Anônimo
Anônimo perguntou em Animais de EstimaçãoGatos · Há 1 década

Gatos de rua tem doenças??

Ando vendo varios filhotes de gato aqui na minha rua, mas tenho medo de pegar algum pq todo mundo fla q gato d rua transmite muitas doenças.Além do mais ja tnho um cachorro e um gato, vcs acham eles aceitariam um novo bichano e que pegariam doenças do gatinho??

13 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Sim, eles podem ter doenças. A maioria passa de gato pra gato. Eles podem ter vermes (o que é resolvido rapidamente com vermífugos que vc mesma pode dar), FIV (a chamada AIDS felina, que não tem cura), FELV (leucemia felina), PIF (peritonite infecciosa, se não me engano), além de conjuntivites, resfriados, sarna, raiva etc. Mas você pode resolver isso criando uma área de "quarentena" pra receber os gatinhos novos até eles irem ao veterinário fazer exames. Não se preocupe que a maioria dessas doenças podem ser tratadas. Pra saber isso, o melhor é levar o gatinho ao veterinário antes de trazê-lo pra casa.

De gato pra gente, tem uma só que você deve se preocupar: toxoplasmose. Mas é só manter a higiene na hora de limpar as caixinhas de areia e levar num veterinário pra fazer exames. Mesmo que der positivo, o ciclo da doença é complicado e o gatinho pode ter a doença numa forma que não é contagiosa pra você.

Boa sorte com o(s) gatinho(s) novo(s).

• Lugano
    Lv 7
    Há 1 década

Eu peguei um gatinho na rua quase morto, magro de dar dó e com a cara toda tampada de remela, mal conseguia respirar, tão pequeno que cabia na palma da mão.

Hoje, depois de bem cuidado é a alegria da casa e dorme junto com os cachorros, não passou doença nenhuma.

Boa sorte.

• Há 1 década

O animal seja de rua ou de casa corre risco de doenças, assim como nós. a questão é o cuidado que vc terá com esse animal ao recolhê-lo. gatos costumam ter probleminhas respiratórios e causar problemas a quem é alérgico. Como vc já tem gato e cachorro, não será ele que, bem tratado, alimentado e amado, lhe trará problemas. doenças todos nós temos, ou corremos o risco... acho que o preconceito maior é com o animal de rua. Se fosse um gato ou cachorro de raça, mm q na rua, vc faria essa pergunta? Reflita!

• Vilma
    Lv 7
    Há 1 década

Gina! todos os meus animais são adoções da rua, a maioria veio doente. O que tem fazer ao adotar é pegar e levar imediatamente ao veterinário para ser examinado e começar tratamentos.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Olá...

Bem, gatos de rua podem sim transmitir doenças, pois por não terem os cuidados adequados eles são mais susceptíveis a doenças do que um gato que seja totalmente doméstico (que não possui acesso à rua). Mas muitas das doenças não são zoonoses (doenças transmitidas ao ser humano), além do que uma visita ao veterinário e talvez alguns dias de observação podem fazer com que você adquira um novo "amigo" com toda segurança.

• Há 1 década

podem ter doenças, depende do sitio de onde vieram, ou do sitio onde andam!

• delyla
    Lv 4
    Há 1 década

acho que sim a minha não vive na rua e tem sempre algum problema! vc ao adota-lo vai gastar um pouco mais! mas vale cuidar dos bichinhos! bjussssssssssssss

• Lv 7
    Há 1 década

Oi Gina, qualquer ser abandonado na rua poderá ter doenças...principalmente o homem se ficar nas ruas terá toda sorte de doenças...

Mas voltando ao caso dos gatinhos de rua, nada que uma visitinha no veterinário não resolva!!! Um vermífugo, vacina contra raiva e pronto!

depois é so diversão com o gatinho!

Um beijo

Fonte(s): já peguei muitos gatinhos de rua ... todos saudáveis!
  • Anônimo
    Há 1 década

Se o gato está na rua mas tem a aparência saudável só deve ter vermes, isso é facilmente resolvido levando ao veterinário e ministrando o vermífugo, o próprio veterinário pode ver se ele tem alguma doença transmissível.

Se você já tem outros animais é bom deixá-lo separado até ser desvermifugado e ir no vet, e também para os outros se habituarem aos poucos, depois disso não precisa ter mais preocupações.

Tenho 3 gatos e todos os três vieram das ruas, os três tinham vermes quando chegaram em casa, é comum nos gatos que estão na rua mas não é grave e nem sempre é transmissível.

Pegue um filhotinho da rua, além de filhotinho ser uma delícia você vai estar fazendo uma boa ação salvando uma vida!

• Há 1 década

tenho 2 gatos de rua vacinei todos e um fugio 30 dias depois voltou todo acabado ñ tão feio quanto veio a primeira vez quando recebeu o nome de esqueleto cuidei dele e hj tem medo de sair de kza e é o maior charme sabe tudo na rua tem doença pessoas e animais só q nos animais controlamos a saude e nas pessoas confiamos depende de vc e do q vc deseja xau bjs

Fonte(s): pagina principal
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.