Qual o significado da palavra folclore?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
O folclore é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além das normas e valores que se transmitem oralmente, passando de geração em geração.

Sds,

Classificação e comentário do autor da pergunta

1 de 5
boa resposta
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (8)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • . respondido 7 anos atrás
    sabedoria popular, costumes
    abração baby
    • Taxa
    • Comentário
  • ♥ DoCi Di MoLaNgO ♥ respondido 7 anos atrás
    É o conjunto ou estudo das tradições, crenças ou conhecimentos de um povo, expressos em suas lendas, canções e costumes.
    • Taxa
    • Comentário
  • Fernando respondido 7 anos atrás
    Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.
    • Taxa
    • Comentário
  • Jhonny R respondido 7 anos atrás
    A palavra é compostapor folk que significa povo e lore que significa sabedoria, isto é, a manifestação do que é costume do povo. Seria uma espécie de senso-comum, visto que a sabedoria popular não é baseada em estudos cientificamente comprovados, são as tradições perpetuados por gerações.
    • Taxa
    • Comentário
  • nono respondido 7 anos atrás
    A palavra significa tradições de povos ou seja a cultura
    de um povo .
    • Taxa
    • Comentário
  • marck 23 respondido 7 anos atrás
    Vem do inglês Folk+Lore.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lara Johnson respondido 7 anos atrás
    O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.

    À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.

    No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rayssinha respondido 7 anos atrás
    FOLCLORE= é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios e canções.

    HISTORIA DO FOLCLORE:
    O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.

    À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.

    No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.


    CARACTERISTICA DO FATO FOLCLORICO:
    Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve apresentar as seguintes características:

    Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente.
    Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
    Anonimato: não tem autoria.
    Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer.
    Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato.
    Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
    Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
    As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.

    LINGUAGEM:
    As principais manifestações do folclore na linguagem popular são as seguintes:

    Adivinhações: também chamados de adivinhas. Consistem em perguntas com conteúdo dúbio ou desafiador.

    Exemplos de adivinhas

    'O que é o que é???'

    1. Está no meio do começo, está no começo do meio, estando em ambos assim, está na ponta do fim?
    2. Branquinho, brancão, não tem porta, nem portão?
    3. Uma árvore com doze galhos, cada galho com trinta frutas, cada fruta com doze sementes?
    4. Uma casa tem quatro cantos, cada canto tem um gato, cada gato vê três gatos, quantos gatos têm na casa?
    5. Altas varandas, formosas janelas, que abrem e fecham, sem ninguém tocar nelas?

    Respostas:

    1. A letra M
    2. Ovo
    3. Ano, mês, dia, hora
    4. Quatro
    5. Olhos



    Parlenda: são palavras ordenadas de forma a ritmar, com ou sem rima.
    Provérbios: ditos que contém ensinamentos. Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão. A fome é o melhor tempero. Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão. Pagar e morrer é a última coisa a fazer.
    Quadrinhas: estrofes de quatro versos sobre o amor, um desafio ou saudação.
    Piadas: fatos narrados humorísticamente.
    Piada ou Anedota é uma história curta de final geralmente surpreendente e engraçado com o objetivo de causar risos ou gargalhadas (ou sensação de) no leitor ou ouvinte. É um tipo específico de humor que, apesar de diversos estilos, possui características que a diferenciam de outras formas de comédia. Joãozinho é um nome genérico que se utiliza em piadas que envolvem um garotinho que faz perguntas ou comentários que provocam espanto em adultos. Esse é o nome utilizado no Brasil e em Portugal, mas esse contexto de piada também é utilizado em outros países. Há uma variação, que é Juquinha.

    Os nomes mais populares são: Little Johnny (Estados Unidos), Jaimito (Espanha), Pepito (México), Vovochka (Rússia), Pepíček (República Tcheca), Pierino (Itália) e Toto (França).

    Exemplo

    O Joãozinho vai com sua irmã visitar a avó:
    — Vovó, como é que as crianças nascem?
    — Bem, as cegonhas trazem as criancinhas no bico, meus netinhos.
    Joãozinho cochicha para a sua irmã:
    — E aí, o que é que você acha? Contamos a verdade para ela?
    Literatura de Cordel: livrinhos escritos em versos, no nordeste brasileiro, e pendurados num barbante (daí a origem de cordel), sobre assuntos que vão desde mitos sertanejos às situações social, política e econômica atuais.
    Frases prontas: frases consagradas de poucas palavras com significado direto e claro.

    Frase de pára-choque: Trabalho com minha família para servir a suaFrases de pára-choque de caminhão: frases humorísticas ou religiosas que caminhoneiros pintam em seus pára-choques.
    Trava-Língua: É um pequeno texto, rimado ou não, de pronunciação difícil.


    AKI TEM MAIS DO QUE VC PEDIU....
    AKI.. PODEMOS ENCONTRAR A HISTORIA I ETC...
    MAS O "SIGNIFICADO" ESTA NO COMEÇO...
    BEIJOSS!!
    ESPERO TER AJUDADOO BABYY!!
    BYYEE...
    BY:Rayssinha♥♥

    Fonte(s):

    ☼ ♥ ☼
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear