Or
Lv 7

Você sabe o que realmente significa a palavra AMÊN?

Hoje é dia de receber e-mails carregados de agressões sem fundamento!!!!

Vou respeitar a privacidade de mais este, e esperar que se ele ler este com humildade venha a entender, mas aproveito para compartilhar com os demais participantes do YR, para assim, quem sabe, com conhecimento que é Luz, afastar o pré-conceito que é Trevas:

Vamos lá!

Uma das palavras, se não a palavra litúrgica mais famosa da Face da Terra, que geralmente quando as pessoas falam direcionam o seu consciente, para a idéia de dar consentimento, dar crédito, fé, etc.

Em Ishai (Isaias – 26:2) é dito “ Abra as portas para que entrem os Justos guardadores de verdades” – Mas o final desta passagem em hebraico esta escrito, Shomer Emunim, mas o arranjo e disposição das letras no texto sugerem, para os mais atentos lerem : Sheomer Amên.

Agora vem a pergunta, o que significa a palavra AMÊN afinal de contas?....

Atualizada:

Embora alguns “Teólogos de renome” tenham classificado o significado desta palavra para uma origem do Latim!!!!!! – (estranho, pois já era falada por povos mais antigos que os Romanos, e povos de língua aramaica) Sempre foi entendido nos meios Judaicos como um acróstico em hebraico: El (D´us) Melech (Rei) Neeman (Fiel).

Um conhecimento oculto no Judaísmo aponta que esta palavra com o valor numérico de:

Alef = 1 - Mem = 40 - Nun = 50 => 91

Mesmo valor numérico da soma de dois nomes de D´us sendo o Maior Nome e também o mais sagrado, o Tetragrama que equivale a 26, e o nome Ad-nai (que representa a manifestação do Criador na criação) com o valor numérico de 65.

Temos assim 26 + 65 = 91

Quando fores pronunciar Amén lembre-se que significa “Buscar o mais Alto em Santidade para Próximo da Criação”

Significa a Unidade de D´us com a Criação, Puro e Indivisível.

2 atualizadas:

Existem outros significados ocultos para esta palavra Sagrada e popular, que estão espalhados em toda a Tora Sagrada e, sabe D´us por quê permitiu, que fosse apagado das traduções bíblicas!

Mas seria muito para a compreensão comum.

Abraços a todos!

3 atualizadas:

Existem outros significados ocultos para esta palavra Sagrada e popular, que estão espalhados em toda a Tora Sagrada e, sabe D´us por quê permitiu, que fosse apagado das traduções bíblicas!

Mas seria muito para a compreensão comum.

Abraços a todos!

4 atualizadas:

Obs.: Este conhecimento OCULTO DO JUDAISMO que me referi é na verdade Kabalá!

E a pessoa em questão afirma que Kabalá é magia e coisa do demônio!!!!

Pode o demônio ensinar algo tão puro referente a D´us?

14 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Amém (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc.

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9m"

    Gostei da sua explicação. Muito interessante.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Ámen penso que quer dizer gloria,

    é forma de oração

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    Isabella, ecu sou feliz sim., porem nos seres humanos parece que nunca estamos satisfeitos com o que temos e sempre queremos mais e mais., não estou querendo dizer que isso seja errado, porem se olharmos para tráz e ver quantas pessoas ainda passam e morrem de fome no Brasil e no mundo., poderiamos nos contentar e ser feliz com o que temos já., agora em termos de amor ecu sou feliz, porem poderia ser mais., tá bom...felicidades.

    • Faça login para comentar as respostas
  • ?
    Lv 4
    Há 1 década

    Parabéns, muito boa explicação!

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Bem interessante, sua explicação!!

    Mas até onde eu sei, a palavra amém siginifica "Assim Seja".

    Abraços!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    O Significado da palavra “Amém”

    A palavra “amém” vem de uma raiz hebraica que, em suas diversas formas verbais, pode significar: apoiar, ser leal, estar seguro, e pôr fé em algo. A partícula cognata “amém” é comumente traduzida como “verdadeiramente”.

    É interessante observar que essa palavra geralmente não é traduzida no (grego) Novo Testamento. As igrejas de língua grega, no primeiro século após Cristo, parecem ter se confrontado com uma palavra hebraica que não podia ser facilmente traduzida. A palavra “amém” certamente não é a única palavra que as novas igrejas usaram em sua forma original. Considere-se somente a palavra “Aba” (=pai); embora o uso desta palavra seja sempre imediatamente seguido por uma tradução (Marcos 14:36; Romanos 8:15; Gálatas 4:6). Com a palavra “amém”, isto não foi considerado necessário.

    Todavia, Lucas algumas vezes traduz esta pequena palavra, quando ela é usada pelo Senhor de uma maneira muito especial, a saber, no início de uma sentença para enfatizar Suas palavras (veja nota). Lucas usa, então, algumas vezes a tradução, “em verdade” ou “verdadeiramente” (Lucas 4:25; 9:27; 12:44; 21:3). Mais adiante, em Apocalipse 1:7 e II Coríntios 1:20, e possivelmente Lucas 12:5, “amém” é traduzido como “sim” (=“certamente”). Na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento vigente no tempo do Senhor Jesus), fora os livros apócrifos, a palavra “amém” é deixada sem tradução somente três vezes (1 Crônicas 16:36; Neemias 5:13;8:6). Uma vez ela foi traduzida como “verdadeiramente” e as outras vezes como “assim seja”. A tradução grega muito literal de Aquila (2º século depois de Cristo) sempre traduz “amém” como “verdadeiramente”.

    A tradução “assim seja” é apoiada no próprio Antigo Testamento, onde a palavra “amém” é seguida pelas palavras “Assim faça o Senhor” (1 Reis 1:36; Jeremias 28:6).

    Paz

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Boa tarde, Or!

    Eu já tinha ouvido falar que em hebraico (ou aramaico, não sei) amém era uma expressão de louvor a Deus, e não "assim seja" que é a forma como estamos acostumados a usar. Vc pode colocar o significado mais literal da palavra, fora as interpretações cabalísticas?

    Apesar disso, é como o nome de Jesus. Nós cremos que esse nome tem poder, apesar disso ninguém diz "em nome de Yeshua", mas em nome de Jesus, em inglês se pronuncia "Djísas", em cada língua se fala um pouco diferente porque o poder está na fé, na intenção na hora de falar. Cheguei à conclusão de que é o mais importante, por isso eu continuo falando amém como sendo uma expressão de concordância, mas saber não ocupa espaço. Abraços!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    A palavra Amém significa "ASSIM SEJA", "ASSIM É", "ASSIM SE FAÇA", ou ainda "ESTÁ FEITO".

    Sempre entendi e aceitei assim.

    Um abraço.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    A tradução denotativa seria "verdade".

    Em geral o sentido dela, ao final de uma prece é "isso é verdade" ou "que isso seja a verdade" ou "que assim seja".

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Essa é sua opinião. o significado da palavra amém é de concordância, querendo dizer: "assim seja".

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.