Quais as medidas de uma quadra de vôley oficial?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • umzero respondido 7 anos atrás
1. ÁREA DE JOGO (Diagramas 1 e 2) A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica.

1.1 DIMENSÕES A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3m de largura. O espaço livre de jogo é todo o espaço situado acima da área de jogo, livre de qualquer obstáculo, devendo medir, no mínimo, 7m de altura, a partir do solo. Nas Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve ser de, no mínimo, 5m a partir das linhas laterais e de 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de qualquer obstáculo, medido da superfície da quadra, deve ser de, pelo menos, 12,5m de altura.

1.2 SUPERFÍCIE DO JOGO 1.2.1 A superfície deve ser plana, horizontal, uniforme e não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia. Para Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, somente as superfícies de madeira ou sintéticas são permitidas. Qualquer outra superfície deve ser previamente aprovada pela FIVB.

1.2.2 Em quadras cobertas, a superfície de jogo deve ser de cor clara. Nas Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, exige-se que as linhas demarcatórias sejam brancas. O piso da quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes.

1.2.3 Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinação da superfície de jogo de 5mm por metro para drenagem. As linhas da quadra, feitas de material sólido, são proibidas.

1.3 LINHAS DA QUADRA

1.3.1 Todas as linhas têm uma largura de 5cm. Devem ser de cor clara, diferente das cores do piso da quadra e de quaisquer outras linhas.

1.3.2 Linhas de delimitação Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e laterais estão inseridas na dimensão da quadra de jogo.

1.3.3 Linha Central O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas iguais, tendo, cada uma, 9m x 9m. Esta linha estende-se por sob a rede, de uma linha lateral até a outra. 1.3.4 Linha de Ataque Em cada quadra, uma linha de ataque é colocada, a 3m do eixo da linha central, determinando a zona de ataque ( Regra 1.4.1). Nas Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a linha de ataque é prolongada em ambos os lados da quadra, pela adição de 5 pequenas linhas de 15cm de comprimento por 5cm de largura e com 20cm de afastamento entre cada uma, perfazendo um total de 1.75m de extensão.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Mto obrigada, completíssima e acrescentou outras informções que virião a ser uteis também.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Zecargill respondido 7 anos atrás
    Sou Prof. de Educação fisica e até hoje sei que a medida oficial é 18 metros por 9 .
    • 1
    • Comentário
  • Cris R. respondido 7 anos atrás
    A oficial é 36X18!
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear