O que e Hermeneutica?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Hermeneutica Juridica.
Melhor resposta
Oi Maria tdo bem miga?

Olha a hermenêutica jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito. É a teoria científica da arte de interpretar.

bejin no coração e fica com Deus
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Criativo.com respondido 7 anos atrás
    Do Grego "hermeneutiké téchné", arte de interpretar. "Hermenéuó: interpreto. O vocábulo hermêneutica designava principalmente a arte de interpretar a Bíblia.
    Conjunto de princípios gerais que o exegeta deve seguir para interpretar a Lei no caso concreto.
    A Hermenêutica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito. É a teoria científica da arte de interpretar. Assim, a ciência da interpretação do Direito chama-se Hermenêutica .A interpretação jurídica nada mais é , portanto, do que a aplicação dos princípios da hermenêutica jurídica no caso concreto. O verdadeiro objetivo da hermenêutica jurídica é fixar os princípios que regem a interpretação das leis em geral, ao passo que a interpretação propriamente dita consiste em determinar o sentido e o alcance de uma lei determinada.

    Fonte(s):

    Dicionário Jurídico Brasileiro Aquaviva.páginas 637 e seguintes.
    • 1
    • Comentário
  • Aderson C respondido 7 anos atrás
    Hermenêutica é a ciencia filosófica voltada para o meio de interpretação de um objeto. No caso do Direito, trata-se de técnica específica que visa compreender a aplicabilidade de um texto legal.

    Em palavras mais simples: quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, requer uma compreensão de seu conteúdo. Se não houvessem regras específicas para tal interpretação (e é disso que trata a hermenêutica jurídica), cada qual poderia (quer juízes, quer advogados) entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenêutica traz para o mundo jurídico uma maior segurança no que diz respeito à aplicação da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma antevisão de como será aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor.

    Fonte(s):

    wikipedia
    • Taxa
    • Comentário
  • Johnny Rock respondido 7 anos atrás
    Hermenêutica é a ciencia filosófica voltada para o meio de interpretação de um objeto. No caso do Direito, trata-se de técnica específica que visa compreender a aplicabilidade de um texto legal.

    Em palavras mais simples: quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, requer uma compreensão de seu conteúdo. Se não houvessem regras específicas para tal interpretação (e é disso que trata a hermenêutica jurídica), cada qual poderia (quer juízes, quer advogados) entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenêutica traz para o mundo jurídico uma maior segurança no que diz respeito à aplicação da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma antevisão de como será aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor.


    Métodos de interpretação

    Autêntica, é aquela que provém do legislador, que demonstra no texto legal a mens legis.
    Doutrinatária, é dada pela doutrina.
    Jurisprudencial, é dada pela jurisprudência
    Literal, busca o sentido do texto normativo, com base nas regras comuns da língua.
    Histórico-sistemático, busca o contexto fático da norma.
    Teleológico, busca o objetivo do legislador.
    Tratando-se de hermenêutica jurídica, o termo significa a interpretação do Direito (seu objeto), que pode - e deve - passar por uma leitura constitucional e política.

    Vale ressaltar a interpretação sociológica - Que é a interpretação na visão do homem moderno.
    E ainda, a Holística, que abarcaria o texto a luz de um mundo transdiciplinar (filosofia, história, sociologia...) interligado e abrangente. Inclusive, dando margem a desconsiderar certo texto em detrimento de uma justiça maior no caso concreto e não representada na norma.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lu Vicent respondido 7 anos atrás
    Hermenêutica é a ciencia filosófica voltada para o meio de interpretação de um objeto. No caso do Direito, trata-se de técnica específica que visa compreender a aplicabilidade de um texto legal.

    Em palavras mais simples: quando uma lei entra em vigor, assim como toda e qualquer literatura, requer uma compreensão de seu conteúdo. Se não houvessem regras específicas para tal interpretação (e é disso que trata a hermenêutica jurídica), cada qual poderia (quer juízes, quer advogados) entender a lei da maneira que melhor lhe conviesse. Logo, a Hermenêutica traz para o mundo jurídico uma maior segurança no que diz respeito à aplicação da lei, e, ao mesmo tempo, assegura ao legislador uma antevisão de como será aplicado o texto legal, antes mesmo que entre em vigor. Ok! Espero que tenha ajudado!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear