Reformulando para nào fugirem do assunto:Se existe um ser criador, pq acreditar que ele é o deus da Biblia?

Engraçado; eu fiz a pergunta dizendo "deus hebraico"e ao invés de responderem o foco da pergunta ficaram divagando sobre o "hebraico" e não responderam o principal....

Se eu admitir que um ser criou o universo, pq eu tenho que acreditar que ele é o deus da biblia, e não podem me provar isso pela propria biblia, pq seria como eu escrever um livro sobre mim onde eu sou testemunha de mim mesma.

E não me venham com testemunho de curas, conversões, sensações, coisas que hj em dia sabemos o pq ocorrem, isso funcionava até um tempo atras , hj não mais...

No caso não é saber se deus existe ou não, mas como saber que ele é como a biblia diz.

Afinal vcs acreditam em deus pq ta na biblia, ou na biblia pq tem um deus nela? E nada prova nada.

20 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

NHANDERUVUÇU É DEUS

NHANDERUVUÇU é a energia que existe, sempre existiu e existirá para sempre, NHANDERUVUÇU existe mesmo antes de existir o Universo. A única realidade que sempre existiu, existe e existirá é a energia a qual identificamos como NHANDERUVUÇU.

A energia existia mesmo antes de existir a relatividade.

A energia existia no Caos sem tempo, sem espaço e sem nenhum tipo de velocidade, era o Caos mas a energia sempre existiu. Leis fundamentais da energia:

Energia não pode ser criada nem destruída.

Energia pode se transformar de uma forma de energia em outra.

Energia total do Universo não aumenta nem diminui apenas tudo fica em constante transformação.

Para os índios e para mim que sou brasileiro, o início do mundo é diferente.

Começando pelo nome do nosso Deus, que se chama NHANDERUVUÇU.

No princípio ele criou a alma, que para os índios se chama Anhang em tupi añã = alma; gwea = velho; portanto Anhangüera (em tupi añã'gwea) significa alma antiga.

"Coisa que foi equivocadamente interpretada como "diabo velho" pelos jesuítas; outro equívoco foi chamar Caaporã de curupira que é um demônio com forma de gente e com os pés ao contrário segundo a imaginação no folclore cristão europeu medieval trazido para o Brasil durante a catequese."

NHANDERUVUÇU criou as almas...

e das duas almas (+) e (-) surgiu NHANDECI a matéria.

Depois ele disse para haver lagos, neblina, cerração e rios.

Para proteger tudo isso, ele criou IARA.

Depois de IARA, criou o TUPÃ que é o dono do clima, do tempo e do vento "Senhor dos Raios" trovões e relâmpagos.

NHANDERUVUÇU criou também CAAPORÃ o defensor das matas por si só nascidas e dos animais que vivem nas matas, nos campos, nas águas, nos ares; e, CECI a mãe das plantas plantadas e protetora da casa que nasce junto aos roçados.

Caaporã em língua tupi significa "boca da mata"

(Caa = Boca e Porã = Mata)

No meio dos animais apareceu mais um casal de animais.

A primeira mulher, AMAÚ.

E o primeiro homem, PORONOMINARE.

Quem segue essa religião (Religião Primitiva do Brasil) adora as formas de manifestação da energia, adora o Sol, adora os raios, relâmpagos através da adoração de Tupã, adora as águas, a neblina, os rios, cachoeiras, lagos, lagoas, mares e oceanos através da adoração de Iara, adoramos as matas e toda a natureza adorando Caaporã, enfim adoramos o que existe de fato, adoramos somente o que é realmente real, os fenômenos naturais, o clima, a natureza, coisas reais.

primitiva

de primitivu

s. f., fam.,

primeiros tempos; princípio.

*A religião Primitiva do Brasil , não inclui nenhum personagem antropomórfico (forma humana) apenas Poronominare e Amaú possuem essa forma mas não são divinos, são animais também e, portanto pertencem à CAAPORÃ dono de toda a natureza viva e isso inclui todos os seres vivos.

