!!

abçssss

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.