Qual o prato tipico do nordeste???

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
eu precisso dessa resposta p/ 16/09/07
Melhor resposta
Como você não destacou o estado resolvi mandar todos.

Alagoas – O prato mais típico é o sururu de capote, além desse, você encontra peixadas com pirão regadas ao molho de pimenta e muito leite de côco, cuscuz de milho, batata doce, inhame, macaxeira com carne de sol, canjica, arroz doce, pamonha.

Bahia – Pratos típicos deste estado, entre eles podemos citar o bobó de camarão, moquecas, acarajé, vatapá, buchada de bode, sarapatel, mocotó. Podemos destacar os seguintes doces: ambrosia, doce de carambola, pitomba, cocada, doces com ovos e suco de umbu.

Ceará – A cozinha cearense é conhecida pelos frutos do mar, como o camarão, caranguejo e a lagosta, além de outras preparações regionais.

Maranhão – Os pratos típicos são os seguintes: galinha ao molho pardo, carne de sol, mocotó, todos acompanhados com farinha, também o arroz de cuxá e a casquinha de caranguejo.

Paraíba – Assim como nos demais estados dessa região, os pratos são feitos com frutos do mar, além de carne de sol, feita depois que descansa no leite, tornando a carne mais macia e saborosa. Outros alimentos muito consumidos neste local: queijo de coalho, feijão verde, macaxeira e outros.

Pernambuco – Melado com queijo coalho, rabada, sarapatel e galinha à gabidela, buchada de bode, carne de sol com purê de macaxeira são pratos típicos desta região.

Piauí – Na culinária piauiense utiliza-se muito no preparo dos pratos: coentro, cebolinha e corante natural extraído do urucum, a farinha de mandioca também é muito consumida para complementação dos pratos.

Rio Grande do Norte – Derivadas da atividade pecuária, podemos destacar as seguintes preparações típicas desta região: carne de sol, coalhada, manteiga de garrafa, etc. O leite de côco também é muito utilizado nas preparações. A paçoca, o bolo de rolo, pudim de macaxeira e o doce de caju em calda são alguns doces típicos.

Sergipe – Os principais ingredientes da cozinha sergipana são os frutos do mar e o milho. Moquecas, caranguejadas, carne seca com jerimum, arroz de leite, sequilho de milho, canjica, pamonhas, cuscuz.

... beijão.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (13)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • fogagnoliha1 respondido 7 anos atrás
    buchada, baião de dois,caruru, vatapá, queijo de coalho assado, tem muitas.
    • Taxa
    • Comentário
  • Miguelito da mamãe respondido 7 anos atrás
    A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do Pais. Marcada, no entanto, por singulares diferenças. São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da Africa. Comece pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Não é só no mar que nascem as delicias. Oferece a cozinha nordestina pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina.

    No Nordeste, é fundamental também provar a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame, criações capazes de acalentar os mais exigentes paladares. À sobremesa, delicie-se com cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba. Há mais, porém. No Maranhão, estado que faz parte também da Região Norte, entregue-se, de corpo e alma, aos camarões, servidos como melhor lhe convier. Mas não se esqueça de degustá-los fritos, ao alho e óleo. E uma pedida fundamental. Que prepara o espírito para incursões pelo pudim de peixe maranhense, acompanhado de arroz de cuxá.
    • Taxa
    • Comentário
  • evandrelias respondido 7 anos atrás
    Carne de sol grelhada com manteiga de garrafa e coentro, acompanhada de queijo de coalho assado e amolecido junto com um prato generoso de baião de dois bem apimentado!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • bia a respondido 7 anos atrás
    olha... depende de qual estado do nordeste tá..se for da bahia os pratos típicos são diversos tais como: acarajé, vatapá, caruru, casquinha de siri, bobó de camarão,moquecas diversas... se vc quiser a receita de alguma coisa me escreva tá
    moro na bahia
    bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • Ana Maria T respondido 7 anos atrás
    Olha amiga o Nordeste é composto de 9 estados e cada um
    deles é rico em comidas típicas, dificilmente só existe uma
    até porque comida faz parte da cultura e os costumes mudam até de cidade para cidade no mesmo estado, o que
    acaba se tornando um prato típico. Difícil enumerar porque
    necessita de pesquisa.Mas lhe garanto que farinha com rapadura, ou só buchada não são pratos típicos do nordeste,
    a culinária nordestina é versátil e muito apreciada pelos turistas que visitam nossos estados.
    • Taxa
    • Comentário
  • S S respondido 7 anos atrás
    eita amigo sao tantos em cada cidade uma diferente, tem pirao de bode, arroz carreteiro, cuscuz, macaxeira com carne de sol, nao da pra defini um sozinho.
    • Taxa
    • Comentário
  • paulim respondido 7 anos atrás
    Depende do estado do nordeste. Por exemplo, na Paraíba tem o arrumadinho, na Bahia tem a muqueca de peixe, feijoada; no Piauí tem a galinha d'Angola , o xinxim de galinha; em Sergipe tem os pratos à base de caranguejo, guaiamum e siri; no Rio Grande do Norte também se come muita carne de sol, caranguejada e feijão verde; na própria WEB você acha muita coisa. Mas já tem algumas aqui pra começar. O que decididamente no nordeste não desce goela abaixo é o preconceito com seus costumes por parte de quem nunca sequer passou por lá. Nem sabem o que é uma buchada e não sabem diferenciar um bode de uma tartaruga. Cuidado com esse pessoal que só quer ganhar ponto e não tem nenhum compromisso com interesses dos outros, muito menos com a cultura do país. Abraços

    Fonte(s):

    Alguns pratos conheci " in loco" e outros de pessoas que são desses lugares
    • Taxa
    • Comentário
  • envos respondido 7 anos atrás
    Eles comem muito lá Farinha, buxada de bode, tapioca, quentão, entre outros.
    • Taxa
    • Comentário
  • JOSÉ DOS SANTOS F respondido 7 anos atrás
    O prato típico do nordestino e feijão com coco e rapadura.

    Fonte(s):

    comida típica
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Iindi@ respondido 7 anos atrás
    posso lhe garantir que em salvador é; acarajé, vatapá carurú, muqueca de frutos do mar, abará, cuscus e mingaus de milho, tapioca; munguzá, pamonha, lêlê etc.

    Fonte(s):

    própria
    • Taxa
    • Comentário
  • TRANSFORMER respondido 7 anos atrás
    Buchada de bode
    • Taxa
    • Comentário
  • Ike_as respondido 7 anos atrás
    Buxãdã di bódi.
    • Taxa
    • Comentário
  • candise respondido 7 anos atrás
    Tita,filhinha ,
    o nordeste é imenso, formado p/ vários estados, e cada qual c/ sua cultura, culinária e tradições,ok
    Bjus
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear