Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaOutras - Educação · Há 1 década

o q é verbo transitivo e intransitivo?

verbo transitivo direto

verbo transitivo indireto

verbo transitivo direto e indireto

e verbo intransitivo

obrigada se me ajudarem

Atualizada:

cmo sei se a frase precisa de complemento

11 Respostas

Classificação
  • Tin
    Lv 7
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Oi,

    Isto ajuda você?

    Que é verbo transitivo?

    É o verbo de sentido incompleto que pede algum objeto, ao qual passa a ação.

    Há dois tipos:

    1) Transitivo direto - pede objeto direto.

    Os meninos da classe compraram pipocas.

    2) Transitivo indireto - pede objeto indireto

    As meninas gostam de paçoca.

    Que é objeto direto?

    Consiste em fazer ao verbo uma das perguntas:

    QUEM? ou O QUÊ?

    A reposta será objeto direto.

    Exemplo: João pegou a chave.

    (Pergunta-se: João pegou o quê?

    Reposta - a chave. Objeto direto: a chave.)

    O cão pegou o menino.

    (Pergunta-se: - O cão pegou quem?

    Resposta: - o menino. Objeto direto: o menino.)

    Que é objeto indireto?

    Acha-se o objeto indireto, fazendo ao verbo, uma das seguintes perguntas:

    A QUÊ? DE QUÊ? PARA QUÊ?

    A QUEM? DE QUEM? PARA QUEM?

    Exemplo: André obedece aos pais.

    Obedece a quem? - aos pais.

    Este é o objeto indireto, está indiretamente ligado ao verbo, isto é, por meio de uma preposição.

    Que é verbo intransitivo?

    É intransitivo o verbo que não pede objeto. A ação que ele exprime, não passa necessariamente a outro elemento.

    Exemplo: A criança dorme.

    O verbo intransitivo poderá vir acompanhado de adjuntos adverbiais, mas continua sendo intransitivo.

    Exemplos: A criança dorme bem. (bem: adjunto adverbial de modo)

    A criança dorme em sua caminha. (em sua caminha: adjunto adverbial de lugar)

    Observações:

    1. Há verbos transitivos que pedem dois objetos: um, direto e outro, indireto.

    Exemplos: Dar, mostrar, pedir, devolver, entregar, oferecer.

    O namorado deu a Célia (indireto) um buquê (direto).

    2. Pode haver objetos diretos preposicionados. Reflita-se para distinguir.

    Exemplos: Deus ama aos homens. Aos homens é objeto direto porque indica os seres a quem se dirige o sentimento do amor de Deus.

    Quanto às formas pronominais oblíquas.

    1. lhe, lhes - representam objeto indireto.

    Exemplo: Deu-lhe o paletó.

    2. O, a, os, as - representam o objeto direto.

    Exemplo: Chamo-a.

    3. Me, te, se, nos, vos - dependerá do sentido do verbo, Podem representar objetos diretos o indiretos. Será preciso refletir.

    Exemplos: Deu-me a bola. (Objeto indireto.)

    Cumprimentou-me. (Objeto direto.)

    Ofereceu-nos um livro. ( Objeto indireto.)

    Alcançou-te, enfim. (Objeto direto.)

    Um abraço

  • Há 1 década

    Verbo Transitivo Direto (VTD) - verbo que não tem sentido completo sozinho e necessita de complemento, no caso, o OBJETO DIRETO. Ex: Flávio perdeu o jogo. (Perder é VTD)

    Verbo Transitivo Indireto (VTI) - verbo que não tem sentido completo e necessita de complemento, no caso, o OBJETO INDIRETO. Ex: José precisa de ajuda. (Precisar é VTI)

    Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI) - verbo que não tem sendo completo sozinho e necessita de complemento, no caso, o OBJETO DIRETO e OBJETO INDIRETO. Ex: Pedro influenciou Paulo a matar aula. (Influenciar é VTDI)

    Verbo Intransitivo (VI) - verbo que tem sentido completo sozinho. Ex: João nasceu ontem. (Nascer é VI)

    Espero ter ajudado, mas da próxima vez, faz teus temas sozinha...

    Abraços!

    fdemenezes01

    Fonte(s): alguns anos de estudo...
    • AninhaHá 4 anosDenunciar

      cara se vc n queria responder era só n fazer loco, mas responder pra dar uma tirada é ossada

  • Há 1 década

    Minha querida, é simples. Vou tentar te ajudar. Espero que consiga. Quando numa oração (frase com verbo) a informação principal de seu predicado se encontra num verbo, dizemos que nessa oração o predicado é verbal (Ex.: O incêndio DESTRUIU as plantações.) Sempre que o predicado é verbal, ele o é porque esse 'verbo-núcleo' é significativo (é assim que o chamamos), sendo significativo, pode se classificar em INTRANSITIVO ou TRANSITIVO.

    Será transitivo sempre que necessitar transitar, ou seja, movimentar (pedir) para ele um termo que complete seu sentido. A maneira como esse complemento se ligar a ele ( o verbo) poderá dar-lhe outras subclassificações: transitivo direto, transitivo indireto e transitivo direto e indireto. Será transitivo direto quando o complemento se ligar ao verbo diretamente, ou seja, sem conectivo(preposição), ex.: Todos discutiram o projeto. Será transitivo indireto quando o complemento se ligar ao verbo indiretamente, ou seja, com conectivo(preposição), ex.: Os funcionários discordaram DAS nossas decisões. (DAS = prep. DE + artigo as). Para ser transitivo direto e indireto, o verbo 'pedirá' dois complementos, um que se ligará diretamente e outro que se ligará indiretamente, ex.: A enpresa enviou CARTAS / Aos CLIENTES.(AOS = prep. A + artigo os).

    Os intransitivos são aqueles que não transitarão, movimentarão(pedirão) complemento ( o prefixo in- indica não = INtransitivo: não transitivo). Eles têm sentido completo. Ex.:A noite CHEGOU fria. (quem chega, chega e pronto; ela não saiu, ela chegou)

    Espero que eu tenha te ajudado e não te confundido. Tchauzinho!

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 6 anos

    após 7 anos te digo.......................o escolhido respondeu corretamente

  • Há 3 anos

    verbo intrasitivo - é aquele que, por si mesmo, tem sentido completo, isto é, não exige nenhum complemento. ex.: uma rosa nasceu( nasceu - verbo intransitivo) verbo trans. direto: é aquele, que por não ter sentido completo, exige um complemento sem preposição. o termo sem preposição que completa o verbo trans. direto chama-se objeto direto. ex.: nós alugamos um velho caminhão nós alugamos o que? um velho caminhão alugamos( verbo trans. direto) um velho caminhão( obj. direto) verbo trans. indireto: ´´e o verbo que exige um complemento obrigatoriamente iniciado pela preposição. Esse complemento é chamado de objeto indireto. A criança necessitava de cuidado ( necessitava - v. t. indireto e de cuidado - obj. indireto) verbo transitivo direto e indireto é o verbo que exige, ao mesmo pace, dois objetos; um deles sem preposição(obj. direto) e o outro com preposição( obj. indireto). ex.: Não diremos a verdade a você ( diremos - verbo transitivo direto e indireto / a verdade - obj. direto / a você - obj. indireto)

  • Há 4 anos

    O que é sujeitos simples

  • Anônimo
    Há 4 anos

    toleii

  • Há 6 anos

    cocco

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.