Oque são silabas?de exemplos?e quanto a classificação daspalavras quanto ao numero de silabas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Ariel respondido 7 anos atrás
Oi.
As normas para a separação de sílabas seguem as instruções da Academia Brasileira de Letras (ABL), datadas de 12 de agosto de 1943, e ainda vigentes.
Em síntese, são as seguintes:
 Constituem uma sílaba o fonema ou grupo de fonemas pronunciados de uma só vez.
 Separam-se as sílabas, na escrita, conforme se soletra a palavra.
Casos específicos:
1) Separam-se as letras dos dígrafos RR, SS, SC, SÇ, XC, XS e dos hiatos:
car-ro, pas-so, nas-cer, des-ço, ex-ce-der, ex-su-dar, sa-úde, o-ofagia, xi-ita, soci-ais, religi-ão.
2) Os outros dígrafos, os ditongos e tritongos não se separam, embora os ditongos crescentes finais possam ser soletrados separadamente:
ma-nha, se-quói-a, paraguai-o, ar-güiu, enxá-guam, sé-rie, jói-a, ci-ên-cia, má-goa, trí-duo, fér-rea, qua-tro, sa-güim, gratui-to.
3) Nenhuma sílaba começa com duas consoantes, a não ser a sílaba inicial e as sílabas formadas por CONSOANTE + R ou L:
ab-dicar, oc-cipital, pers-picaz, felds-pato, ist-mo, gno-mo, Pto-lomeu, fta-leína, fenolf-taleína, a-braçar, des-grudar, en-tregar, in-fluir, res-trin-gir, tran-sitar.
4) O B, o S e o X dos prefixos separam-se das consoantes, mas acompanham as vogais que os seguem:
sub-lunar, su-babdominal, bis-neto, bi-sa-vô, su-bitem, su-bumano, sub-nível, trans-brasiliana, tran-sacreano, e-xaurir, ex-comungar.
Sub-linhar e sub-levar (e cognatos) podem ser separados também assim: su-bli..., su-ble..., conforme o VOLP.
5) Nos encontros vocálicos em meio de sílaba, a tendência é separar, formando o hiato, menos nos grupos qu, gu + vogal:
a-ba-u-lar, pi-e-do-so, nup-ci-al, cons-ci-en-ci-o-so, re-li-gi-ão, di-an-te, he-li-o-cên-tri-co, a-de-quar, a-gua-dei-ro.

OBS. 1ª) Algumas palavras são separadas seguindo a soletração indevida:
gratui-to (não gratu-i-to), ad-vogado (não a-devogado), rit-mo (não ri-timo).
2ª) A separação de sílaba em final de linha deve ser evitada se sobrar apenas uma vogal, ou
formar termo chulo. Evite-se: senhori-o, titi-a, **-ritiba, dis-****, Chi-cago, etc.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • kellen cristina c respondido 7 anos atrás
    Olá.Bom dia.Sílaba é a divisão da palavra.Quanto ao numero de silabas pode ser:
    *monossilaba: (uma silaba) céu,sol,lua
    *dissilaba: (duas silabas) você,até
    *trissilaba(tres silabas): lâmpada,varejão
    *polissilaba(quatro silabas ou mais) relampago,paralelepípedo,otorrinoloringo...
    • Taxa
    • Comentário
  • Maria respondido 7 anos atrás
    As sílabas são a reunião de fonemas em uma só emissão de voz. Quanto à classificação das palavras quanto ao número de sílabas: monossílaba: 1 sílaba, dissílaba: 2 sílabas, trissílaba: 3 sílabas, polissílaba: 4 ou mais sílabas.
    • Taxa
    • Comentário
  • Hello_Mimi respondido 7 anos atrás
    Sílaba é o conjunto de um ou mais fonemas pronunciados numa única emissão de voz. Na língua portuguesa, o núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma única vogal em cada sílaba. Atenção com as letras i e u (mais raramente com as letras e e o), pois elas podem representar também semivogais, que não são nunca núcleos de sílaba em português. Uma sílaba pode ser átona, postônica, pretônica ou tônica.

    As sílabas, agrupadas, formam vocábulos. De acordo com o número de sílabas que os formam, os vocábulos podem ser:

    monossílabos - formados por uma única sílaba: é, há, ás, cá, mar, flor, quem, quão.
    dissílabos - apresentam duas sílabas: a-í, a-li, de-ver, cle-ro, i-ra, sol-da, trans-por.
    trissílabos - apresentam três sílabas: ca-ma-da, O-da-ir, pers-pi-caz, tungs-tê-nio, felds-pa-to.
    polissílabos - apresentam mais do que três sílabas: bra-si-lei-ro, psi-co-lo-gia, a-ris-to-cra-cia, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta.
    Divisão silábica
    A divisão silábica gramatical obedece a algumas regras básicas. O conhecimento das regras de divisão silábica é útil para a translineação das palavras, ou seja, para separá-las no final das linhas. Quando houver necessidade da divisão, ela deve ser feita de acordo com as regras abaixo. Por motivos estéticos e de clareza, devem-se evitar vogais isoladas no final ou no início de linhas, como a-sa ou Urugua-i.

    ditongos e tritongos pertencem a uma única sílaba: au-tô-no-mo, ou-to-no, di-nhei-ro, U-ru-guai, i-guais.
    os hiatos são separados em duas sílabas: du-e-to, a-mên-do-a, ca-a-tin-ga.
    os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu pertencem a uma única sílaba: chu-va, mo-lha, es-ta-nho, guel-ra, a-que-la.
    as letras que formam os dígrafos rr, ss, sc, sç, xs, e xc devem ser separadas: bar-ro, as-sun-to, des-cer, nas-ço, es-xu-dar, ex-ce-to.
    os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas devem ser separados, excetuando-se aquelas em que a segunda consoante é l ou r: con-vic-ção, a-pli-ca-ção, as-tu-to, a-pre-sen-tar, ap-to, a-brir, cír-**-lo, re-tra-to, ad-mi-tir, de-ca-tlo, ob-tu-rar. Os grupos consonantais que iniciam palavras não são separáveis: gnós-ti-co, pneu-má-ti-co, mne-mô-ni-co.
    Sílaba tônica
    Na gramática, as palavras podem ser classificadas segundo a posição da sílaba tônica. Assim, elas são agudas, graves ou esdrúxulas. Em alternativa, podem ser chamadas oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, respectivamente. No Brasil os segundos termos são os mais usados, em Portugal depende do contexto.
    Na poesia, as sílabas são utilizadas para classificar a métrica dos versos.
    Quanto à decomposição silábica das palavras, a sílaba é, na maioria dos casos, iniciada por uma consoante (se existir), terminando numa vogal. Na língua portuguesa existem, contudo, casos excepcionais:
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear