Como eu identifico se uma palavra é ditongo crescente ou decrescente??

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal; em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem obviamente a uma mesma sílaba. O encontro vogal + semivogal é chamado de ditongo decrescente (como em moi -ta, cai, mói). O encontro semivogal + vogal forma o ditongo crescente (como em qual, pá-tria, sé-rio). Os ditongos podem ser classificados ainda em orais (todos apresentados até agora) e nasais (como mãe ou pão).
Bjos,Hermosa!!!!!!!!!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • adericleverson respondido 7 anos atrás
    Ditongo crescente. E. Ling.
    1. Aquele em que a semivogal soa antes que a vogal, como, p. ex., em quando.

Ditongo decrescente. E. Ling.
    1. Aquele em que a vogal soa primeiro que a semivogal, como, p. ex., em mais, sei, réis, teu, boi.
    fonte: Aurélio
    • Taxa
    • Comentário
  • ♥ ŠÜZÎ ♥ respondido 7 anos atrás
    Veja um exercicio de concurso com a resposta

5. (ESAF) – Assinale a alternativa em que, nas três palavras, há um ditongo decrescente.

a) água, série, memória

b) balaio, veraneio, ciência

c) coração, razão, paciência

d) apóio, gratuito, fluido

e) jóia, véu, área

Resolução: (D)

Em “d”, todas as palavras apresentam ditongos decrescentes (a-pói-(i)o, gra-tui-to e flui-do. Em “a”, á-gua, sé-rie e me-mó-ria (ditongos crescentes); em “b”, ba-lai-(i)o e ve-ra-nei-(i)o (ditongos decrescentes), ci-ên-cia (ditongo crescente), em “c”, co-ra-ção e ra-zão (ditongos decrescentes), pa-ci-ên-cia (ditongo crescente); em “e”, joi-(i)a e véu (ditongos decrescentes), á-rea (ditongo crescente).

Nota Ditongos crescentes são acentuados
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana: