Anônimo
Anônimo perguntou em Entretenimento e MúsicaCinema · Há 1 década

Expliquem em detalhes as diferenças entre argumento e roteiro. Sei que, o argumento serve de base pro roteiro.

Muitos roteiros de filmes são baseados em argumentos, o argumento é a base para construir a história do filme de forma sólida, mas o argumento também é cheio de detalhes.

Aguardo respostas!

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Não li as respostas acima, então desculpe se repetir algo...

Mas la vai: o argumento é o partido da história, é a ideia original sobre a qual se desenvolverá uma sequência de atos e acontecimentos, que constituirão o roteiro...

O roteiro é o texto do filme, que se originou no argumento, mas adaptado com falas e cenas, para ser filmado. Ele têm alguns detalhes como "com expressão triste", antes de uma fala, entre outras coisas. É basicamente a transcrição da história de uma forma que possa ser montada e encenada.

Então, a ordem segue:

Argumento > Texto do Filme > Roteiro

.

• Há 1 década

O argumento é uma espécie de enredo. Não é a história propriamente dita, mas os principais pontos que nortearão o roteiro que é o texto final. Eu enxergo o argumento como uma espécie de esqueleto da história, ao passo que o roteiro é o preenchimento desta estrutura.

[abraço]'s.®

• Anônimo
    Há 1 década

Eu acho que é como você diz: há um argumento - um tema a ser desenvolvido, que pode ter que abranger uma determinada situação.Exemplo: tema AIDS, quer se falar de uma história em que um filho pegou aids usando uma seringa que encontrou em casa.Mais tarde descobre-se que a seringa era utilizada pela mãe para os mesmos efeitos

( drogar-se). A mãe só revela a sua verdade quando o filho adoece. Agora há que se desenvolver uma história sobre isso : o roteiro (amigo, o exemplo pode ser fraquinho, mas de repente foi o que saiu)

• Há 1 década

O Argumento eh a ideia, uma linha de raciocínio, é o elemento básico para o desenvolvimento do roteiro.

O argumento exprime com frequência o conceito geral mas nada impede o autor de ser prolixo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.