Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaNível Superior · Há 1 década

Porque um escritor como Mário Quintana não conseguiu entrar para academia de letras e Paulo Coelho conseguiu?

Obs .: O escritor concorreu três vezes e morreu frustrado por nunca ter conseguido o titulo de "imortal".

8 Respostas

Classificação
  • Dirck
    Lv 5
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Olhe só para os concorrentes dele, na época. Tinham mais "QI". Sacou?

  • Anônimo
    Há 1 década

    se livrou de boa , tomar cha com sarney , zelia gattai , paulo coelho ........................

  • Anônimo
    Há 1 década

    Gostei desse texto sobre o assunto:

    " O Passarinho Mário Quintana

    Cícero Sandroni

    Convidado pela ABL para falar sobre o centenário de nascimento de Mario Quintana, o professor gaúcho Sergius Gonzaga veio de Porto Alegre e, em sessão coordenada pelo acadêmico Moacyr Scliar, discorreu na Sala José Alencar, para um auditório repleto e atento, sobre a obra do grande poeta que, infelizmente, não pertenceu aos quadros da Academia.No correr da sua história, a ABL viu-se obrigada a escolher, em determinadas eleições, entre grandes figuras da literatura brasileira. Mario Quintana concorreu em três ocasiões à ABL nos anos 80, mas as razões eleitorais da Instituição não lhe permitiram alcançar os vinte votos necessários para ter direito a uma poltrona.Em que medida este fato alcança a sua imortalidade? Em nada. A glória que fica, eleva, honra e consola não é privilégio dos quarenta. Grandes nomes da literatura brasileira ausentes do Petit Trianon podem ser contados às dezenas, sem que essa circunstância nem de longe alcance o valor da obra reconhecida pela crítica e pelo público.

    Este é, sem dúvida, o caso de Mario Quintana. E quando lembro seu verso "enquanto os outros passarão, eu passarinho", penso que talvez tenha sido melhor assim. Quintana passarinho necessitava de mais espaço para o seu vôo, hoje e sempre a encantar todos os que, ao passar pelo efêmero da vida, descobrem a essência da obra imortal."

  • Anônimo
    Há 1 década

    Realmente tem certas coisas que são absurdas,como minha professora diz,machado de assis deve estar se corroendo no caixão soh de pensar que paulo coelho eh um imortal

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • becker
    Lv 6
    Há 1 década

    Dizem que pé de coelho da sorte e como coelho tem quatro, deve ser por isso.

  • Há 1 década

    Com todo o respeito à sua pergunta: ora, se o Mário Quintana morreu, jamais poderia ser imortal e se o Paulo COELHO conseguiu entrar na Academia de Letras, é porque lá é a sua TOCA.

  • Há 1 década

    Pois é....! Antigamente se conseguia as coisas na raça....!

    Hoje em dia basta ter uma conta corrente gorda no banco e um pouco de fama entre os idiotas, que se consegue até um lugar ao lado do George W.Bush, na casa Branca.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Essa e a Realidade do Brasil

    Foi a Rede Globo que colocou PAULO COELHO, que pre mim nem faz literatura, só plagia textos de livros de escritores do Seculo 19.

    abraços

    @

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.