Qual o verdadeiro papel dos enfermeiros?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • M.M respondido 7 anos atrás
Enfermagem é a atividade de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

Como profissão, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Dentro da enfermagem, entretanto encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio). Ambos são confundidos com o enfermeiro, mas são profissões distintas, possuíndo funções específicas.

Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.


ok
  • 6
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Butterfly respondido 7 anos atrás
    O enfermeiro faz "o meio de campo"? Não entendi!!
    O enfermeiro tem o seu próprio campo. Que é o cuidar e só!
    E prá quem acha q é pouco, procure o significado do têrmo cuidar e dê uma lida.
    E outra, não existe enfermeiro padrão, enfermeiro de nível superior e blá blá blá. É enfermeiro e ponto!!! E tão doutor qto os médicos, os advogados, os dentistas e outros profissionais de nível superior rsrsrs
    • 1
    • Comentário
  • JK respondido 7 anos atrás
    Cortando o "papo furado", vamos direto ao que interessa.
    Enfermeiros (as) são os profissionais que atuam no "meio campo", fazendo a ligação entre o pessoal técnico de enfermagem, os médicos, os pacientes e a administração dos hospitais ou clínicas.
    Precisam trabalhar com a arrogância de muitos médicos, que geralmente são maus profissionais.
    Precisam evitar que maus técnicos de enfermagem atuem sem supervisão de outros de melhor nível, diminuindo o risco para os pacientes.
    Precisam "trabalhar" o mau humor das pessoas que precisam ficar horas esperando por um atendimento que nem sempre é bom.
    Precisam interceder junto à administração em busca de melhorias para o ambiente de trabalho, que geralmente nunca vem,
    Enfim, são "pau-para-toda-obra", extremamente necessários e pouco valorizados.
    Aquela "viadagem" de que é preciso ter "AMOR" é pura bobagem, até porque amor não paga conta e por isso tantos profissionais se decepcionam com a profissão.
    Os enfermeiros precisam ganhar mais e ter sua profissão adequadamente varolizada.
    Não sou enfermeiro, porém é como vejo a coisa toda.

    JK

    Fonte(s):

    nenhuma
    • Taxa
    • Comentário
  • delauromarques respondido 7 anos atrás
    Apos ler a resposta dada por " Sal da Terra", nada mais tenho a dizer, pois ela em poucas palavras disse tudo e,muito mais do que eu poderia escrever.
    Meus parabens.
    • Taxa
    • Comentário
  • sal da terra respondido 7 anos atrás
    Olá Lika!
    O verdadeiro papel do enfermeiro é cuidar, sem fazer acepção, das pessoas enfermas, utilizando para isso, todos os seus conhecimentos científicos adquiridos.
    Sou enfermeira graduada e a maior lição que aprendi sobre essa linda profissão é que se vc não aprender a amar o seu próximo como a si mesma, não dá, desista.
    O ser humano enfermo fica sensível, carente e as vezes até agressivo, portanto temos que ter calma e paciência.
    Bjs e boa sorte. Sal.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear