Como que faz um bom resumo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Como que começa o resumo?
O que deve ter no resumo?
E o resumo pode ter várias partes do texto original?
E como terminar o resumo?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários

Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto

Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.


O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Gostei da sua resposta.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Catarina Batista A Fera respondido 7 anos atrás
    Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às idéias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às idéias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).

    Uma seqüência de passos eficiente para fazer um bom resumo é a seguinte:


    ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as idéias que forem parecendo significativas à primeira leitura;


    identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.


    identificar a idéia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza...);


    identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as idéias secundárias se ligam logicamente à principal);


    identificar as idéias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas);


    identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário);


    esquematizar o resultado desse processamento;


    redigir o texto.

    Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. De todo modo, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.


    1. Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de idéias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.
    • 1
    • Comentário
  • Ava respondido 7 anos atrás
    Bem, o resumo é uma sintese do texto, com as ideias prinicipais. vc pode colocar segundo o texto, segundo o autor, o autor aborda que, fulano fala, etc.
    vc pode usar preposiçoes como mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto, desta maneira, desta forma, etc. para lhe ajudar a relacionar ideias no texto em paragrafos diferente que estejam neste.
    ao terminar voce usar: concluindo, por fim, Enfim o autor diz que...etc.
    Por isso deve ler o texto com atenção, varias vezes se for necessario e se for colocar algo da maneira que esta no texto sem tirar nenhuma palavra procure exemplificar coloque por autor "relaciona a materia a força de vida do homem" (pág. 10, 2004) até 3 linhas, pois isto é uma citaçao. passando de tres linhas tem que ser paragrofo deslocado, a letra tem que ser arial ou times news, espaço 1,5, fonte 12, etc normas da abnt.
    • Taxa
    • Comentário
  • Clara:) respondido 7 anos atrás
    Com palavras baseadas com que tem no livro, texto..
    Tudo que tem no livro, texto..so que - detalhoso e mais gostoso de ler e mais rápido
    Os que eu faço nunca tem partes originais! É pra você fazer o que vc achou do livro, texto..com partes diferentes so que baseadas no negocio que vc qr fazer o resumo!
    Ah, isso é so voce ir fazendo e vai soltando, qnd ver ja terminou!!!!!!!!

    resumo, veja o significado no dicionário!!! não tem muitos truques, leia o livro, texto..e vá resumindo!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear