Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaPolícia e Aplicação da Lei · Há 1 década

o que é voto facultativo?

alguem iria saber me explicar o que é voto facultativo?

12 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    No Brasil, há voto obrigatório e facultativo

    O voto é obrigatório aos maiores de 18 anos alfabetizados e portadores de títulos de eleitor, exceto os idosos.

    O voto é facultativo aos eleitores idosos e com idade entre 16 e 18 anos, anos, os quais têm a faculdade, o direito, mas não a obrigação, o dever, de votar, ou seja, votam se quiserem, não votam,se não quiserem

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Voto facultativo é você ir votar se quiser, sem nenhuma penalidade.

    No Brasil o voto é obrigatório. Se não comparecer e não apresentar a justificativa apropriada está sujeito a multa e outras sanções.

    Sou favorável a instituição do voto facultativo no Brasil.

    A pessoa não deveria ser obrigada, vota quem tiver consciência do que está fazendo.

    Um abraço!

    • Faça login para comentar as respostas
  • leal
    Lv 4
    Há 1 década

    é o voto que não é obrigatorio que é realizado pelo joven pela sua livre e epontenea vontade o voto facultativo e realizado por jovens de 16 e 17 anos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 anos

    voto facultativo e De acordo com a atual Contituição,o voto é obrigatório para todas as pessoas nascidas e naturalizadas no Brasil a partir dos 18 anos de idade . Essa obrigatoriedade permanece ate os 70 anos, quando o voto deixa de ser obrigatório e passa a ser facultativo . o voto também e facultativo para quem tem entre 16 a18 anos de idade e para os analfabetos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    o q não é obrigado é facultativo. tchau

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Facultativo é quando você está livre da responsabilidade, faz a diferença, mas não é obrigatório. como quando ha "ponto facultativo" vc só vai pra escola/trabalho se lhe convir.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    É um voto que não é obrigatório.

    Fonte(s): DICMAXI Michaelis Português - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (em CD-ROM)
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    É aquele voto que lhe dá livre arbítrio para faze-lo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    voto facultativo, ou qualquer coisa facultativa, é você ter a oportunidade de escolher entre fazer ou não fazer. No caso votar ou não sem ter que se responsabilizar por sua ausência.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    é aquele voto que não vale nada como a maioria deles que na real não valem nada

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.