Autor: Daterra

Fonte(s): Osvaldo Orico é da opinião de que os indígenas tinham noção da existência de uma Força, de um Deus superior a todos. Assim ele diz: TUPÃ-CINUNGA, ou "o trovão", cujo reflexo luminoso é TUPÃBERABA, ou relâmpago cuja voz se faz ouvir nas tempestades sua morada é o Sol. TUPÃ representa um ato divino, é o sopro da vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

1º - É de se esperar que um projetista inteligente forneça instruções sobre seu "produto".

2º - A linguagem mais confiável é a escrita, inclusive é a utilizada até hoje em documentos oficiais.

3º - O manual de instruções tem de vir junto com o "produto" (A bíblia é o livro mais antigo que alega explicar tais coisas - outros escritos que se propõe a fazer isso são mais recentes como os utilizados pelo Islamismo, Mórmons, Espiritismo).

4º - A bíblia tem profecias detalhadas sobre sequência de potências Militares históricas que foram escritas antes dos acontecimentos (algo impossível para o ser humano escrever com exatidão) Ex. Ascensão de Babilônia e sua queda, Estátua de Daniel, ascensão da grécia e substiuição de seu rei (alexandre) por quatro generais, detalhes do nascimento, vida e morte de Jesus.

5° - Harmonia interna: 66 livros escritos por homens de formação diferente, num período de 1600 anos, porém com hormonia interna como se fosse um livro único com um autor.

6º - Estilo de escrita com data, local, referência entre escritores e pessoas. Muitos comprovados por arqueologia.

7º - Quando fala de ciência é exata: leis de higiene e quarentena de israel. Planeta terra é uma esfera suspensa sobre o nada (diferente de crenças populares da época).

Se a humanidade se afastou dos escritos se envolvendo em guerras, desumanidade, como cristãos só de nome, com certeza a culpa não está nos escritos e sim nas pessoas. E se esses escritos estiverem corretos como acredito, haverá uma correção dessas distorções no futuro, conforme o pedido que fazemos: "Pai nosso que estais no céu, santificado seja seu nome... venha a nós o seu GOVERNO e realize-se a tua vontade na TERRA como no céu..."

• Há 1 década

Excelente pergunta.

Não ví aquela que provocou esta reformulação.

Espero que voce e outros com a mesma pergunta possam dar uma oportunidade para voces mesmos de aceitarem a vossa voz da consciência pois sem sinceridade voces não aprenderão dos tesouros divinos compartilhados com a humanidade.

Se voce aceita que o homem e a mulher, os céus, estrelas, etc, etc, etc, foram criados por Deus então por uma questão de lógica quererá, ansiará não saber apenas isso porém mais à respeito deste Deus que Se revela.

Se não aceita que isso que somos e que vemos é criação de Deus então páre de questionar os crentes. Aceite que somos uns bastardos pois bastardo não tem pai.

Entendemos pelo compartilhamento dos tesouros divinos incluindo aí a Sua revelação de Sí mesmo para Seus seres inteligentes e Seus planos para com esta família que é Criador.

Ele não engana nem nos trata como se ignorantes fôssemos procurando jeito de nos fazer aceitar como verdadeiro o que é questionável mas oferece justamente a memória, o raciocínio, o testemunho oral ou escrito de Seus servos, para ajudar-nos a crer em Sua pessoa, Seu cuidado, Seu poder.

Os livros que compõem a Bíblia foram escritos por diferentes pessoas em diferentes épocas havendo uma distância de mais de 1.000 anos entre o primeiro escritor (Moisés) e o último.

O homem à princípio possuia longevidade tal que seus netos, bisnetos, tataranetos, etc compartilhavam o mesmo tempo daí poder o tataravô transmitir oralmente o que recebeu. Isso tornava desnecessário a escrita em matéria de transmissão de conhecimento.

Adão quando residia com Eva no Éden, antes da expulsão, conhecia Deus pessoalmente pois era puro. Sem pecado.

A perda desta qualidade pura vai distanciando o homem de Deus e chega um dia que Deus deixa para nós um conjunto de escritos que vem a ser o que meus pais me disseram ser a Bíblia.

Cabe reparar aqui um engano seu: Deus não escreveu um livro revelando-Se e chama o Seu próprio testemunho para isso afirmar.

Não mesmo.

Ele inspira (inspirou) homens a escrever o que Ele quer que saibamos. Estes escritos embora cubram poesia, canto, salmos, cobrem também o Seu esquema de salvação de uma espécie decadente e anti-Deus.

Então aqueles homens que decidiram aliar-se a Deus para que pudessem ser salvos esperaram o desenlace de suas muitas etapas até que o prometido Salvador se fizesse homem e vive, ensina, cura, morre na cruz, ressuscita e ascende ao Céu de onde tinha vindo.

A Sua vinda tinha sido profetizada desde quando o homem foi expulso do Éden.

Deus ordenou e Adão e sua geração até Cristo obedecia esse estranho ritual: derramamento de sangue de um cordeiro inocente para expiação simbólica do pecado pessoal.

Assim, aqueles escritos que no conjunto vieram a ser conhecidos como Bíblia ensinam-nos que o homem pecou. Deus proveu um escape da morte para o homem. O homem espera que Deus realize a promessa.

Como a promessa de Deus vem sendo efetivamente cumprida em várias etapas ao longo de 6.000 anos de história da humanidade os crentes estão certos de que o Deus revelado pela Bíblia é Criador, mantenedor, restaurador da vida. Que o homem é pré-destinado a recuperar sua posição de ser filho de Deus, imortal, sem nenhuma mancha de caráter, incorruptível. Que a Bíblia é um conjunto de livros que transmitem ao homem Seu amoroso plano para redenção humana.

O homem foi quem vacilou no Seu concerto com Deus não Deus.

Então se reclamamos porque Deus não fala agora conosco pessoalmente admitamos que essa vontade em sí própria é um reflexo do nosso íntimo querer e necessidade de nosso Pai Celestial.

Ele não queria mesmo mandar escreverem livro ou livros nenhum para revelar-Se sim estar sempre conosco mas nossa rebeldia foi o que causou uma temporária separação.

Que Ele nos ajude.

• su
    Lv 5
    Há 1 década

SofiaM, para discernirmos um texto, temos que ter conhecimento de seu conteúdo, concorda? Pois bem, quando pedimos ao Espírito Santo para nos clarear sobre o que lemos na Bíblia, Ele faz de uma forma que não temos como duvidar, pois tudo é confirmado na Palavra. O Senhor disse:Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida...a Verdade é também a Bíblia, portanto só você lendo para confirmar, pois como pode contestar o que você não conhece?

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Porque não acreditar? essa é uma atitude muito pessoal, respeito toda e qualquer opinião, ou credo, somos livres p/ pensar, e escolher. Se vc não crê no mesmo q/ eu, vou te respeitar do mesmo jeito.

Infelizmente não posso te explicar da minha fé, e da bíblia, pois seria muito extensa a resposta. Mas resumindo: creio em Deus acima de tudo, e na bíblia pq narra a veracidade da passagem de Jesus na terra.

bjs...

• Anônimo
    Há 1 década

OLHE EU PASSEI TREZ DIAS VENDO A ESPRICAÇÃO DA CIENCIA,DE COMO NÓS TERIAMOS SURGIDO ; QUERO DIZER VIDA NA TERRA; E CONCLUI Q SERIA MAIS FACIL EU GANHAR TODOS CONCURSSO DE TODOS OS JOGOS, DO Q A CIENCIA SER LÓGICA; ENTÃO SEM SOMBRA DE DUVIDAS EXISTE UM UNICO SER SUPREMO E CRIADOR, E ELE É O DEUS DA BIBLIA,POIS A BIBLIA NOS DÁ REFERENCIA DESSE DEUS.(NÃO TERIA COMO SERE OUTRO)

• Há 1 década

Deus nunca fez questão de provar sua existência; nós acreditamos pela fé, porque sem fé impossível agradarmos a Deus, e nós vivemos pela fé e não por vista.

• Anônimo
    Há 1 década

Sofia, já respondi sua pergunta anterior:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aq...

Afinal, a Bíblia é a Palavra de Deus e é somente através dela, que Deus se revela. Não há outro Deus, senão o Deus que se revela na Bíblia.

Logo de início, você criou uma barreira ao não admitir a aplicação dos textos bíblicos nas respostas. Como, então entender sobre Deus se a única fonte verdadeira de informações sobre ele é a própria Bíblia!? Você disse bem, Se eu quero saber sobre os super-heróis, tenho que procurar nos gibís, mas, se eu quero saber sobre Deus, tenho que procurar na Bíblia e não há outro meio.

É somente através da Bíblia que você encontrará a resposta para todas as suas dúvidas sobre Deus.

Para isso é importante que você leia os textos bíblicos que falam sobre Deus, inserindo-os no contexto, por que a Bíblia, por si só se explica.

Na resposta anterior, falo sobre o que a Bíblia ensina sobre Deus, aqui posso indicar os textos pelos quais você pode formar um contexto e, percebendo a coerência, você verá que o Deus da Bíblia é o único Deus verdadeiro e não há outro. Ninguém tem maior autoridade para falar sobre Deus do que ele mesmo.

Se você escrever um livro sobre você mesma, com certeza seria o mais digno de crédito por que o testemunho pessoal não deixa dúvidas sobre a sua pessoa.

Da mesma forma fez Deus, ao dar testemunho de si mesmo na Bíblia. Lembrando, entretanto, que entre nós seres humanos e Deus, há uma grande diferença. Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa.

Além disso, há de entender alguns aspectos importantes, que vou tentar resumir aqui:

1- A Bíblia é a Palavra inspirada por Deus, o que equivale dizer que foi escrita por homens para ser lida e entendida por homens, contudo, preserva fiel e integralmente a mensagem divina.

2- A Bíblia é a revelação de Deus, que quer dizer que é através dela que Deus se revela, revela sua vontade, o que ele é o oue ele faz e o que ele quer.

3 - A Bíblia é iluminada por Deus, Deus está em nós na pessoa do Espírito Santo. Sómente através da iluminação do Espírito, é que podemos entender e aceitar a palavra de Deus conforme está escrita.

Por mais erudito que sejamos, jamais compeenderemos a Palavra de Deus pelas nossas próprias mentes sem a iluminação do Espírito Santo. Veja porque:

Os céus proclamam a glória de Deus, e as obras de Suas Mãos. Assim, Davi inicia o Salmo 19. Exulta a Deus em toda Sua sabedoria, através da Palavra e das obras das Mãos de Deus. Davi discursa, revela conhecimento da Palavra, que com muita sabedoria lhe foi conferida e transmitida ao povo por vontade do Altíssimo.

Os céus, ou seja, o universo físico e visível, são uma prova da sabedoria, do poder, da glória e das leis de Deus. Prova também, de que o único Deus verdadeiro é o Deus da Bíblia. Porém, não são suficientes para declarar a vontade de Deus, Seus planos, Sua graça, Seu amor, que são coisas espirituais. Por demais profundas para a natureza morta, transcendentes para a mente humana. Por isso, esta revelação precisa ser completada pelas Escrituras e, ainda, pela experiência que os seus recebem diariamente de Deus intervindo em suas vidas. Veja também esta resposta de Tita:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ao...

