Quais são as contribuições de Émile Durkheim para a sociologia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Durkheim deu grande contribuições para a sociologia, pois ele transformou a sociologia em Ciência, pois antes o sociologo não tinha um objeto de estudo, mas através da analise do objeto que é para ele o Fato Social, que se manifesta com três caracteristicas na sociedade, a primeira é que ela é Geral, algo que acontece em toda a sociedade, Coersivo, pois as pessoas para viverem em sociedade precisam de regras, e aquele que não cumprem vão ser punidos, e Externo, pois independente de eu viver ou não a sociedade vai continuar a existir, em seguida o seu sobrinho chamado Mauss, vai desenvolver o seu conceito do seu tio trabalhando como Fato Social Total, um fenomeno que movimenta toda a cidade um exemplo disso é Círio de Nossa Senhora de Nazaré que ocorrem em Belém que através da imagem da santa para toda a cidade que fica voltada somente para esse fenômeno, e através desse pesamento Durkhemiano, influenciou o pesamento estruturalista de Levi-Strauss.
Bem creio que essas são as contribuições que Durkheim deu para o desenvolvimento da sociologia.
bjs
  • 4
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • croata_sp respondido 7 anos atrás
    Olá, Marylia! Durkheim foi o primeiro teórico a estabelecer o objeto e o método especificamente sociológicos, já que antes dele Comte atribuía à Sociologia o estudo de toda a vida social, de forma indistinta, daquilo que ele chamava de Fisiologia Social.
    Com "As Regras do Método Sociológico", Durkheim delimitou pela 1ª vez, cientificamente, o objeto e o método a ser usado pela Sociologia. Que objeto é esse e qual o método?
    A Sociologia, segundo ele, tem por objeto o "fato social", que é exterior ao homem, tem poder de coerção e é generalizante, ou seja, se impõe ao todo social. O método estabelecido por Durkheim é comparativo, condizente ao objeto, que deve ser estudado exteriormente. O fenômeno social deve ser visto assim como "coisa", devendo ser analisadas as regularidades com que tais fenômenos se sucedem na vida social.
    Durkheim utiliza seu método em "O Suicídio", estudo exemplar, no qual determinou as causas sociais que levam os indivíduos a dar fim a própria vida. Esta é uma das principais obras deste autor, porque por meio dela demonstrou que um fato aparentemente individual (o suicídio), tem raízes sociais profundas, sendo determinado socialmente. Durkheim concluiu que o suicídio é um fato social .
    Há críticas aos desdobramentos teóricos de Durkheim, como por exemplo, por desconsiderar aspectos conflitivos da vida social, partindo de uma premissa que supõe a sociedade como um todo harmonioso. Contudo, não se deve esquecer que, até a época de Durkheim, a Sociologia não tinha objeto e método específicos, devendo a ele a definição de tais conceitos. É, pois, esta a sua maior contribuição, muitos sociológos considerando-o como o verdadeiro fundador da Sociologia, já que conseguiu demonstrar que se trata de uma ciência independente.

    Abraços!
    • 5
    • Comentário
  • angolese respondido 7 anos atrás
    Émile Durkheim, fundador da primeira escola de pensamento sociológico, destacou o valor inerente aos fatos sociais e tentava descobrir suas relações.
    O francês Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, utilizou métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais. Durkheim acreditava que os indivíduos são o produto de forças sociais complexas e não podem ser entendidos fora do contexto social em que vivem. Formulou o termo consciência coletiva para descrever o caráter de uma sociedade particular. De acordo com Durkheim, esta consciência coletiva difere totalmente das consciências individuais que a formam. Aplicando este conceito em sua obra O suicídio: um estudo sociológico (1897), Durkheim tentou demonstrar as razões pelas quais os indivíduos cometem suicídio. Analisando as taxas de suicídio, chegou à conclusão de que este ato é produto de um profundo conflito relacionado com o meio social exterior.
    • 2
    • Comentário
  • kanino kaninha respondido 7 anos atrás
    E eu sei la quem foi ou quem e esse cara.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear