O que o tilacóides fazem parte?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Tilecóides estão presentes dentro de uma célula vegetal, mais especificamente dentro dos cloroplastos.
Designam-se como tilacóides os sistemas de membranas internas do cloroplasto, onde se localiza a clorofila e onde ocorrem as reações de luz da fotossíntese. Estas membranas empilhadas ou comprimidas são conhecidas como lamelas dos grana (plural de granum), enquanto que as membranas expostas onde não há empilhamento são as lamelas do estroma.
Os pigmentos relacionados com a fotossíntese acham-se depositados no interior dos tilacóides, que se apresentam dispostos de maneira a organizar uma verdadeira "pilha de moedas", onde a "pilha" é denominada granum e cada "moeda" é um tilacóide. O conjunto de granum é denominada grana.

Source:

Livro: Fisiologia Vegetal: KERBAUY, Gilberto Barbantehttp://www.herbario.com.br/cie/universi/...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tilac%C3%B3...
.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • respondido 7 anos atrás
    Designam-se como tilacóides os sistemas de membranas internas do cloroplasto, onde se localiza a clorofila e onde ocorrem as reações de luz da fotossíntese. Estas membranas empilhadas ou comprimidas são conhecidas como lamelas dos grana (plural de granum), enquanto que as membranas expostas onde não há empilhamento são as lamelas do estroma.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • =-Jú-= respondido 7 anos atrás
    O cloroplasto é composto por um sistemas de membranas bem organizado denominados de tilacóides (Figura 10). As clorofilas estão contidas dentro deste sistema de membranas, o que fornece a coloração verde ao cloroplasto. As tilacóides são os sítios das reações de luz da fotossíntese.
    As tilacóides quando estão associadas entre si formam pilhas na forma de moeda conhecidas como grana lamelae (ou simplesmente grana), sendo que um pilha apenas é denominada granum. Quando a tilacóide não está associado em pilhas temos o estroma lamela. Todo este conjunto de membranas encontra-se mergulhado em um fluído gelatinoso que preenche o cloroplasto, chamado de estroma, onde há enzimas, DNA, pequenos ribossomos e amido. As moléculas de clorofila se localizam nos tilacóides, reunidas em grupo, formando estruturas chamadas de “complexos de antena” ou “antena”.
    O cloroplasto é envolvido por duas membranas separadas, compostas de duas camadas de lipídios, sendo conhecidas como envelope.

    Designam-se como tilacóides os sistemas de membranas internas do cloroplasto, onde se localiza a clorofila e onde ocorrem as reações de luz da fotossíntese. Estas membranas empilhadas ou comprimidas são conhecidas como lamelas dos grana (plural de granum), enquanto que as membranas expostas onde não há empilhamento são as lamelas do estroma.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear