noob perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 1 década

Porque alguns pais de classe média preferem acreditar nos filhos e não no professor?

Tinha um diretor linha dura que denunciava aos pais a faltas na escola, práticas de bagunça e quebra de carteiras. Os pais não acreditavam neste diretor. Então ele teve uma idéia. Comprou uma câmera e pois-se a gravar os alunos faltando aula e/ou bagunçando, quebrando carteiras. Logo após ele pedia a presença dos pais do aluno na escola. Os pais, sem acreditar na versão do diretor, passavam a assistir o vídeo e quando viam seu filho flagrado com a mão na massa, diziam irritados: "E estão filmando agora é? Isso não pode! Não quero que fique filmando meu filho não!"

Pode uma coisa dessa? O que que essa geração de pais querem do futuro dos seus filhos?

Porque alguns pais de classe média preferem acreditar nos filhos e não no professor, mesmo quando assistem o video que os incrimina?

12 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

É difícil acreditar que somos incompetentes, sem caráter e que não temos conhecimento de como educar nossos filhos, como sabemos que o nosso filho é um cocô por nossa culpa, é como se o professor estivesse nos agredindo e nos revoltamos, fazendo uma demonstração cabal de nossa incapacidade, não sabendo como tratar desta simples situação, onde a única intenção do professor é ajudar os pais a saber exatamente, com o que estão lidando.

• Há 1 década

Os pais que não educaram os filhos, ou deram maus exemplos, negam qdo as consequências aparecem. Na escola, qdo aparecem com drogas, qdo são presos..minimizam todos os atos errados dos filhos....já vi alunos na faculdade roubarem até bolsa dos professores, roubarem aparelhos na sala de projeção...e o diretor saber quem foi e não punir o aluno pq os pais não iriam acreditar...só daria confusão e colocaria o nome da faculdade em evidência...já vi alunos da faculdade formarem gangs e assaltarem no estacionamento da mesma....alguém tomou atitude???/não.....muitas vezes me pergunto onde estão os marginais se na classe média ou na favela...

• Há 1 década

Educar filhos

não é uma tarefa facil,

e ter que admitir que se está falhando

em algo q deveria ser

prioridade

não é pra qualquer um.

Admitir o erro do filho

pra alguns pais,

é admitir que ele (o pai) fracassou.

Mas a forma mais inteligente

de educar um filho é sempre

ouvir o que falam de ruim dele,

nem sempre os pais tem a percepção

correta pra avaliar.

• Anônimo
    Há 1 década

Porque são egoista, e se sentem melhores ( pura inguinorancia ).

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Não é so os de classe média! São todos! Hoje em dia os miudos são uma coisa em casa e na escola são outra! E Os pais pensam que são uns santinhos! Os próprios pais são uns ignorantes e nem respeito aos professores têm, que são os que aturam os filhos deles quando não estão. Há pais que deviam ter vergonha!

• Há 1 década

Faz parte da nossa cultura, herança histórica da colonização escravocrata. Essa é a cultura descrita por Gilberto Freire em Casa Grande e Senzala. Os pais admiravam os filhos que faziam perversidade com os escravos, aprontavam e depois colocavam a culpa no negrinho, que apanhava por ele. Esse modo de educar os filhos passou a ser imitado pelas classe média burguesa, pois sempre se emita a elite. Então, hoje, um magistrado acha normal o seu filho botar fogo em índio; um pequeno burguês qualquer acha a maior graça que o seu filho dirija bêbado, etc. Quebrar coisas na escola, colar, gazetar, brigar, infringir humilhação aos mais fracos, é só uma parte da pedagogia da boa e tradicional família católica brasileira para preparar o seu bebê para um futuro cheio de glórias: corrupção, chantagem, sonegação fiscal, tráfico de influência, tortura, quem sabe até a volta "gloriosa" da ditadura militar para acabar com esse negócio de bolsa familia, cota pra negro, essas coisas que desviam dinheiro do bolso do rico.

• Há 1 década

Dizem que educação vem de berço. O que eles poderão passar se não tiveram?

• Há 1 década

Estão fazendo treinamento para se tornarem os coitados no futuro.Sim porque no futuro vai ficar fácil ver um filho sendo derrotado pela vida e ai vem a famosa desculpa EU FIZ TUDO POR ELE NÃO SEI PORQUE ME IGNORA TANTO nunca se deu ao respeito e depois de velho vai cobrar ´´é ruim hein

• Há 1 década

Odeio essa gente. Se fosse eu o diretor expulsava o aluno maldito na hora.

• Anônimo
    Há 1 década

Em primeiro lugar não sou de classe média e nem tenho filhos, só que na história que vc contou, não falou a classe das crianças, e na sua pergunta vc frisou "classe média", não sei pq, crianças, adolescentes, são iguais em qualquer classe social, não sei pq seu preconceito quanto a classe média, em varios documentarios nota-se que familias de classe alta que dá tudo na mão dos filhos, eles tende a serem piores, e os de classe baixa que não ganham nada tbm são terriveis, a classe média"media" é que menos da trabalho. Faça uma pequena reflexão e ve se nota o seu preconceito, boa sorte.

• Há 1 década

Se o filho for do tipo BONZINHO (santinho) em casa, obediente e amoroso com a familia, fica dificil os pais acreditar. Nem mesmo filmando

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.