Brenao perguntou em SaúdeSaúde Masculina · Há 1 década

A calvice começa com quantos anos no minimo? Tem algum exame que eu possa fazer para saber se vou ficar calvo?

por favor dêem suas respostas se souberem!

9 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Calvice Masculina

    • Tipos de calvície

    A quase totalidade dos casos de calvície masculina é de origem genética e hormonal: é a chamada alopécia androgênica masculina ou simplesmente calvície. Outro distúrbio que é relativamente freqüente é a alopécia areata ou pelada: neste caso áreas geralmente ovaladas sem cabelo podem surgir em qualquer local do cabelo, barba, sobrancelhas ou até em outras partes com pêlos do corpo. É em geral autolimitada e desencadeada pelo stress. Em casos extremos pode atingir todo o cabelo e pêlos do corpo. Alguns tipos de micoses no couro cabeludo como a tinea cáptis podem simular uma calvície pois o fungo "quebra" a haste do cabelo originando placas de cabelo muito curto. É mais comum em crianças. Em negros existe um tipo de quelóide na nuca que pode evoluir para calvície e cicatrizes inestéticas: é a foliculite decalvante de couro cabeludo. Infecções bacterianas do couro cabeludo, quando muito severas podem evoluir com cicatrizes e por fim áreas de alopécia (calvície) cicatricial. Por fim a calvície pode ser conseqüente a agressões no couro cabeludo que ao cicatrizarem deixam também uma área de alopécia como após acidentes ou queimaduras. Também doenças de pele como esclerodermia ou lupus podem deixar área de calvície cicatricial.

    • Fatores que influenciam

    Sem dúvida o stress piora qualquer coisa, inclusive a queda de cabelo. Logo, uma vida com lazer e esporte bem dosados é sem dúvida benéfica, não só para os cabelos, mas para o ser como um todo. A dieta também é um fator fundamental: vitaminas do complexo B, óligo-elementos como Zinco e Cobre e também o Ferro são muito importantes. O cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína. Portanto dietas pobres em proteínas ou de baixo valor biológico afetam e muito a vitalidade dos cabelos, o que geralmente ocorre em regimes sem supervisão médica. Suplementos alimentares e complexos multi-vitamínicos podem colaborar para quem vive naquela correria e nem sempre pode dispor de uma dieta balanceada e natural. Outras doenças: logicamente se o indivíduo tem alguma outras doença no couro cabeludo haverá uma somatória desfavorável dos efeitos. Problemas como alergias ou dermatite seborreica podem agravar a queda de cabelo.

    • Alopécia androgênica masculina

    A característica básica é o afinamento progressivo dos fios de cabelo na área acometida (entradas, topo e coroa) e cabelos absolutamente normais nas áreas não afetadas (região lateral e posterior Šocipital‹ da cabeça). Nos locais atingidos pela calvície os cabelos podem apresentar desde um menor volume ou diminuição na velocidade de crescimento, até um dramático afinamento dos fios de cabelo (miniaturização) que em casos extremos podem ser visualizados apenas ao microscópio, dando a sensação de que não há cabelo no local. Quer dizer que mesmo num homem com calvície avançada, sempre haverá fios de cabelo remanescentes no local, desde fios esparsos até apenas uma penugem ou mesmo microscópicos fios invisíveis a olho nu. Mas, o que causa a calvície masculina é a presença associada do hormônio sexual masculino DHT agindo sobre um cabelo geneticamente susceptível. O DHT, desta forma, age sobre o cabelo dessas regiões susceptíveis, causando um lento e progressivo afinamento. É como se estivesse envenenando pouco a poucos cabelos. Note que este processo de calvície ocorre somente nas áreas susceptíveis do couro cabeludo, poupando assim as laterais e a região posterior do couro cabeludo. O motivo desta predileção é desconhecido. Mas este é sem dúvida o fato que possibilita o sucesso do transplante capilar, pois colocamos um cabelo não susceptível a este afinamento num local onde antes havia um cabelo susceptível. O resultado é um cabelo que cresce normalmente e não sofrerá ao longo do tempo a ação hormonal. Ou seja, colocamos uma "semente" forte numa "terra" que já era boa. Incidência: A calvície masculina pode-se iniciar logo após a puberdade, mais é geralmente mais evidente após os 25-30 anos. Hoje, como os homens estão assumindo mais sua vaidade, eles têm procurado um tratamento preventivo e tentando assim evitar a calvície. Quando não é possível evitar ou o processo já avançou muito, a restauração capilar cirúrgica é então indicada. Note que, como este tipo de calvície não é uma doença, mas possui forte apelo estético, a necessidade de tratamento, qualquer que seja ele, é definido pelo próprio paciente.

    • Graus de calvície

    A alopécia androgênica masculina pode necessitar apenas tratamento clínico, cirúrgico ou ambos. Depende do grau da calvície. Em geral, a calvície se inicia pelas entradas, com um afinamento dos fios de cabelo e por fim com a queda progressiva destes e a substituição por fios cada vez mais finos até chegar a uma fina penugem (Norwood graus I e II) . As laterais da cabeça na região das entradas também são freqüentemente atingidas. Depois, as "entradas" tendem a se fundir logo atrás do "topete", deixando uma "ilha" de cabelo (Norwood graus III, IV e V). Com o avanço das entradas, uma rarefação e afinamento na coroa começam a ser percebidos e por fim, ocorre uma fusão das entradas com a coroa (Norwood IV a VII). Alguns pacientes apresentam uma calvície que se inicia pela "coroa" (Norwood III vértex) e somente depois atinge as entradas. Outros, ao invés das clássicas "entradas", apresentam um recuo total uniforme da linha anterior do cabelo, e "aumentando" a testa progressivamente (Norwood IIa, IIIa, IVa e Va). Somente depois atinge a coroa. Outros podem apresentar uma calvície de início mais difuso, atingindo o topo da cabeça e poupando a linha da frente, como geralmente ocorre na calvície feminina (classificação de Ludwig, I a III).

    • Faça login para comentar as respostas
  • israel
    Lv 6
    Há 4 anos

    Confira depoimentos reais de pessoas que utilizaram esse produto, bem como, seus respectivos "antes e depois".

    Cliquer neste link: http://bit.ly/remedioetratamentoparacalvice

    Mais cabelos, menos angústiaFollixin: a sua melhor escolha

    Os ingredientes da fórmula avançada de Follixin atuam de dentro para fora e oferecem os micronutrientes necessários para formação e sustentação de novos fios de cabelo.

    • 1Revitaliza folículos e raízes capilares

    • 2Torna os fios fortes e saudáveis

    • 3Não tem efeitos colaterais

    • 4Satisfação garantida

    CONFIRA NO SITE OFICIAL http://bit.ly/remedioetratamentoparacalvice

    Ou no youtube https://youtu.be/Cd0KSlecyFE

    Youtube thumbnail

    • Faça login para comentar as respostas
  • DeBbY
    Lv 4
    Há 1 década

    Acho que na maioria das vezes a calvice é hereditario, porém para saber se você pode ficar careca ou não dê uma boa olhada na sua propria familia e observbando você tera sua resposta!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    se o casa for ereditario voce começa a notar apos os 22 anos.. oi se for normal apos aos 33 anos...

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Acho que não, mas se quiser ter uma idéia é só observar seu pai ou irmão mais velho, se eles forem calvos fatalmente você também será.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Tem gente que começa bem cedo, talvez tenha algo a ver também com a genética.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Infelizmente este exame não existe. Não se pode prever o início da calvicie, mas pelo menos já se sabe que é hereditária. Uma questão de genética. Bjus.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    A minha começou com 21 anos, tentei vários tratamentos mas não houve meios de impedir, meu pai também é.

    O Melhor exame e ver se alguem da familia, pai, tios, ou avós são.

    abraços

    @

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Cada caso é um caso.

    Nem pense nisso senão você fica CARECA.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.