Qual a diferença entre cromatina e cromossomo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos. Ou seja, eles são praticamente a mesma coisa, porém com estruturas diferentes. O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
  • 5
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Márcio Andrei respondido 7 anos atrás
    O cromossomo é a cromatina condensada. Ela deve se condensar para facilitar a distribuição do material genético entre as novas células que serão originadas na divisão celular (mitose ou meiose)
    • 1
    • Comentário
  • campesino123 respondido 7 anos atrás
    Quando a célula não esta em divisão, os cromossomos apresentam-se como fios muito finos, dispessos no nucleoplasma recebendo o nome de cromatina.
    Os cromossomos só se tornam bem visiveis individualizados ao microscópio óptico durante a divisão celular quando sofrem um processo chamado condensação. Neste processo, tornam-se mais curtos e mais espessos, que facilita a visualização.
    • Taxa
    • Comentário
  • priscillagasparetto respondido 7 anos atrás
    A cromatina e o cromossomo apesar de apresentarem a mesma composicao quimica ,ou seja,formados de oito histonas (proteinas) envolvidas em uma unica molecula de DNA .Apresentam diferencas morfologicas e fisiologicas.
    A cromatina esta presente no periodo de interfase do ciclo celular apresenta-se desispiralizada (não condensada) e ativa ;enquanto o cromossomo caracteristico da divisào celular encontra-se espiralizado e inativo.
    • Taxa
    • Comentário
  • samara respondido 1 mês atrás
    a diferensia é que cromatina é uma coisa e cromosomo é outra kkkk ...pareii.... é q ´´´´´eu tbm não sei kkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Taxa
    • Comentário
  • jjuliano.lopes respondido 7 anos atrás
    a difernça e que uma se encontra condensadae a outra não
    • Taxa
    • Comentário
  • cristal9deluz5 respondido 7 anos atrás
    Yahoo! E-mail Olá, cristal9deluz5 [Sair, Inf. conta] Início - Ajuda
    Yahoo!
    Web | Imagens | Vídeos | Notícias | Shopping | Mais »
    Em toda web Somente páginas em português
    Yahoo! Respostas Busca avançada | Preferências
    Web

    1 - 10 de 50.800 sobre cromatina | Filtro Familiar desativado
    RESULTADOS DA WEB

    1.
    A Base Cromossômica da Hereditariedade
    NÚCLEO CELULAR - Cromatina. O termo cromatina (croma, cor) designa porções ... A cromatina é constituída por desoxirribonucleoproteína, que se apresenta em ...
    www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/c... - 4k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    2.
    Cromatina - Wikipédia
    Em biologia, chama-se cromatina ao complexo de DNA e proteínas que se encontra ... As principais proteínas da cromatina são as histonas. ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Cromatina - 16k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    3.
    Cromatina
    Bem-vindos à servidora cromatina. Lab. de Biodados, Biologia Celular & Desenvolvimento ... Disciplina de pós-graduação Estrutura e Função na Cromatina ...
    cromatina.icb.ufmg.br - 28k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    4.
    Fichário Online - Biologia - Cromatina
    Conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa ... SOBRE O FICHÁRIO ONLINE DIREITOS BIBLIOGRAFIA CONTATO POLÍTICA DE PRIVACIDADE ANUNCIE IMPRENSA ...
    www.ficharionline.com/biologia/pagina_ex... - 9k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    5.
    Gallus gallus (PDF)
    como a compactação da cromatina dos espermatozóides, não são ... (x) (patologia morfológica) e cromatina geralmente clara (y), acompanhando também ...
    www.fumvet.com.br/novo/revista/n4/554-56... - 817k - Ver como html - Buscar somente neste site - Salvar
    6.
    Resumo do seminário
    Remodelamento da cromatina pela RNA polimerase. A cromatina consiste em ... As mudanças na estrutura da cromatina que acompanha a ativação e repressão ...
    www.unb.br/ib/cel/disciplinas/biomol1/se... - 13k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    7.
    Cromossomo - Wikipédia
    3 Cromatina. 4 Números de cromossomos em diferentes espécies. 5 Cariótipo. 6 Ver também ... cromatídeos (filamentos de cromatina condensada) tornam-se ...
    pt.wikipedia.org/wiki/Cromossomo - 36k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    8.
    A Base Cromossômica da Hereditariedade
    Dentre os elementos distingem-se o nucléolo e a cromatina. ... Entre as malhas do nucléolo observa-se cromatina. ... material nuclear (cromatina) perde a ...
    www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/b... - 7k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    9.
    CrazyMania - Biblioteca
    A Biblioteca do Portal CrazyMania aborda varios temas da educação ... existe um pequeno corpúsculo de cromatina que não aparece nas células do sexo masculino. ...
    www.superzap.com/biblioteca/?cat=biologi... - 22k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar
    10.
    Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science ...
    ... e celular, e compactação da cromatina nuclear das espermátides, sendo que as ... e citoplasmático e do padrão de cromatina, e caracterização do flagelo e corpos ...
    scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&... - 35k - Em cache - Buscar somente neste site - Salvar