• Ciências e Matemática >
  • Biologia
  • Ciências e Matemática >
  • Biologia

Cite um exemplo de monossacarídeo, um de dissacarídeo e um polissacarídeo, comentando o papel biológico d cada

  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Monossacarídeo = glicose, que é uma das principais fontes de energia das células.
Dissacarídeo = trealose, que tem funções como proteção das membranas celulares contra a perda de água e das proteínas contra a desnaturação em leveduras.
Obs: os dissacarídeos mais comuns, como sacarose, maltose e lactose são mais relacionados à função energética que desempenham após sua quebra em monossacarideos.
Polissacarídeo = amido, que é um polímero de glicose e é a principal forma de armazenamento de energia dos vegetais (o polímero analógo nas células animais é o glicogênio, presente principalmente no fígado e nas células musculares).
  • 2
    0
  • Comentário

Outras respostas (1)

1

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear