Como eu faço plantar limão taiti e laranja baia que não tem sementes?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Como se faz com qualquer citros:
Através de enxertia:
Planta-se o porta-enxerto (normalmente limão cravo) e enxerta-se uma "borbulha" ou gema da variedade que se quer.
Quando o broto proveniente da borbulha, atingir um certo tamanho, poda-se a parte aérea do porta- enxerto (também chamado "cavalo") acima do broto .
Tendo atingido altura conveniente, planta-se a muda no local definitivo, mantendo-se espaçamento adequado entre os pés.
A mesma técnica se aplica a outras fruteiras ( abacate, manga , pessego , uva.....)
Desta forma consegue-se reproduzir fielmente as qualidades da planta doadora de gemas, precocidade de produção e uniformidade dos frutos.

Reserva-se o sistema reprodução por sementes, quando se quer "criar" novas variedades híbridas, através de tentativas, até se conseguir um especime com as qualidades desejadas.

.........................................
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • eu mesmo respondido 7 anos atrás
    é preciso fazer enxerto
    • Taxa
    • Comentário
  • Anna respondido 7 anos atrás
    www.cnpmf.embrapa.br

    esse é o site onde vc deve buscar as informações corretas.
    Esse site é do centro nacional de pesquisa em mandioca e fruticulturaa tropical, que fica em Cruz das Almas -Bahia.Entre em contato c/ os pesquisadores de lá , no site tem o email deles

    ♫♪♫
    • Taxa
    • Comentário
  • paula_gaucha_sp respondido 7 anos atrás
    Essas plantas ,as vezes produzem uma ou outra semente,mesmo assim, se vc as plantasse, certamente não conseguiria uma planta igual à matriz, pois são originárias de híbridos ou de plantas originadas da enxertia.´
    Para conseguir chegar a qq um deles,somente com muita experiência.Por isso eu recomendo que vc procure um viveiro de mudas onde vc pode conseguir sempre as últimas novidades sobre frutíferas e plantas ornamentais.
    • Taxa
    • Comentário
  • Michèlle respondido 7 anos atrás
    A resposta abaixo é para o limão tahiti mas acredito que vale também para a laranja. Veja o link abaixo (fonte) e mande a pergunta para eles.

    "Vários passos precisam ser realizados para iniciar um plantio de limão. Há literatura disponível sobre o assunto. A embrapa vende um livreto sobre A cultura do limão tahiti ( Coleção plantar, fone:61.4484236, vendas@sct. embrapa.br ).

    Um limoeiro inicia geralmente a produção com 3 anos de idade (enxertado). A derrubada da floração pode ser obtida por varias maneiras, mas, não se trata de uma prática de fácil execução- meio fisico, utilização de hormônio e manejo de irrigação)".

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Andre Brum respondido 7 anos atrás
    no caso vc teria que buscar por mudas da planta. vlw
    • Taxa
    • Comentário
  • chaotic_rave respondido 7 anos atrás
    Através de mudas obtidas com uma técnica chamada estaquia.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear