Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

é verdade que na biblia fala da reencarnação como no caso de elias??

14 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

O ensinamento da reencarnação é antigo. Pitágoras foi o primeiro filósofo pagão a expor esta teoria. Segundo os Espiritualistas, reencarnação é a capacidade que o espírito de uma pessoa tem de encarnar novamente, em outro corpo, após a morte, com o objetivo de chegar ao grau máximo de perfeição. De acordo com a doutrina espírita, esta reencarnação pode acontecer no corpo de outro ser humano que está para nascer. Mas será que a reencarnação é uma doutrina Bíblica ensinada por Deus? Vejamos.

O patriarca Jó fez uma pergunta interessante: “morrendo o homem, porventura tornará a viver”? (Jó 14:14) Ele mesmo respondeu: “...tu(Deus) ao homem puseste limites, além dos quais não passará”.(Jó 14:5). “O homem, porém, morre, e fica prostrado, expira o homem, e onde está?”(Jó 14:10).

“...assim o homem se deita, e não se levanta: enquanto exibirem os céus não acordará, nem será despertado de seu sono”(Verso 12).

“...antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, para a terra das trevas e da sombra da morte...”(Jó 10:21).

“Porque dentro de poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei”(Jó 16:22)

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais”(Jó 7:9,10).

Porque que ao passarmos por um lugar, temos a sensação de que já estivemos ali?

Nossa mente é muito complexa. Ela pode facilmente nos passar a sensação de que já estivemos em determinado lugar, mesmo nunca tendo passado por perto. Porque? Simplesmente porque nossa mente já gravou um cenário “parecido”, que poderíamos ter visto em uma viagem, um desenho, etc.

O fato de “acharmos” que já estivemos em determinado lugar jamais poderá insinuar que exista a reencarnação, assim como uma pessoa, que nunca comeu um prato de lasanha poderá dizer: “acho que comi isto em outra vida”, pois a lasanha não existe desde a os tempos remotos; se assim o fosse, a lasanha também teria de “reencarnar”.

Quer dizer, então, que não existe reencarnação?

“Mortos não tornarão a viver...”(Isaías 26:14).

“Lembra-te (Deus) de que eles são carne, vento que passa e já não volta.(Salmo 78:39)

A Bíblia não pode errar porque é a palavra de Deus. Nela você não encontrará nenhuma palavra que sustente a reencarnação. As vezes, uma doutrina pode “parecer bonita”; mas a Bíblia diz que “há caminhos que ao homem parece direito, mas no final são caminhos de morte”(Provérbios 16:25), pois não estão em conformidade com os ensinamentos de Deus.

Apesar do homem preferir inventar seus próprios caminhos(como a reencarnação), Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida”(João 14:6; 5:40)

Em vez de ensinar a doutrina da reencarnação, a Bíblia ensina a doutrina da ressurreição dos mortos. Muitas pessoas se recusam a crer na ressurreição, mas preferem aceitar a reencarnação da alma porque acham absurda a ressurreição. A essas pessoas, Jesus pergunta: “Por que se julga incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos”?(Atos 26:8) E ele mesmo conclui: “E se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé . E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram”(1 Coríntios 15:16-18). Isto mostra-nos claramente que a Ressurreição de Jesus é a BASE de nossa fé , e se não tiver ressurreição não existe outro meio de vivermos novamente e irmos para o céu. O apóstolo Paulo tinha plena certeza de que “haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos”!•

• Há 1 década

Em 2 Reis 2:11, 12, o profeta Elias é descrito como “subindo aos céus no vendaval”. Os céus, aqui, referem-se aos céus atmosféricos, nos quais ocorrem vendavais, não aos céus espirituais da presença de Deus. Elias não morreu por ocasião desta ascensão, mas continuou vivo por alguns anos após o seu transporte celestial para longe do seu sucessor Eliseu. Tampouco ascendeu Elias aos céus espirituais quando faleceu, visto que Jesus, enquanto na terra, disse claramente que “nenhum homem ascendeu ao céu”.

Na realidade, nada nas Escrituras indica que se oferecesse aos servos de Deus uma esperança celestial antes da vinda de Cristo Jesus. Esta esperança surge pela primeira vez nas expressões de Jesus aos seus discípulos (Mt 19:21, 23-28; Lu 12:32; Jo 14:2, 3) e foi por eles plenamente compreendida apenas após Pentecostes de 33 EC. — At 1:6-8; 2:1-4, 29-36; Ro 8:16, 17.

Será que Elias se reencarnaria num futuro longinquo? Não.

Deus predisse por meio de Malaquias: “Eis que vos envio Elias, o profeta, antes de chegar o grande e atemorizante dia de Jeová. E ele terá de voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais; para que eu não venha e realmente golpeie a terra, devotando-a à destruição.” (Malaquias 4:5, 6) Elias viveu uns 500 anos antes de se proferirem estas palavras. Visto que esta era uma profecia, judeus do primeiro século EC estavam na expectativa do seu cumprimento com a vinda de Elias. — Mateus 17:10.

Então, quem era este vindouro Elias? Sua identidade foi revelada quando Jesus Cristo disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é o alvo para o qual os homens avançam impetuosamente, e os que avançam impetuosamente se apoderam dele. Pois todos, os Profetas e a Lei, profetizaram até João; e, se quiserdes aceitá-lo: Ele mesmo é ‘Elias, que está destinado a vir’.” Deveras, João, o Batizador, foi o predito equivalente de Elias. (Mateus 11:12-14; Marcos 9:11-13) Um anjo dissera ao pai de João, Zacarias, que João teria “o espírito e o poder de Elias” e iria “aprontar para Jeová um povo preparado”. (Lucas 1:17) O batismo realizado por João era um símbolo público de que a pessoa se arrependera dos seus pecados contra a Lei, a qual devia conduzir os judeus a Cristo. (Lucas 3:3-6; Gálatas 3:24) O trabalho de João, portanto, ‘aprontou para Jeová um povo preparado’.

A obra de João, o Batizador, como “Elias”, mostrou que estava próximo um “dia de Jeová”. A proximidade deste dia, em que Deus agiria contra os seus inimigos e preservaria seu povo, também foi indicada pelo apóstolo Pedro. Ele salientou que os acontecimentos milagrosos ocorridos no Pentecostes de 33 EC foram um cumprimento da profecia de Joel, a respeito do derramamento do espírito de Deus. Pedro mostrou que isso teria de acontecer antes do “grande e ilustre dia de Jeová”. (Atos 2:16-21; Joel 2:28-32) Foi em 70 EC que Jeová cumpriu a sua Palavra por fazer os exércitos romanos executar o julgamento divino contra a nação que havia rejeitado o Filho dele. — Daniel 9:24-27; João 19:15.

Portanto, a Bíblia não diz sobre reencarnação e nem que isso seja o caso de Elias.

• Há 1 década

Segundo a Biblia Elias não morreu (foi transladado aos céus). Portanto não pode reencarnar.

abs

• xixa
    Lv 7
    Há 1 década

Oi.

Fala mais, aqui cito alguns exemplos.

Na bíblia

- O povo julgava que Jesus fosse Elias, Jeremias ou outro profeta (Mateus: 16).

- Jesus se refere a João Batista como reencarnação de Elias (Mateus: 11)

- Jesus disse a Nicodemos que é preciso nascer de novo para ganhar o Reino de Deus. (João:3)

xixa

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Jamais o cristianismo falou em reencarnação.

Quem mencionou tal fato foram os judeus, achando que João Batista e Jesus eram reencarnação de Elias eles acharam e não os CRISTÃOS.

ligado01@yahoo.com.br

• Há 1 década

Quer saber Rafa!!!

Eua ando de SACO cheio dessas certezas religiosas!!!!

Todo mundo tá com a razão!!!

Mais ninguém prova nada!!!

Se Elias reecarnou me mostra onde ele está que eu quero conhece-lo!!!

Se foi pro céu ele não voltou pra contar!!!!

Se foi pro inferno também não!!!!

O fato é que ele morreu!!!!!

Aceitem isso deixem o cara em paz!!! Ele não deve estar nem ai pra todos nós!!

É isto!! Um abraço!!!

• Há 1 década

Elias não morreu, por isso não se pode dizer que ele reencarnou.

Elias foi elevado ao céu em uma carruagem de fogo.

(2 Reis 2.9-14)

• Há 1 década

Eu estou é achando que ninguém conseguiu interpretar a Bíblia no seu real significado! Cada um quer estar com a razão, mas ninguém entra em um consenso!

• Anônimo
    Há 1 década

mentira total, a biblia diz que ao homen é dado morrer uma vez vindo depois o Juizo.

• Há 1 década

Não, não é verdade... Se Elias reencarnou, cadê ele? Elias foi elevado aos céus mais até hoje ele não regressou para contar como foi....

A bíblia é muito clara sobre isso, agora que as outras seitas queiram reafirmas suas loucas doutrinas na bíblia, é outra historia!

Alias... Quero ver alguém que reencarnou provar alguma coisa...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.