Quais as comidas tipicas do mato grosso??

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
2 receitas pra vc:

Curimba a moda matogrossense

INGREDIENTES:
1 curimba de aproximadamente 1,5 kg
1 copo de suco de limão
1 copo de cerveja
1 colher de sopa rasa de noz - moscada
1 colher de sopa rasa de gengibre ralado
Cebola a gosto
Alho a gosto
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Assar o peixe sem tirar as escamas e sem tempero nenhum.

Colocar em uma jarra ou canecão a cerveja, o suco de limão e os demais temperos.

Após assado, colocar o peixe numa forma, abrir o peixe e tirar a espinha do meio e as costelas. Fazer furos na carne do peixe.

Despejar o tempero sobre o peixe.

*Guisado do Mato-Grosso

INGREDIENTES:
1 quilo de costela bovina
1 quilo de mandioca
1 tablete de caldo de carne
1 tomate pequeno
1 cebola pequena
1 alhos
sal a gosto
cheiro verde a gosto
MODO DE PREPARO:

Tempere a carne com o alho e sal e frite na panela de pressão.

Quando sentir que a carne está grudando, pingue água aos poucos, fazendo com que ela frite, mas ao mesmo tempo cozinhe.

Faça isso até dourar a carne.

Acrescente a cebola e o tomate picados e refogue.

Coloque a mandioca e o caldo de carne e em seguida a água até cobrir o guisado.

Tampe a panela e assim que pegar pressão deixe cozinhar por 15 minutos.

Por último acrescente o cheiro verde.

Obs: É importante retirar o excesso de gordura da panela antes de colocar o tomate e a cebola, pois o guisado fica mais leve e saboroso.

Se preferir, substitua a costela por outra carne de panela de sua preferência, tais como músculo, osso-buco, ponta de peito, etc.

SORTE!!!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Bruxa do 71 respondido 7 anos atrás
    Peixe ! A peixada em Mato Grosso é uma delícia ! Tem Peixe feito de todo tipo : Frito , Assado , Ensopado com Pirão , HUMMMMMMMMM ! Uma Loucura ! Além de outros tipos de comida ; Carne com Banana da Terra , Passoca (carne sêca socada no pilão com farinha) , Ensopadão , Arroz com Pequi (fruta do cerrado) entre Outras !@
    • 1
    • Comentário
  • juju respondido 7 anos atrás
    Macacheira.
    Arroz tropeiro
    Arroz de carreteiro
    Churrasco no buraco.
    • Taxa
    • Comentário
  • Gi respondido 7 anos atrás
    Nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul localizados na Região Centro-Oeste, que se desdobra por 1.612.077,2 km e geograficamente integrada também pelo Estado de Goiás e Brasilia, o Distrito Federal, onde as cores, a fauna e a flora do Pantanal mato-grossense deslumbram por sua infinidade de aves, peixes e répteis, a mesa é farta em pesca. Especialmente o tucunaré, o pintado, o jaú, o dourado e outros peixes de grande porte, que em Cuiabá, capital do Mato Grosso, são transformados no peixe cuiabano.



    Apesar de a região ser protegida por leis ambientais, estando regulamentado o período permitido à prática da pesca e proibida a caça durante todo o ano, o viajante tem a oportunidade de conhecer alguns pratos à base de caça, elaborados com carne de caitítu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara. Há, ainda, especialidades extremamente
    regionais, como o jacaré frito. Para quem tiver interesse por aventuras culinárias mais fortes, é possível experimentar carne de cobra, com gosto semelhante ao de peixe. Estados habitados por índios de vários grupos, a farinha, em suas variadas formas, seca ou cozida como pirão, é acompanhamento obrigatório. Região de criação extensiva de gado bovino, o Pantanal oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servidos no espeto.

    bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • Smada respondido 7 anos atrás
    Linguiça recheada de queijo hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    • Taxa
    • Comentário
  • "Moranguinho" respondido 7 anos atrás
    A culinária do Mato Grosso é a mais rica em peixe na região centro-oeste. Vou pôr abaixo uma listinha com poucas coisas tipícas da região.
    Salgados: Farofa de banana, Monqueca de pintado, Sopa creme de piranha, Vatapá, Vetrechas de Pacu e Arroz de coco.

    Doces:Furrundum, Pudim de banana-da-terra, Bolo de arroz, Banana-da-terra caramelada, Banana frita com açúcar e canela.

    Beijinhos!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear