Qual a temperatura ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Meus faisões estão em época de postura, tenho uma chocadeira mas não sei a qual temperatura os ovos devem ser chocados . Se souberem me ajudem .
Melhor resposta
Incubação em chocadeiras, alternativa para pequenos produtores rurais

Não é difícil a chocagem dos ovos, mas alguns detalhes devem ser rigorosamente seguidos para um alto índice de eclosão dos ovos, divididos nos tópicos a seguir:

OVOS

Os ovos devem ser conservados em locais frescos, sem sol, e não devem ser guardados em geladeira. Devem ser armazenados com o bico para baixo, em cartelas apropriadas, levemente inclinados (inverter a inclinação de 12 em 12 horas). Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem ter contato com o chão). Em temperaturas elevadas não devem ser armazenados por mais que uma semana (ideal quatro dias). Nunca colocar ovos trincados na chocadeira.
Nunca usar produtos químicos para limpar os ovos, pois os mesmos são porosos, reduzindo o índice de eclosão.
Os ovos devem ser “galados”, em codornas é de um macho para cinco fêmeas (1»5), em galinhas de raça aproximadamente 1» 6, em gansos é de aproximadamente 1»3.
O tamanho dos ovos devem ser médios (nem grandes e nem muito pequenos ). Nunca use tintas para marcar ovos. Lápis podem ser usados.

TEMPERATURA

A temperatura dentro da chocadeira deve ser rigorosamente regulada, pelo menos três horas antes de colocar os ovos. Lembrar que a bandeja de água deve ser abastecida antes para aquecimento. Depois de estabilizada em 37,5º C, os ovos devem ser colocados deitados na grelha giratória. O termômetro deve ficar na altura dos ovos.

CUIDADOS NA
CHOCAGEM

Depois na introdução dos ovos, não mexer mais na temperatura, e é válido lembrar que logo após a colocação dos ovos, a temperatura dentro da chocadeira abaixa.
A bandeja de água deve ser abastecida a cada dois a três dias, e esta bandeja nunca deve secar, para permanecer índice de umidade ideal.
Nos três primeiros dias os ovos não devem ser mexidos. Após 72 horas os ovos devem ser virados no mínimo três vezes (em chocadeiras semi-automáticas) pela manhã, tarde e a noite. No caso de chocadeira automática, o motor de viragem de ovos deve ser desligado nos três primeiros dias, e a partir daí, ele faz a viragem cada 10 minutos.
A chocadeira não deve ser aberta, exceto para abastecimento da bandeja. Na véspera do dia da eclosão evite mexer os ovos, pois os pintos já buscam a posição adequada para eles nascerem. Após o nascimento, apesar dos pintos terem reservas nutritivas por 48 horas, deixe-os no mínimo duas horas dentro da chocadeira e no máximo seis horas (eles podem atrapalhar o nascimento dos demais pintos e sujar a chocadeira com fezes).

LIMPEZA DA
CHOCADEIRA

Após a retirada dos ovos, deve ser realizada a limpeza anti-séptica com produtos não corrosíveis.
A chocadeira deve permanecer pelo menos 12 horas desligada e aberta com a gaveta e bandeja para fora. Após esta etapa, obedecer todos os critérios vistos anteriormente (regulagem da temperatura), e então colocar os ovos.

RECÉM-NASCIDOS

Se você não tem o pinteiro (ou criadeira), poderá improvisar um, utilizando uma caixa de papelão ou madeira com piso abrasivo (para evitar o aleijamento das aves). Uma fonte de calor (lâmpada de 40W) e um ou mais bebedouros são essenciais para evitar altos índices de mortalidade, bem como ração de crescimento de boa qualidade (com proteína de qualidade). A água do bebedouro tem que ser trocada diariamente, pois a higiene nos primeiros dias é muito importante.

DICAS DIVERSAS

Evite consangüinidade, pois o fracasso prevalecerá nos descendentes. Vacine as aves pelo menos contra Newcastle, bouba, cólera e tifo.
Faça o uso trimestral de vermífugo para todas as aves.
Mantenha alimentação de alta qualidade para as matrizes.
Elimine aves doentes, e em casos de surtos de doenças, consulte seu médico veterinário.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Galinha: 21 dias; perus: 28 dias; faisão: 24 a 29 dias, variando de acordo com a espécie; marreca: 28 a 30 dias; pata: 30 dias; gansa: 28 a 31 dias; cisne: 28 a 30 dias; e codorna: 16/17 dias.
======================


beijinhos, Leyloca
  • 3
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • PRESIDENTE respondido 7 anos atrás
    Não choque, deixe os proprios bichos chocarem, é melhor....
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear