Quais os bebeficios de se comer muita banana?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Alguns psiquiatras estão fazendo uma surpreendente recomendação para pessoas que sofrem de depressão: complementar os tratamentos convencionais com o consumo de bananas.
A fruta aumenta os níveis de serotonina na conexões entre os neurônios.
A serotonina, como se sabe, é um neurotransmissor que contribui para a sensação de bem-estar psíquico.
A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração.

Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia.

É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural.

Mas a preferência dos atletas tem também uma outra razão: as cãibras, dolorosas contrações espasmódicas dos músculos.

Segundo o dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana por ter grandes quantidades de potássio alivia as cãibras e, por isso, a recomenda aos esportistas.

A composição da dieta do brasileiro piorou na última década, alertam especialistas. De 1988 para cá, o consumo de gorduras aumentou, enquanto o de verduras e frutas ficou estável ou diminuiu mais ainda em diversas regiões do país.

"A maioria das pessoas, incluindo os idosos, não tem muita vontade de comer esses alimentos", disse a nutricionista Ileana Mourão Kazapi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Hipertensão

Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina.

Em termos de fruta como fonte de potássio, a banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em gordura.

A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças relacionadas à pressão sangüínea.

Essa afirmação poderá até constar do rótulo da fruta nos Estados Unidos, depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos aprovaram os estudos apontando os benefícios da banana.

"Dietas contendo alimentos que representam boas fontes de potássio e pobres em sódio podem reduzir os riscos relacionados à pressão sangüínea e de derrame," diz o rótulo. "Agora podemos confirmar que há uma correlação direta de saúde entre o consumo de banana, e ingestão de potássio e pressão sangüínea baixa," declarou Tim Debus, vice-presidente da International Banana Association, citado pela agência de notícias Reuters.

Um estudo endossado pela Sociedade Americana de Hipertensão comparou os efeitos anti-hipertensivos de uma dieta com redução de sódio e outra denominada DASH, Dietary Approaches to Stop Hypertension, baixa em gorduras e rica em frutas, vegetais, fibras e minerais, como cálcio, potássio e magnésio.

O segredo para ter uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, concluiu. Na reunião da sociedade, no ano passado, uma das novidades apresentadas foi a importância do consumo de potássio.

"Esse sal mineral protege contra o aumento da pressão e o acidente vascular cerebral", afirmou Carlos Galarza, da Unidade de Hipertensão Arterial do Hospital Italiano de Buenos Aires e co-diretor do curso da Universidade de Buenos Aires sobre hipertensão arterial e doenças de risco cardiovascular.

"O que determina o nível de pressão não é a quantidade de sódio isoladamente, mas a relação potássio/sódio, que deveria ser de 1 para 1,5 e é de 0,3 para 1", diz Galarza.

A banana é também boa fonte de vitamina B6, com pelo menos 10 por cento da dose recomendada de vitamina C e folato. Além disso, fornece 2g de fibra solúvel, que ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Fonte: CNN



Publicado em: 13/02/2002


Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão

Notícias Relacionadas
Milho geneticamente modificado da Monsanto faz mal.
Vitaminas podem diminuir a vida.
Problemas no preparo elevam contaminação de alface servida em restaurantes self-service.
Preparo de alimentos caseiros e industrializados para bebês pode ser inadequado.
Pesquisadora desenvolve bombons com recheios naturais de frutas, sem corante e com maior validade.
Livro mostra que a anorexia não é um mal da modernidade e que foi influenciada pela religião.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
perfeito
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (13)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ricardo J respondido 7 anos atrás
    O bananeiro vai ter sua renda aumentada!
    • 3
    • Comentário
  • **** Joycinha*** respondido 7 anos atrás
    Os beneficios é que vc não vai ter tanta caimbra , e é bom pq tem vitamina.
    • 2
    • Comentário
  • Cacau respondido 7 anos atrás
    A Banana e seus benefícios à saúde:

    A polpa da banana é rica em:

    - Ferro: favorece a produção de hemoglobina ajudando no combate à anemia;

    - Potássio: evita cãibras, fadiga muscular e alterações nos batimentos cardíacos, além de ajudar no combate à gastrite;

    - Fibra (pectina): atua na redução dos níveis de gordura, reduzindo os riscos de colesterol alto;

    - Vitamina B6: ativa a produção de serotomina, minimiza os sintomas de tensão pré-menstrual, diminui a retenção de líquidos, e ajuda no combate à insônia;

    - Vitamina C: é antioxidante, ajuda na produção de colágeno que confere elasticidade à pele, auxilia no organismo na resistência às infecções.

    Componentes da Banana "Nanica" e "Prata" :

    Calorias, proteínas, lipídeos, glicídeos, potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C.

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Juarez respondido 7 anos atrás
    Além dos benefícios que citaram, é bom lembrar que a banana é rica em frutooligossacarídeos (F.O.S.). Uma substância que as bactéricas benéficas do intestino usam para se alimentar e com isso se desenvolver, reduzindo assim competitivamente as bactérias maléficas e evitando algumas doenças.
    Existem outros alimentos muito mais ricos em FOS, porém a banana por ser barata e de poder ser consumida em maior quantidade, acaba sendo uma das melhores alternativas que existem.

    Entretando, consuma com moderação. Tudo em excesso faz mal à saúde.

    Sugestão de consumo: Corte 2 ou 3 bananas em várias fatias e misture com muita aveia e um pouco de mel. Fica muito bom.
    • Taxa
    • Comentário
  • santichaves respondido 7 anos atrás
    Mtas...

    Mas a melhor delas é q a banana ativa os hormonios da alegria \o/

    e é verdade tá...

    =**
    • Taxa
    • Comentário
  • Tatiana s respondido 7 anos atrás
    Olha, quando estive na Europa, descobrir: Que a banana è muito boa para os Ossos. Uma banana todos os dias em jejum. Sem contar que ela contem varias vitamina e muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobulina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

    Bjos. Tati
    • Taxa
    • Comentário
  • Harmony respondido 7 anos atrás
    Evita cãibra, por ter potássio, mas não deve ser consumida e excesso.
    • Taxa
    • Comentário
  • Yky respondido 7 anos atrás
    Olá a banana é rica em potássio, além de possuir outras vitaminas e mineirais.

    O potássio combate as caimbras e tb está presente na regulação de agua dentro das celulas!

    Porém comer muitas bananas em algumas pessoas pode cusar prisão de ventre. Pode ser que esse não seja o seu caso!
    Espero ter ajudado!
    • Taxa
    • Comentário
  • Haroldo PSS respondido 7 anos atrás
    Às vezes quando como uma só banana esta já me faz mal. Geralmente é a sétima ou a oitava.

    Fonte(s):

    Haroldo Pacheco da Silveira Santos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Romeo respondido 7 anos atrás
    Em primeiro lugar voce nao precisa de dentes. Alem do mais a banana e' rica em vitaminas. Banana e leite se completam. Banana e' rica em potassio que faz os seus intestinos funcionarem.
    • Taxa
    • Comentário
  • barcthelo respondido 7 anos atrás
    diminui seu colesterol no seu organismo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Aquecimento Global respondido 7 anos atrás
    Bebefícios são as vantagens que os bebês levam?

    Então, quanto aos benefícios de se comer muita banana?
    Você enche a barriga e não fica com vontade de comer porcaria.
    • Taxa
    • Comentário
  • ornata28 respondido 7 anos atrás
    O benefício é que você vai virar bananada.
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear