O que sao fontes historicas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • neto respondido 7 anos atrás
resposta
resumo sobre fontes historicas=O estudo do passado não pode ser feito directamente, mas de forma mediada através dos vestígios da actividade humana, a que é dado o nome genérico de fontes históricas. Embora com ligeiras cambiantes no significado, também se utilizam termos como documentos, testemunhos, vestígios ou monumentos. As fontes podem ser classificadas segundo vários pontos de vista, mas vamos aqui referir apenas as fontes materiais, as escritas, as iconográficas e as orais. As fontes materiais ou documentos figurados, constituem os vestígios materiais da actividade humana e que incluem as fontes arqueológicas em geral, os instrumentos de trabalho, os monumentos, as moedas, entre muitas outras. Algumas ciências auxiliares da história são dedicadas a este tipo de fontes, como a Arqueologia, a Numismática e a Sigilografia. No campo da História da Farmácia, estas fontes são muito importantes e incluem aquelas (almofarizes, potes de outros artefactos de farmácia) a cuja conservação se dedicam os museus de farmácia. As fontes escritas são geralmente as de utilização mais geral e distinguem-se entre si pelo suporte e técnica utilizados na escrita. No estudo das épocas Moderna e Contemporânea, as fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritas (uma carta de boticário, uma receita) e impressas (uma farmacopeia, um periódico farmacêutico). Das fontes escritas se ocupam ciências auxiliares como a Paleografia, a Filologia, a Epigrafia, a Papirologia, a Diplomática. As fontes iconográficas são as que representam imagens (uma gravura, uma fotografia, um filme). As fontes orais incluem toda a informação e tradição que é conservada na memória dos indivíduos e transmitida oralmente de uns para outros. Estas fontes são particularmente importantes no estudo da história dos povos primitivos

Source:

  • 6
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • camila.calegario respondido 7 anos atrás
    Na verdade, fontes históricas são todos os tipos de instrumentos que nos diz algo sobre a nossa história ou a história do mundo. Que nos informa evidências ou possíveis aontecimentos sobre algo.
    Alguns exemplos são fóseis, a prosa, poesia, artefatos,entre outros.

    Espero que tenha resolvido algo!!
    • 10
    • Comentário (1)
  • Vaninha respondido 7 anos atrás
    são tudo aquilo que pode ajudar a pesquisar a história,tais como documentos,fotografias,utensílios,cartas...
    • 4
    • Comentário
  • maria celia mg respondido 7 anos atrás
    Fontes históricas: são os documentos jurídicos e coleções coletivas do passado que, mercê de sua sabedoria, continuam a influir nas legislações do presente. Como exemplo, poderiam ser citados: a Lei das Doze Tábuas, em Roma; o célebre Código de Hamurabi, com sua pena de talião, na Babilônia; a famosa compilação de Justiniano etc. São fontes históricas do Direito brasileiro, por exemplo, o Direito Romano, o Direito Canônico, as Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, o Código de Napoleão, a legislação da Itália fascista sobre o trabalho.
    • 4
    • Comentário
  • Victor respondido 1 semana atrás
    Sao tudo aquilo que e hístorico tipo fotos,fossies,cartas e etc.e nos mostra mas sobre os acontecimentos que ocorreram no mundo.
    • Taxa
    • Comentário
  • erlon respondido 2 meses atrás
    e tudo aquilo que se tem resposta
    • Taxa
    • Comentário
  • Agamemnon respondido 7 anos atrás
    Poderia falar Referência histórica.
    Ou seja da onde vc tira informações
    Por ex: um livro.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear