Quais as aplicações da Topografia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
prefiro respostas longas, explicando cada aplicação. Links também servem. Obrigado
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A Topografia estuda, em nível de detalhe, a forma da superfície física da terra com todos seus elementos sejam naturais ou artificiais e como um preenchimento da rede geodésica. Desta maneira a Topografia fica como a responsável pelos trabalhos de levantamento planimétricos e altimétricos. Entretanto nos últimos anos, com o desenvolvimento da instrumentação eletrônica e da informática que opera neste setor, a exigência de programas ligados a Engenharia que necessitam de modelos digitais do terreno com precisão altimétrica que são questionáveis de serem obtidas por procedimentos fotogramétricos, e a maior versatilidade que nos oferece a nova instrumentação na fase de locação, tem dado um novo protagonismo a Topografia moderna nos campos de aplicação da Engenharia e áreas afins.


A visita a esse Museu constitui uma verdadeira aula de história, através da qual pode-se acompanhar toda a evolução ocorrida ao longo de mais de um século na disciplina de Topografia, ministrada por esta Universidade, através dos diversos equipamentos topográficos e cartográficos, aqui expostos.


Visite este Link e saiba mais.

http://www.ufrgs.br/museudetopografia/mu...



Abraços
@

Classificação e comentário do autor da pergunta

3 de 5
O link foi útil. Obrigado
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • luenil respondido 7 anos atrás
    A Topografia pode ser aplicada na descrição minuciosa de uma localidade; arte de representar no papel a configuração de uma porção de terreno com todos os acidentes e objetos que se encontrem à sua superfície; descrição anatômica e minunciosa de qualquer parte do organismo humano em regiões.
    A denominação dada ao perito em fazer levantamentos de terrenos, organizando a respectiva planta, ou carta é em geral o Agrimensor, técnico em medição e divisão de terrenos, sempre auxiliado por outro profissional o topógrafo.
    O instrumento usado era o Teodolito. Quando o Topógrafo ia fazer um levantamento era obrigatoriamente acompanhado por um auxiliar para proceder o estaqueamento ou marcação da região conforme a necessidade.
    Por exemplo: quando se tem a planta de uma cidade, para elaborar um projeto de energia elétrica para melhorar um antigo sistema de iluminação, o Topógrafo de posse do projeto vai locar nas rua os poste. Então era usado Teodolito que estar sendo substituído pelo GPS um aparelho de altíssima precisão.
    No entanto, quando a descrição é do corpo humano o Técnico é Médico e o aparelho é algum computador específico da área médica.
    Felicidades
    Lua Azul
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear