Qual alimento fornece a maior quantidade de zinco para o corpo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Até onde sei a ostra tem uma quantidade bem grande desse mineral, mas é um alimento de dificil acesso a maioria da população, tirando é claro quem mora no litoral, além das ostras ...mostrar mais
Melhor resposta
  • Tin respondido 7 anos atrás
Oi,

Fontes de zinco (porções individuais)

Boas fontes
Grão de bico (200g) 2,8mg
Feijões assados (225g) 1,6mg
1 Vegeburger (100g or 3.5oz) 1,6mg
Sementes de abóbora (20g) 1,3mg
Müsli (60g) 1,3mg
Queijo chedar (30g) 1,2mg
Tahine (pasta de gergelim) (20g) 1,1mg
1 iogurte de fruta (150g) 0,9mg
Fermento seco (10g) 0,8mg
Pão integral (40g) 0,8mg

Fontes razoáveis
Manteiga de amendoim (20g) 0,6mg
Ervilhas congeladas/enlatadas (80g) 0,6mg
3 figos secos (60g) 0,5mg
3 castanhas do Pará (10g) 0,4mg
Batatas cozidas (200g) 0,4mg
1 laranja (140g) 0,3mg
6 amêndoas (10g) 0,3mg

Fontes inferiores
Tâmaras secas (15g) 0,04mg
Manteiga (7g) 0,01mg
Uva-passa pretas e brancas (15g) 0,01mg

Ingestão recomendada
Referência de ingestão de nutriente para o Zinco em mg/dia.
Idade RNI
0 a 6 meses 4,0mg
7 meses a 3 anos 5,0mg
4 a 6 anos 6,5mg
7 a 10 anos 7,0mg
11 a 14 anos 9,0mg
Homens adultos 9,5mg
Mulheres adultas 7,0mg
Mulheres grávidas 7,0mg
Mulheres em aleitamento 9,5 a 13mg

* O zinco é eliminado pelas fezes, pela urina, pelo cabelo, pele, suor, sêmen e também pela menstruação.

Um abraço

Source:

  • 1
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • dorcas respondido 7 anos atrás
    Veja a tabelinha abaixo
    ostras ( 4 unid) 16 miligramas
    farelo de trigo ( 1 xícara) 12 miligramas
    carne bovina (1 bife médio) 5,5 miligramas
    amêndoas (1 xícara) 5 miligramas
    peru (1 coxa grande) 4,5 miligramas
    fígado bovino (1 bife grande) 4,5 miligramas
    castanha do pará (1 xícara) 4,5 miligramas
    aveia ( 1 xícara) 3 miligramas
    mussarela (4 fatias) 1,5 milogramas
    sardinha ( 2 unid) 1,4 miligramas
    • Taxa
    • Comentário
  • baixinho respondido 7 anos atrás
    o feijão
    • Taxa
    • Comentário
  • Edivaldo D respondido 7 anos atrás
    Zinco
    Introdução -- Funções -- Fontes dietéticas -- Ingestão recomendada -- Plano de refeições


    Introdução
    O mineral zinco está presente em todas as partes do corpo e tem múltiplas funções. Ajuda a curar feridas e é componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas. O zinco é vital para o funcionamento saudável de muitos sistemas do organismo. É especialmente importante para a saúde da pele e essencial para um sistema imunológico saudável e para a resistência a infecções.
    Funções
    O zinco tem várias funções. Seu papel é crucial no crescimento e na divisão das células, quando é necessário na síntese de proteínas e de DNA, na atividade da insulina, no metabolismo dos ovários e testículos e no funcionamento do fígado. Como componente de muitas enzimas, está ligado ao
    metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídios e energia.
    Nosso corpo contém cerca de 2 ou 3 gramas de zinco. Não há locais específicos conhecidos de armazenamento de zinco, por isso é necessário o suprimento regular na dieta. O zinco é encontrado em todo o corpo; 60% dele nos músculos, 30% nos ossos e cerca de 5% na pele. Os homens precisam de
    mais zinco que as mulheres porque o sêmen contém 100 vezes mais zinco que o sangue. Quanto mais sexualmente ativo um homem for, mais ele precisará de zinco. A quantidade recomendada de zinco para homens adultos é 1/3 maior do que para mulheres.

    Os primeiros sintomas de deficiência de zinco são perda de paladar, fraca resposta imunológica e problemas de pele. Outros sintomas são perda de cabelo, diarréia, fadiga, demora na cura de feridas e, em crianças, taxa reduzida de crescimento e desenvolvimento mental. Acredita-se que a suplementação de zinco possa auxiliar no tratamento de problemas de pele como acne e eczema, problemas da próstata, anorexia nervosa, alcoolismo e possa ajudar pessoas que sofreram traumas ou passaram por cirurgias. É sempre melhor procurar o aconselhamento de um especialista antes de tomar suplementos alimentares. Se você decidir tomar zinco, só vai precisar da quantidade diária recomendada, a menos que seu médico lhe recomende outra coisa.

    Fontes dietéticas
    O zinco está presente numa grande variedade de alimentos, especialmente nos que contêm proteína. A dieta vegetariana costuma conter menos zinco do que a dieta baseada em carne, por isso é bom que os vegetarianos comam bastante alimentos ricos neste importante mineral
    .
    Boas fontes de zinco para vegetarianos são os lacticínios, os feijões e lentilhas, fermento seco, nozes, sementes e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas.


    Somente 20% do zinco existente na dieta é realmente absorvido pelo corpo. A fibra e o ácido fítico da dieta, encontrados no farelo, nos cereais integrais e nos grãos, inibem a absorção de zinco. O ácido fítico forma com um zinco um composto altamente insolúvel que o corpo não pode absorver. O processo de cozimento reduz o efeito negativo do ácido fítico e da fibra sobre a absorção do zinco. Ao ser assado, o pão integral pode perder até metade de seu ácido fítico. A deficiência de zinco acontece quando grande parte da dieta consiste de pão não fermentado, como no Irã e nos países do Oriente Médio. Um nível alto do mineral tóxico cádmio também pode impedir a absorção de zindo, porque os dois minerais competem para serem absorvidos. Da mesma maneira, um nível alto de zinco na dieta pode impedir a absorção de cádmio. Várias substâncias químicas adicionadas aos alimentos industrializados também podem reduzir a absorção de zinco, tais como os fosfatos e o EDTA. A deficiência de zinco na dieta faz com que a absorção de zinco melhore.


    O zinco é eliminado pelas fezes, pela urina, pelo cabelo, pele, suor, sêmen e também pela menstruação.



    Fontes de zinco (porções individuais)
    Boas fontes Fontes razoáveis Fontes inferiores
    Grão de bico (200g) 2,8mg Manteiga de amendoim (20g) 0,6mg Tâmaras secas (15g) 0,04mg
    Feijões assados (225g) 1,6mg Ervilhas congeladas/enlatadas (80g) 0,6mg Manteiga (7g) 0,01mg
    1 Vegeburger (100g or 3.5oz) 1,6mg 3 figos secos (60g) 0,5mg Uva-passa pretas e brancas
    (15g) 0,01mg
    Sementes de abóbora (20g) 1,3mg 3 castanhas do Pará (10g) 0,4mg . .
    Müsli (60g) 1,3mg Batatas cozidas (200g) 0,4mg . .
    Queijo chedar (30g) 1,2mg 1 laranja (140g) 0,3mg . .
    Tahine (pasta de gergelim) (20g) 1,1mg 6 amêndoas (10g) 0,3mg . .
    1 iogurte de fruta (150g) 0,9mg . . . .
    Fermento seco (10g) 0,8mg . . . .
    Pão integral (40g) 0,8mg . . . .

    Ingestão recomendada
    A antiga dose diária recomendada (em inglês, RDA - recommended daily amount)
    foi substituída agora pela sigla RNI (reference nutrient intake - RNI -
    referência de ingestão de nutriente). A RNI é a quantidade de determinado
    nutriente suficiente para pelo menos 97% da população.

    Referência de ingestão de nutriente para o Zinco em mg/dia.
    Idade RNI . Idade RNI
    0 a 6 meses 4,0mg . Homens adultos 9,5mg
    7 meses a 3 anos 5,0mg . Mulheres adultas 7,0mg
    4 a 6 anos 6,5mg . . .
    7 a 10 anos 7,0mg . Mulheres grávidas 7,0mg
    11 a 14 anos 9,0mg . Mulheres em aleitamento 9,5 a 13mg

    Mulheres grávidas precisam de mais zinco, mas acredita-se que esta necessidade seja atendida pelo aumento da absorção no instestino. As mães em aleitamento precisam de mais zinco em sua dieta. O leite materno contém mais de 2mg de zinco nos primeiros quatro meses e as mulheres precisam de 6mg a mais por dia para cobrir este gasto. As mulheres em aleitamento devem incluir pelo menos uma porção generosa de alguma boa fonte de zinco em sua dieta diária.
    Os suplementos de ferro receitados rotineiramente para mulheres grávidas quando não há sinal de anemia podem piorar a situação em relação ao zinco. Isso acontece porque as interações entre minerais essenciais são complexas e uma quantidade grande demais de um deles pode causar desequilíbrio em outro.


    Em excesso, o zinco é tóxico. Zinco demais interfere com o metabolismo de outros minerais no corpo, especialmente de ferro e cobre. Depois da ingestão de 2g ou mais de zinco surgem sintomas de envenenamento, que incluem náusea, vômitos e febre.



    Plano de refeições
    Exemplo de cardápio para um dia que obedece à RNI de 9,5mg para um homem adulto.
    Café-da-manhã Almoço Jantar
    Prato de musli com leite 1,32mg Feijões assados (225g) 1.57mg Batatas cozidas (200g) 0,4mg
    1 fatia de torrada 0,8mg 2 fatia de torrada 1,6mg Ervilhas(80g) 0,56mg
    . . Cheese (30g or 1oz) (or Pumpkin seeds, 20g or 2/3oz) 1.2mg 1 Vegeburger (100g) 1,3mg
    . . . . 1 iogurte de fruta 0,94mg
    Ingestão total de zinco: 9,69mg


    A Sociedade Vegetariana orgulha-se de fornecer informações exatas e
    atualizadas, mas as coisas mudam: endereços (principalmente de e-mail),
    números de telefone etc. Se você encontrar alguma coisa nas Fichas de
    Informação que precise ser atualizada, por favor preencha o formulário
    • Taxa
    • Comentário
  • kika respondido 7 anos atrás
    Boas fontes de zinco são os lacticínios, os feijões e lentilhas, fermento seco, nozes, sementes e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas.

    Beijooos

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear