promotion image of download ymail app
Promoted
Anônimo
Anônimo perguntou em Comidas e BebidasCerveja, Vinho e Bebidas · Há 1 década

é verdade que quem tem enxaqueca não pode beber vinho tinto?

7 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Ol@!! Uma taça de vinho, para quem tem enxaqueca, pode significar uma crise violenta de dor de cabeça e uma série de outros sintomas. Mas será mesmo culpa do vinho? A verdade é que grande parte das dores de cabeça atribuídas ao vinho tinto podem ser devidas à presença de conservantes denominados sulfitos. Os sulfitos são suspeitos de provocar muitas outras reações além da dor de cabeça, por exemplo, asma, pressão baixa, sensação de ondas de calor, distúrbios intestinais, taquicardia, fraqueza e ansiedade. Mas infelizmente, é sempre o vinho e nunca o conservante que recebe a culpa! Até hoje, os entendidos de vinho (e muitos médicos no Brasil) costumam minimizar os efeitos negativos dos sulfitos no vinho e nos alimentos. Com a descoberta, por cientistas, de um método de conservação à base de ozônio, divulgado pela BBC para todo o mundo e traduzido para o português, todos “descobrimos” que o culpado de grande parcela das terríveis dores de cabeça do vinho poderia ser os sulfitos. Por que se esperou tanto tempo para divulgar os malefícios deste conservante, se estes já eram conhecidos? Poderá a explicação ser apenas que os interesses comerciais da conservação com sulfitos foram substituídos pelos interesses comerciais da conservação por ozônio? Por que não há uma opção de vinhos sem conservantes Tudo bem, eles podem durar menos, estragar mais facilmente, etc. Mas não é (também) para isso que se experimenta um pouco do vinho, no momento em que se abre uma garrafa? Quanto vai se perder de dinheiro se o vinho (e outros alimentos que levam sulfitos) não tiver conservantes? O tempo de prateleira diminui muito e os métodos de armazenamento tornam-se bem mais rigorosos. E quanto se perde de saúde e produtividade por causa de tudo isso?

@braços!!

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Bom, na verdade qualquer bebida alcólica não são boas para quem tem enxaqueca, eu mesmo se sinto apenas o cheiro do álcool, no outro dia eu estou com aquela dor de ressaca...

• billi
    Lv 6
    Há 1 década

É claro que nenhuma bebida é recomendável para ninguém, não só para quem tem enxaqueca. Todas bebidas fermentadas, como o vinho tinto e a cerveja são terríveis e provocam enxaqueca mesmo.

Por exemplo, se eu tomar umas 2 doses de wisque ou campari, não sinto absolutamente nada, pq são bebidas destiladas.

• Há 1 década

A bebida alcoólica, quando ingerida em quantidades excessivas, produz, depois de algumas horas, síndrome muito conhecida pelos boêmios e festeiros: a RESSACA.

Nesses casos, além da dor de cabeça, a pobre vítima intoxicada pode acordar no dia seguinte com sede, enjôo, sensação de peso na cabeça, palidez, tremor nas mãos, irritabilidade e sensação de fadiga.

Na ressaca, a dor de cabeça normalmente é latejante e piora com movimentos rápidos da cabeça ou com a tosse.

Mas acontece que, para algumas pessoas, um inocente copo de vinho tinto pode ser suficiente para desencadear verdadeira crise de dor de cabeça.

Outras pessoas, por sua vez, podem beber à vontade determinado tipo de bebida, mas não podem beber sequer um copo de outro tipo.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

CLARO QUE NÃO!

SÓ SE BEBER EM EXESSO, MAS BEBIDA NÃO É BOA COISA PREFIRA VINHO SEM ÁLCOOL.....TENTE SABER QUAL É O MOTIVO DA SUA ENXAQUECA.....O MEU É SE EU SENTIR ALGUM CHEIRO FORTE DE TINTA OU PERFUME QUE ME DÁ ENJOO OU SE EU USAR BONÉ NO SOL OU FICAR MUITO TEMPO EM PISCINA.....UM MÉDICO PODE TRATAR SUA ENXAQUECA !

QUANDO ERA MAIS JOVEM SOFRIA COM ISSO ,ERA TUDO CONTADO!DEMÊS EM MÊS TINHA ENXAQUECA....DAVA VONTADE DE MORRER,MAS AGORA SÓ TENHO QUANDO ACONTECE ESSES FATORES QUE EU CITEI ACIMA ,QUASE NUNCA,ME PREVINO.

• Anônimo
    Há 1 década

nao e recomendado qualquer tipo de bebida alcoolica, mas pra nao estragar um pouco da graça da vida quando vc for beber coisas desse tipo, como o vinho tinto, antes de dormir vc toma algum comprimido contra dor de cabeça ja que no dia seguinte e bem provavel que ela apareça, assim de certo ela nao aparece

• Há 1 década

O problema não é o vinho mas, os conservantes que colocam no vinho que nos dá uma enorme dor de cabeça depois. Observe o rótulo dos vinhos baratos onde sempre se lê: Contém conservante PV ou PVI esse é o problema.

Vinhos caros não contém esse tipo de conservante e descem redondo sem causar enxaqueca no dia seguinte.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.