nayara perguntou em Família e RelacionamentosAmigos · Há 1 década

para vc qual a diferença entre desculpa e perdao?

10 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Nayara,

Pedir perdão é pedir desculpa. “Desculpa” é uma solicitação da revogação da “culpa”: “des” + “culpa”. E o que é “culpa”? Culpa é a consciência de um ato doloso. Eu sou culpado quando sei que cometi uma ação consciente e voluntária que causou dano a outro, ainda que a intenção não fosse causá-lo. Mas, se o dano não é algo desejado ou se há arrependimento por tê-lo causado, então há culpa. Se o dano é desejado, aí trata-se de guerra mesmo e qualquer menção a perdão é tática de batalha.

Existe um diferença substancial entre pedir desculpa, ou perdão, e dizer que se “sente muito”. “Sentir muito” é simpatizar com a dor do outro, mas não implica em admissão de dolo. Digamos que estou no ônibus, este freia, eu perco o equilíbrio e esbarro numa pessoa que acaba caindo. Nesse caso, eu “sinto muito”: obviamente, não tenho culpa nenhuma. Se puder ajudar, farei. Mas não se trata de reparar um dolo.

Assim, pedir desculpa implica em admitir dolo. Conseqüentemente, trata-se de, simultaneamente, tomar medidas para reparar o dano. Se foi uma agressão, devo me retratar e fazer alguma contribuição para restituir conforto à vítima; se foi um ato de negligência, devo me dedicar a quitar a inadimplência; se foi um comportamento contínuo que causou dano prolongado, devo, além de me retratar, cessar o comportamento e também tomar medidas de restituição do bem-estar da vítima. Sem isso, pedir desculpa ou perdão é só mais um ato manipulativo (de natureza retórica), mas que, na essência, implica a renovação da própria culpa.

Assim, pedir desculpa ou perdão requer muita responsabilidade e coragem. Se não for para reparar o dano, não faça: é pior. Fique quieto, admita que você é uma canalha e durma com seu próprio mal.

Boa Sorte!

• Há 1 década

não sei a diferença mais acho que as duas palavras deixam as pessoas sem vergonha

tipo assim se não existisse desculpar e perdoar não existiria o erro, as pessoas erram pedem desculpas e acha que esta tudo bem, ai erra de novo e vão pedindo desculpas sempre

e esquecem que a ferida do erro anterior ainda não foi cicatrizada

• Øh .
    Lv 4
    Há 1 década

Desculpar é deixar de se importar com determinado assunto. Perdoar é deixar de sofrer por ele.

• Há 1 década

Desculpar é perdoar parcialmente

Perdoar é indultar definitivamente

(abraços

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Desculpar é usar à razão sem emoção

Perdoar é usar emoção e razão em um ato que vem do coração,sem rancor,sem mágoas .

• Há 1 década

não sei pra mim não tem diferencia nenhuma.bjao

• Anônimo
    Há 1 década

O pedido de desculpas, ele é menor que o perdão.

O perdão já demonstra a grandeza das pessoas, a humildade, ele é sublime.

• Anônimo
    Há 1 década

A desculpa, é da boca para fora e o perdão, é da boca para dentro.

• Gosto de pensar que pedi desculpa é um sinal de quem cometeu um erro (crime) sem intenção, ou seja um crime "culposo". Enquanto pedi perdão é um sinal de quem tem a consciência de que cometeu um (crime), com intenção, doloso! Partindo dessa idéia perdoar é mais sentimento enquanto desculpar é mais razão!

• Anônimo
    Há 6 anos

Desculpa é pedir a alguém que me tire a culpa. Perdão é pedir que me aceitem com as minhas culpas.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.