O organismo retira glicogênio de um músculo para ceder a outro para manter o exercício?

Se eu fizer exercícios somente com as pernas, quando começar a faltar a glicose para estes músculos, baixar glicose que está no sangue, o organismo vai retirar a glicose de outros músculos ou pegará a gordura acumulada para manter a atividade física?

4 Respostas

Classificação
  • DMC
    Lv 7
    Há 1 década
    Melhor resposta

    O organismo, inicialmente, ,retira sua energia da glicose no sangue

    Quando a glicemia baixa, o corpo tende a usar glicogenio, sim - mas nao de outro musculo; o principal estoque de glicogenio no organismo é o fígado

    Apenas depois de depletados os estoques de glicogenio hepatico, será utilizada a gordura como fonte de energia , atraves de lipolise

    Em ultimo caso , serao utilizadas proteinas musculares para obtencao de energia, atraves de proteolise

    OBSERVE que essas fases nao sao perfeitamente delimitadas (se fosse assim , voce perdedria todos eu tecido adiposo antes de retirar energia dee musculos) Esses mecanismos se sobrepoem, mas a ordem em que eles vao sendo utilizados é mais ou menos essa

  • Há 1 década

    A dinâmica é bem conhecida, kkkk.

    Comprovações recentes.

    Ao exercitar as pernas esta produzindo ácido lácteo, este vai para a corrente sangüínea que irriga músculos em repouso. Ali o ácido lácteo é "recuperado" pelo glicogênio do músculo em repouso.

    Boa ajuda para atenuar a quantidade de ácido lácteo em atividades prolongadas.

    Boa Sorte!!!!!!!

    Fonte(s): http://www.surfmc.com Participe do grupo, sorteio dia 07/07/2007: http://br.groups.yahoo.com/group/surfmc/
  • Há 1 década

    Durante o exercício prolongado, ou seja, qdo o teor de glicose no sangue está baixo, o glicogênio, que é uma forma de armazenamento de glicose no músculo e, principalmente no fígado, é quebrado e a glicose é liberada no sangue para ser utilizada. Na baixa de reserva de glicose, o organismo passa então a utilizar ácidos graxos, advindos da queima da gordura (lipídeos), como fonte energética. Além disso, aminoácidos e proteínas também podem atuar como fontes de energia, mas isto ocorre em casos extremos como quadros de desnutrição.

    Fonte(s): Livro: Bioquímica Ilustrada. Autor: Pâmela
  • Há 1 década

    Geralmente em exercios contínuos de vários minutos, as reservas de glicogênio nos músculos se esgotam, um recurso usado do organismo e obter gligogenio depositado no fígado, esgotado estas reservas no fígado, em uma atividade aerobia o organismo usa lipídios como fonte de energia (Gorduras) valeu!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.