Qual o conceito de psicologia atualmente?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Bom, vou ser uma psicóloga...
então lá vai sua resposta...
se tiver paciência pra ler!

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente, e o comportamento humano e animal. Para estes fins há vários métodos, como a observação, estudos de caso, estudos em neuropsicologia entre outros estudos multidisciplinares. Outro objeto de estudo da psicologia são as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, chamados de patologia.
A psicologia procura explicar, prever e modificar os comportamentos.
A psicologia é uma ciência considerada das áreas sociais, ou humanas, portanto é estudada tanto em métodos quantitativos como em métodos qualitativos. Estes métodos aplicam-se ao estudo dos processos psíquicos, geradores de comportamentos. Os estudos clássicos em psicologia baseavam-se justamente nos comportamentos, que eram diretamente observados, que faziam com que o psicólogo inferisse um processo psíquico; porém, com os avanços das neurociências, na actualidade, também é possível, mesmo que rudimentarmente, estudar os processos psíquicos na sua origem. A introspecção é outro método para chegar aos processos conscientes, e a livre-associação aos processos inconscientes. Existem vários outros métodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais processos mentais.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Isabelita respondido 7 anos atrás
    Para cada pensador, há uma definição diferente: Freud, Jung, Adler, Skinner, etc. Se quiser um bom artigo sobre definição da Psicologia Analítica, veja o artigo abaixo:

    http://www.portaldapsique.com.br/Artigos...

    Boa sorte

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • marilia respondido 7 anos atrás
    No meu ponto de vista, a psicologia, hoje, deveria rever conceitos ultrapassados. Nos tempos de Freud e jung o mundo nao estva como hoje. Atualmente, alguns psicologos pensam saber tudo sobre determinado paciente, sem se lembrarem que cada cabeca eh um universo.Faliram, [e certo

    Fonte(s):

    Sim
    • 1
    • Comentário
  • Cláudio respondido 7 anos atrás
    Esta é uma pergunta de início deste curso na faculdade.
    Creio que deva ser uma ciência, que estuda as diversas modalidades de comportamento humano em diversas situações, e todas eles são analisadas por métodos específicos de acordo com a variação de cada comportamento humano.
    Acertei ? pois foi 1 chutão na lata.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear