Portugueses, o que acham do Português falado e principalmente escrito do Brasil?

Pergunto sobre os que escrevem bem, obviamente. Não posso dizer que seja o meu caso, gostaria de escrever bem melhor e me esforço um pouco. Tenho essa curiosidade porque gosto também da escrita de alguns portugueses, que li em seus blogs. Achei elegante e gostaria de saber como lhes soa o nosso Português.

Obrigada.

Atualizada:

Sem TOP, na verdade escrevo algumas coisas aqui sem ter muita certeza, como o uso do hífen, crase e vírgula, que são minhas maiores dificuldades, mas obrigada! Eu realmente tento e acho importante.

Entendo que na internet possa haver uma certa tolerância, só não acho uma boa que se distancie a ponto de a linguagem dos livros se tornar estranha. É preocupante principalmente para os mais novos.

2 atualizadas:

Samir, é engraçado isso sobre os nossos vícios. Mesmo sabendo a forma correta, como o exemplo que você citou sobre o AO supermercado. É tão forte que me sinto estranha se falar corretamente. Para escrever nem tanto, rs.

3 atualizadas:

Gosto muito do Português brasileiro e fico feliz com esse legado, por isso a opinião de pessoas do país de origem me interessa muito. Mas vocês, meus compatriotas também são bem-vindos. Não imaginei que teria tantas boas respostas.

10 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

eu acho o vosso português estranho, faz-me impressão ver palavras, que aqui seriam considerados erros ortográficos, no entanto eu sei que ai é o correcto!

Por exemplo, vocês escrevem fato, aqui é facto, no entanto le-se da mesma forma. Como esse há muitos exemplos!

Eu tenho vários livros escritos em portugues do brasil, acho muito estranho a vossa escrita, faz-me alguma confusão esse tipo de diferenças, quanto à linguagem, acho bonita!

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Sou brasileira, mas vou responder assim mesmo. Eu amo muito o meu idioma, o qual não digo que é português, mas sim, brasiliano, como nós somos na verdade, já que brasileiro foi um termo que os portugueses usaram para descrever aqueles que roubavam o pau-brasil, uma árvore por sinal muito linda!

• Há 1 década

Puxa gostei muito do que li aqui, sou brasileira com muito orgulho, quero ler mais a respeito do que acham os nossos amigos portugueses da nossa lingua portuguesa. com certeza. baijus.

• Bella
    Lv 4
    Há 1 década

Olá TPM...

Bem, estou me sentindo um pouco intrometida uma vez que sou brasileira e sua pergunta se dirige aos portugueses. Mas, vou me valer do argumento de que sou estudiosa da língua portuguesa e deixar meu comentário.

Primeiro que existe um oceano separando o Brasil de Portugal, segundo nossa história humana é diferente de Portugal, logo, a língua também naturalmente sofre esses reflexos. A língua é viva e sofre transformações constantemente, transformações essas que ocorrem primeiro na fala p/ depois ser registrada pela escrita.

Existe o Portugues brasileiro e Portugues europeu e o que os brasileiros desconhecem é que é o Português Brasileiro o padrão para quem vai aprender essa língua. Isso porque aqui somos mais de 180 milhoes de falantes e o Brasil exerce uma influencia econômica externa muito maior que Portugal. É o que aconteceu com os EUA, a Inglaterra é a dona da língua , mas o inglês padrão do mundo é o estadunidense. Nossos vizinhos latinos q vão aprender falar portugues nunca aprendem o europeu e sim a variante brasileira, tudo é portugues, não existe uma outra língua aqui, mas, ela sofreu alterações. Por exemplo: Você aqui virou a 3. pessoa do singular na gramática e nós nos dirigimos a 2. pessoa com ela. O tão famoso " a gente vai" , o "a gente" aqui no Brasil é eu + alguém, em Portugal "a gente" não entra o eu e somente é eles...os portugueses por serem os "donos" da língua quase caem estarrecidos no chão quando ouvem " a gente " aqui incluindo a 1. pessoa.

A questão da preposição TPM aqui no Brasil a preposição no passou a reger o verbo, praticamente todo mundo fala assim " vou no banheiro". Espero ter ajudado, não existe língua certa e língua errada, existe variantes e todo brasileiro sabe portugues, a menos que seja mudo, ele comunica e todo mundo entende, quem não sabe é um estrangeiro.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Eu estudo ingles, já estudei frances e alemão tb, e mesmo assim, acho linda nossa lingua portuguesa brasileira.

Acho linda a versatilidade de nossa língua e seu funcionamento, a diversidade, enfim, amo minha língua mãe.

Como estudante de letras estudo seu funcionamento e acho fascinante como ela é rica.

Bye

• Anônimo
    Há 1 década

Nao sou portugues mas cansei de estar em Portugal e vi

varias coisas beeem diferentes. Os portugueses em geral

gostam do sotaque brasileiro e as pessoas que querem aprender o portugues dizem que nos brasileiros falamos

CANTANDO. Eu nunca percebi tal coisa. Os portugueses

porem,falam o portugues correto. Odeio dizer isso mas e verdade.Vou AO supermercado ao inves de o erro brazuca

vou NO supermercado.Quanto a forma ortografica estao ambas corretas. O portugues de Portugal continua a escreve-lo no modo arcaico. Nos brasileiros temos muita in

fluencia dos nossos vizinhos: TE AMO...ao inves de la em Portugale: AMO_TE...

• Há 1 década

Oi, olha eu também falo e escrevo um pouco mal, mas tal como tu também me esforço para me aperfeiçoar.

Por acaso gosto dos brasileiros a falar o português, a escrever ja não, mas a falar gosto, porque parece que falam e cantam ao mesmo tempo.

Gosto de ver as telenovelas brasileiras principalmente por causa dessa razão do modo como eles falam.

***bjs***

• Anônimo
    Há 1 década

Olá TPM,

A sua pergunta é sutil e muito interessante; Sempre tive curiosidade de saber isso tmb; O portugués de lá, é clássico e diferente do nosso pq aqui misturou-se com o linguajar dos indigénas, e dos negros escravos, durante a colonização em 1500; Sou daqui de Salvador, mas conheço alguns portugueses tmb, então perguntarei a algum deles, sobre isso depois; Aproveito a oportunidade, para saber a sua opinião sobre uma questão minha, que ainda está em aberto...

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...

Seus comentários, serão bem vindos. Caso queira ler as respostas, fique á vontade, pois tem muita coisa legal e útil.

Abraços fraternais do

DINASTIA DOS FARAÓS

• Há 1 década

Olá, minha última pergunta é justamente sobre este tema.

Existem muitos erros da nossa língua aqui no YR, e são tão gritantes, que senti vontade de reclamar. As pessoas tem preguiça de acertar um pouco mais a lingua escrita. A desculpa é que não se pode perder tempo na internet. Acho isto uma bobagem, que precisa ser corrigida.

Voce escreve muito bem, dá gosto ler as suas perguntas e respostas. Parabéns.

Em tempo: Há um projeto para unificar (a padronizar) língua portuguesa em todo o mundo (países onde ela é falada), ouvi esta notícia na CBN. Parece que palavras como facto, acto, vão perder o c , enquanto que muitas palavras acentuadas com ^ (circunflexo), também perderão este acento.

Neste caso, a lingua portuguesa brasileira se parecerá mais um pouco com a língua mãe.

Olaha, uma boa dica pra voce: existem muitos sites que ensinam as sutilezas da nossa língua, como por exemplo as concordâncias e o uso de palavras mais atípicas, que é um terror para qualquer estudante. Procure e leia, pois assim voce vai ficar mais craque.

• Anônimo
    Há 1 década

eu nãum sei que idioma é esse que tu estas a falar, mas eu entendo tudo, ora pois!

Fonte(s): Manuel
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.