nunes perguntou em EletrônicosCâmeras Fotográficas · Há 1 década

pra que serve o ISO das cameras digitais?

27 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Em poucas palavras, ISOs maiores (800, 1600) permitem que você possa tirar fotos com pouca luz evitando que a sua foto saia tremida; ISOs menores são adequados para ambientes com muita luz, evitando que a sua foto saia "estourada". O ISO que serve para ambientes claros, normais, é o ISO 100.

    • Boa resposta que realmente explica detalhado para leigos como eu.Obrigado

  • Há 1 década

    Antigamente o ajuste de ISO nas máquinas fotográficas com filme também era chamado de ajuste de ASA, e os dois seguiam numerações diferentes. O ISO era medido em graus e a ASA era indicada na mesma nomenclatura que conhecemos nos dias atuais. Então se adotou o nome ISSO, mas com a numeração de ASA. Basicamente, a palavra ISO vem do grego isos, que significa igualdade. Essa terminologia foi criada pela International Organization for Standardization, uma organização mundial que cria normas para que o mundo possa trabalhar com os mesmos padrões de qualidade. Assim, o ISO 5800:1987 determina qual é a sensibilidade à luz que cada filme deve ter. Por falar nisso, alguém já poderia ter pensado em ISO para os calçados também, não?

    Enfim, em poucas palavras, o ISO é o que determina quanta luz é necessária para se tirar uma foto. Quanto maior for o número do ISO, mais sensível e menos luz será necessária para captar uma imagem.

    Aí então vem a pergunta: então por que não usamos sempre o maior ISO? E a resposta é que para cada aumento da sensibilidade, um pouco da qualidade da imagem se perde, além de aumentar a quantidade de informações (tamanho do arquivo) de uma única imagem.

    Antigamente, essa perda de qualidade era conhecida como “granulação”, já que ficava fácil notar os grãos ou pontos que compunham a foto. Hoje em dia o problema que ocorre é o mesmo, mas ficou conhecido pelo nome de “ruído”.

    De maneira geral, a recomendação é usar o menor ISO possível se você estiver em um dia ensolarado. Isso vai gerar imagens com cores vibrantes, céus bem azuis e boa tonalidade de pele. Para dias nublados e ambientes internos com iluminação razoável, use ISO 400. Para eventos noturnos em que não é possível segurar a câmera imóvel por um longo período, use ISO 800, com ou sem flash.

  • Em câmeras que fazem uso do filme tradicional o número de ASAS de um filme respondia por sua velocidade. Filmes de maior sensibilidade tinham um número de ASAS maior. Exemplo: um filme de 125 ASAS era menos sensível que um de 400 ASAS. Quanto maior o número de ASAS mais sensivel era o filme.

    Com o advento das câmeras sem filme, os sensores eletronicos que estas usam trabalham com números ISO ao invés de ASAS. O princípio é o mesmo. Quanto maior o número ISO mais sensível está o sensor eletrônico da câmera.

    Cuidado. Muita sensibilidade aumenta o que se chama de granulação nas fotos. Na minha época de fotografo amador gostava muito do filme EKTAR 25 ASAS da Kodak, pois o mesmo permitia fotos coloridas, com grande ampliação, práticamente sem granulação. Tinha-se que usar tripés pois o tempo de exposição tinha que ser mais longo.

    Abraços.

    Fonte(s): Popular Photography.
  • Há 1 década

    ISO é a sigla da Organização Internacional de Padronização.

    o ISO na fotografia corresponde a Fotosensibilidade do filme, ou seja, da sensibilidade do filme ao receber luz. Quanto Maior o ISO, maior a sensibilidade e maior a Gama de Cores.

    A Escolha do ISO ideal deve ser baseada no Uso da Câmera, ambientes muito iluminados requerem ISO menor, ou então ajustes que a própria Câmera pode oferecer, como Diafragma (controla a intensidade de luz que atingirá o filme) e Obturador (controla o tempo de exposição do filme a Luz absorvido pela Objetiva). A Câmera analógica depende do ISO para indicar a boa regulagem do Obturador e Diaframa através do Fotômetro (esses itens são mais comumente encontrados em câmeras de Pequeno formato do tipo Reflex), um ISO maior é melhor para a Produção de uma Fotografia em Movimento, pois pelo fato de o Filme ter maior sensibilidade precisa de menos tempo pra registrar imagens, evitando assim os ruídos na foto (rastro de movimento).

    Entendendo o que é o ISO, nas câmeras digitais você pode simular o ISO do Filme, mas o ISO maior não trará melhor qualidade das fotos, pois um ISO maior produz maior granulação da foto, não sendo adequado para ampliações muito grandes. O ISO permitirá uma gama de efeitos e cores diferenciada conforme a necessidade. o Contraste é melhor nos filmes com maior ISO, mas as cores são menos Fortes, principalmente o preto.

    Espero ter ajudado

    Fonte(s): Aulas de Fotopublicidade Aplicada na Faculdade.
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    A indicação de ISO nas câmeras digitais segue a mesma regra das câmeras convencionais: Quanto maior o ISO maior é a granulação do filme, fazendo com que a foto perca a definição quando ampliada (dependendo do ISO, acima de 400, por exemplo, a perda da definição é ainda maior.

    No entanto, o conceito de perda de definição pode ser entendido subjetivamente, uma vez que os pontos visíveis da granulação do filme pode até ser uma expressão artística.

    Faça esse teste: Pegue dois desenhos pequenos e vazios (preferencialmente rosto de pessoas) e preencha um deles com pontinhos de caneta esferográfica fina (0,5 a 0,7) e outro com pontinhos de caneta tipo hidrográfica (com ponta bem mais "grossa"). Não é para "pintar o desenho". É só para preencher com pontos.

    Observe-os agora. Você notará que no primeiro os pontos ficaram mais "juntinhos" enquanto que no outro os pontos parecem relutar em se unir. Essa sensação se dá porque os pontos maiores ficam mais visíveis. Isso é granulação (nos filmes convencionais) conhecido como ISO. Quanto maior o ISO, maiores serão os pontos e mais perceptíveis ficarão aos nossos olhos. Esses pontos "grandes" no foto são chamados de perda de definição.

    Então, grave isto 1:

    Se você não vai ampliar muito as suas imagens tenha liberdade para usar ISO de 200 a 400 (não mais que isso!) a não ser que você esteja em um teatro onde o uso do flash além de desrespeitoso é muito deselegante. Nesse caso, use preferencialmente ISO de, no mínimo, 800.

    Grave isto 2:

    Em ambientes externos com muita luz use ISOs menores com ou sem flash (no máximo ISO 100). Em ambientes internos com luz use entre ISO 200 e 400 com flash (o mesmo se aplica em imagens com movimento).

    Lembre-se: Em fotografias à contra-luz (principalmente sob o Sol) use o flash para evitar as sombras (horríveis) no rosto e no máximo ISO 100).

    Para finalizar:

    O conceito de sensibilidade se refere à velocidade com que o filme “reage” à luz. Se o ISO é alto (acima de 400, por exemplo) torna-se possível fotografar uma pessoa correndo sem “manchar” a imagem, ou um carro e até mesmo um avião em movimento e “congelar” a imagem. Quanto menor o ISO, maior tempo de exposição se faz necessário para “captar” a imagem ou “reagir” a escassez de luz.

    Então, daqui pra frente você vai entender que fotografando com ISO acima de 400 você está fotografando com “alta velocidade”.

  • Há 1 década

    o Iso serve para determinar a sensibilidade de captção da luz, um iso lento (baixa sensibilidade) capta lentamente a luz..e serve para captar senas com pouca luz, o iso rapido ( muito sensivel),capta rapidamente a luz e serve para senas com muita luz. Claro que temos que jogar com a velocidade!

  • O ISO, e um órgão que controla a qualidade do produto.

    Me desculpe se errei esta mas continuo pensando que e isto...

    Fonte(s): Bem, eu estudei tantos Orgaos Governamentais e nao, que acho que o ISO, e mais um...
  • Há 1 década

    è um sistema universal de controle de qualidade que permite geriri a intencidade da luz capitada pela lente da máquina, inclusive das que operam com filme, as mais simples recebem as classificações iso100, iso 200, e isso 400 as avançadas 800, 1200, e 1600.

  • Há 1 década

    No mundo globalizado e vivendo do consumismo como o que vivemos, tudo é marketing! ISO disso, ISO daquilo; são apenas formalidades para demonstrar ao cliente que o produto daquela marca tal..., é reconhecido como sendo bom,ecologicamente fabricado,higiênicamente selecionado e por aí vai. Entendeu para que serve ISO?

  • Há 1 década

    Xi cara, acho que num sei... Bom, as cameras normais serve para controlar qualidade da foto, entrada de luz, acho que na digital é a mesma coisa. Exite o filme ISO 100, 200, 400 por exemplos. O filme ISO 400 é o melhor que tem para tirar fotos à noite, com ele as fotos saem com mais clareza, mais nítidas, na meia luz, no escuro, na sombra. Tô chegando a conclusão que os ISO nas máquinas digitais é pra mesma coisa, se vc ajustar a máquina p/ o 400, por exemplo, vc terá fotos mais nítidas de noite, na sombra, na meia-luz, creio que é isso aí mesmo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.