É necessário ter fé, experiência e conhecimento.

Por fim, acredito em Deus por que a Bíblia me revela Deus e a Bíblia é a palavra de Deus.

Caso você queira fazer a leitura dos textos para ver a coerência do contexto sobre Deus na Bíblia, como disse anteriormente, aí vai:

Dt. 6:4; I Co. 8:4, 6; I Ts. 1:9; Jr. 10:10; Jó 11:79; Jó 26:14; Jo. 6:24; I Tm. 1:17; Dt. 4:15-16; Lc. 24:39; At. 14:11, 15; Tg. 1:17; I Rs. 8:27; Sl. 92:2; Sl. 145:3; Gn. 17:1; Rm. 16:27; I Sm. 6:3; Sl. 115:3; Ex.3:14; Ef. 1:11; Pv. 16:4; Rm. 11:36; Ap. 4:11; I Jo 4:8; Ex. 36:6-7; Hb. 11:6; Ne. 9:32-33; Sl. 5:5-6; Na. 1:2-3.

Jo. 5:26; At. 7:2; Sl. 119:68; I Tm. 6: 15; At - . 17:24-25; Rm.

11:36; Ap. 4:11; Hb. 4:13; Rm. 11:33-34; At. 15:18; Pv. 15:3; Sl. 145-17; Ac. 5: 12-14.

Mt. 3:16-17; 28-19; II Co. 13:14; Jo. 1:14, 18 e 15:26; Gl. 4:6.

Sem estudar os textos dentro do seu contexto, jamais você encontrará sua resposta. Leia analisando o texto da resposta anterior.

Porque acreditar no Deus da Bíblia? Porque não há outro.

Tudo de bom pra você.

Tita

• Há 1 década

essa raciocinio é muito logico, realmente DEUS existe podemos associar ele a biblia,é so raciocina no que esta lendo sem o senso de critica e com vontade de aprender .por exemplo;quando foi que descubriram que a terra é redonda?provavelmente a uns 100 anos atraz, antes disso a tecnologia praticamente nao existia, um homen sem a tecnologia jamais saberia se o solo em que ele estar pisando era quadrado redondo ou triangulo, mas a biblia ja dizia a mais de mil anos, que aterra era um circulo, esse relato estar no livro de "isaias 40;22 leia e responda para voçe mesmo essas perguntas ; como isaias um homen simples que viveu em uma epoca em que nao havia tecnologia escreveu que a terra era um circulo ? como ele soube? sera que nesse tempo existia aviao. conclusao; assim como esse exemplo ,a biblia nos mostra varios outros que nos assegura que ela foi inspirada por DEUS e é verdadeira , espero que tenha tirado proveito dessa minha resposta ... salvador-ba

• Há 1 década

Olá, Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O que ele fazia a séculos, ele faz hoje tmb.

Com certeza ele é como a Bíblia diz, se ñ fosse vc ñ estaria aqui.

Pra vc ter certeza, FAÇA UMA PROVA COM ELE, MAS QUE SÓ VC E ELE SAIBA. Dentro do teu coração. Pq só ele conhece o profundo do teu ser. E assim vc terá sua resposta e tirar suas duvidas.

bjs.....

• Há 1 década

Ò VC MESMA DISSE QUE SE ELE ESCREVEU A BIBLIA E ELE É A TESTEMUNHA..

DEUS NÃO É A SUA PRÓPRIA TESTEMUNHA MAIS DE QUARENTA HOMENS FORAM INSPIRADOS POR DEUS PARA ESCREVEREM O QUE HOJE CHAMAMOS DE BILBIA...

E SOBRE AS CURA VC MESMA ACREDITA, NÃO HÁ NECESSIDADE DE FALAR PRA VC...

LEIA A BIBLIA VC MESMA E VC VAI CHEGAR A UMA CONCLUSÃO SE ESSE É O SEU PROBLEMA..

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.