Funçao dos cloroplastos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
No cloroplasto as clorofilas e outros pigmentos estão inseridos nas membranas dos tilacóides e organizados em fotossistemas. Cada Fotossistema possui um complexo antena e um centro de reação.

No complexo antena encontram-se os pigmentos que agregam a energia luminosa e canalizam para o centro de reação.

O centro de reação é um complexo de proteínas e clorofilas que possibilitam a conversão de energia luminosa em energia química. Somente um par essencial de clorofila A pode verdadeiramente utilizar a energia na reação fotoquímica.

Somente após a segunda série de reações da fotossíntese ( o Ciclo de Calvin) é que o acúcar, função final do cloroplasto, finalmente é produzido.

Tudo isso dentro dos cloroplastos

Source:

A mais confiável fonte para dirimir qualquer dúvida de botânica:

RAVEN, Peter H . Biologia Vegetal, 6.ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

eu amo esse livro!!!!!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • elisio_claret respondido 7 anos atrás
    Dar a coloração verde às Fôlhas dos vegetais, e a sua função é realização da fotossintese das Plantas.

    Fonte(s):

    Conhecimentos advindos da Botânica.
    • Taxa
    • Comentário
  • Atylla Filho respondido 7 anos atrás
    Abrigar os tilacóides onde é feita a absorção dos fotóns da luz do sol que eleva o nível eletrônico de elétrons de alguns elementos na parede dos tilacóides. esses elétrons vêm no primeiro instante desses elementos mas em seguida são retirados da água que é transformada em O2 e H+. o O2 é liberado e o H+ fica na membrana para formar ATP com o auxílio das bombas de H+
    • Taxa
    • Comentário
  • NONAME respondido 7 anos atrás
    Plastos

    Estruturas membranosas típicas de células vegetais
    Leucoplastos: incolores; geralmente armazenam reservas alimentares Amiloplastos: armazenam amido
    Proteoplastos: armazenam proteínas
    Oleoplastos: armazenam óleos

    Cromoplastos: apresentam pigmentos; atuam como filtros protetores Xantoplastos: contém xantofila, pigmento carotenóide amarelo Ocorrência: mamão, cenoura

    Eritroplastos: contém licopeno, pigmento carotenóide vermelho Ocorrência: tomate

    Cloroplastos

    Apresenta duas membranas lipoprotéicas:
    Uma externa, lisa
    Uma interna, com invaginações, os tilacóides
    Tilacóides: bolsas achatadas contendo clorofila
    Lamelas: comunicam os tilacóides
    Granum: pilha de tilacóides
    Grana: conjunto de granum do cloroplasto
    Estroma: substância que preenche o cloroplasto
    Função: fotossíntese

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Fernanda Santos respondido 7 anos atrás
    Os cloroplastos são plastídeos que apenas existem em células autotróficas, ditas vegetais. As células animais, heterotróficas, não produzem cloroplastos mas podem apresentá-los, perfeitamente funcionais, retirados da digestão parcial de células vegetais ou devido a algas verdes que vivem em simbiose nesses tecidos. Esta situação é bastante comum em corais e anémonas.

    É o local onde se realiza a fotossíntese, pelo que contém grande quantidade de pigmentos, nomeadamente clorofilas. Uma única célula do mesófilo pode conter até 50 cloroplastos, pelo que 1mm2 de folha contém cerca de 500000. Geralmente localizam-se nos lados longos das células, perto da parede celular.

    A sua estrutura faz lembrar a da mitocôndria, pois também apresenta duas membranas. A membrana externa é bastante permeável, permitindo a passagem da maioria das pequenas moléculas. A membrana interna é bem mais selectiva e é onde se localizam os complexos que captam a luz para as reacções fotossintéticas. Forma dobras designadas tilacóides. Quando os tilacóides aparecem empilhados como moedas designam-se grana.

    O espaço interno do cloroplasto designa-se estroma e é rodeado pela membrana interna. Neste espaço, tal como na mitocôndria, encontra-se DNA e ribossomas, capazes de comandar numerosas proteínas presentes no cloroplasto. No entanto, o controlo é nitidamente do núcleo, sendo a maior parte do material sintetizado com DNA nuclear e transferido para o plastídeo.

    Em algas verdes e plantas é frequente encontrar no estroma grãos de amido e/ou pequenas gotas de lípidos. Estes são produtos de armazenamento temporário, quando o organismo fotossintetiza activamente.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • waldyr a respondido 7 anos atrás
    Cloroplasto é um organelo presente nas células das plantas e algas, rico em clorofila, responsável pela sua cor verde.É um dos três tipos de plastos (organelos citoplasmáticos cuja fórmula varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Cloroplasto é o organelo onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelos da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e multiplicar-se.

    No seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias, o estroma.

    A fotossíntese típica dos cloroplastos também é realizada por bactérias, as cianobactérias. Este fato é uma das evidências nas quais se baseia a teoria endossimbiótica de origem dos cloroplastos. Segundo esta teoria, os cloroplastos teriam-se originado de uma cianobactéria ancestral engolfada pela célula eucariótica precursora. Essa teoria também é empregada para explicar a origem das mitocôndrias.





    Estrutura
    Os cloroplastos possuem nas suas delimitações duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto.

    Na membrana interna dos cloroplastos estão vários fotossistemas, todos com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com a finalidade de captar luz. Os fotossistemas possuem outras substâncias além da clorofila que também participam da fotossíntese.

    NOTA:Um tipo de plasto pode-se transformar noutro facilmente.

    Fonte(s):

    Wikipédia
    • Taxa
    • Comentário
  • zaninha respondido 7 anos atrás
    A fotossíntesse durante as horas de luz diurna, nos vegetais.
    Beijocas!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear