Quais são os reinos africanos antes da colonização européia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Atualização : eu preciso de cinco reinos africanos de antes do seculo XV. Alguém pode ...mostrar mais
Melhor resposta
Olha antes da colonização européia houveram vários reinos africanos. Claro, não da pra entender reinos na africa pré-colonial como eram os reinos europeus, durante o feudalismo ou o absolutismo monárquico. Outra coisa. Creio que é preciso saber de que época fala, pois um pouco antes do dominio europeu os reinos eram diferentes em relação á épocas mais antigas.

Também é preciso fazer um distinção de qual áfrica fala. Pois a Africa Subsariana, ou a AFrica Negra, tem uma história distinta da Africa Branca, esta com uma história muito relacionada a Europa, ou pelo menos, a mais tempo relacionada.

Bom, essas considerações acima devem ser esclarecidas para que se possa se responder com mais precisão a vossa pergunta.

Em todo caso, como não posso responder quais foram todos os reinos africanos em todas ás épocas anteriores ao domíno europeu, ao menos posso destacar alguns exemplos de nações importantes. Tais como a NAção Zulu, na Africa Subsariana, que inclusive resistiu bravamente ao domíno britanico por um tempo considerável e na Africa Branca, o destaque acaba sendo o Egito mesmo.

É o que posso responder, abraço!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • respondido 7 anos atrás
    O povo Bérbere

    Os bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.
    Costumavam parar nos oásis para obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças a resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico.
    Durante as viagens, os bérberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.

    Os bantos

    Este povo habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos bérberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca.
    Conheciam a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino ( reino do Congo ) que dominava grande parte do noroeste do continente.
    Viviam em aldeias que era comandada por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo, cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino.
    O manicongo gastava parte do que arrecadava com os impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais. Os habitantes do reino acreditavam que o maniconco possuía poderes sagrados e que influenciava nas colheitas, guerras e saúde do povo.

    Os soninkés e o Império de Gana

    Os soninkés habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam um grande império. Este império era comandado por reis conhecidos como caia-maga.
    Viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes). A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.
    Os habitantes do império deviam pagar impostos para a nobreza, que era formada pelo caia-maga, seus parentes e amigos. Um exército poderoso fazia a proteção das terras e do comércio que era praticado na região. Além de pagar impostos, as aldeias deviam contribuir com soldados e lavradores, que trabalhavam nas terras da nobreza.

    http://www.suapesquisa.com/afric/



    ......

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear