O que é morfosintaxe?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Gostaria de receber alguns exemplos de frases com morfosintaxe.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Morfo=forma, estrutura da palavra
sintaxe=sentido da palavra dependendo da sua função dentro da oração:
Exemplo básico:
Tu és inteligtente

MORFO:
TU = pronome pessoal caso reto-segunda pessoa sing. (querendo pode especificar mais, dependendo do que querem k tu digas)
és= verbo ser,presente do indicativo, seg. pessoa singular,
2 conjugação (vem do verbo poer em latim)...etc,etc
inteligente= adjetivo simples, ....etc...etc...

@SINTAXE
Na frase esse mesmo pronome -TU- adquire a função de sujeito: aquele a quem foi atribuída uma declaração para ele.A essa declaração chamamos de predicado:
Tu= sujeito simples
núcleo do suj. simples=tu

és inteligente=predicado nominal
Núcleo do predicado nominal= inteligente
és=verbo de ligação
predicativo do sujeito=inteligente
núcleo do predicativo do suj.=inteligente

Source:

Fonte? Eu mesma-Especialista em Língua Portuguesa...(com muitos acertos/erros e muito a aprender-AINDA)

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Uma otima resposta
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • MarcãoDaLatha! respondido 7 anos atrás
    É a junção de morfo+sintaxe...Morfo significa:tratado das formas e estruturas. A sintaxe (pronunciado no Brasil e em Portugal como "sintasse=sintácse") é o ramo da linguística que estuda os processos generativos ou combinatórios das frases das línguas naturais, tendo em vista especificar a sua estrutura interna e funcionamento. Os primeiros passos da tradição européia no estudo da sintaxe foram dados pelos antigos gregos, começando com Aristóteles, que foi o primeiro a dividir a frase em sujeitos e predicados. Um segundo contributo fundamental deve-se a Frege que critica a análise aristotélica, propondo uma divisão da frase em função e argumento. Deste trabalho fundador, deriva toda a lógica formal contemporânea, bem como a sintaxe formal. No século XIX a filologia dedicou-se sobretudo à investigação nas áreas da fonologia e morfologia, não tendo reconhecido o contributo fundamental de Frege, que só em meados do séc. XX foi verdadeiramente apreciado.
    • 2
    • Comentário
  • Vaninha respondido 7 anos atrás
    Morfossintaxe é o estudo da função que as classes de palavras têm; o nome é porque trata-se de um estudo que trabalha a forma (morfologia) e a função (sintaxe) das palavras ao mesmo tempo; em linhas gerais didvide-se assim:
    * Sintagma nominal (classes que possuem relação com o substantivo) = artigo, adjetivo, substantivo, numeral, pronome, advérbio;
    * Sintagma verbal (classes que possuem ligação com o verbo)= verbo, advérbio, adjetivo;
    * Conectivo (liga palavras e orações)= preposição e conjunção;
    * Qualificador(adjetivo);
    * Quantificador (numeral);
    * Determinantes( artigo, adjetivo, pronome);
    * Modificadores (adjetivo e advérbio);
    * A Interjeição não possue ligação sintática com as demais classes de palavras, pois denota uma expressão de sentimento.
    Espero ter ajudado!
    • 1
    • Comentário
  • kbomkvcexiste respondido 7 anos atrás
    Mortosintaxe é estudo das palavras em sua estrutura e formação.
    Então vc pode escolher palavras que tem origem grego,hebraico...por exemplo
    Macambuzios...
    Davidico
    Maria-fumaça
    maricultura
    piscicultura
    arquitetura
    Pedroso
    AQUICULTURA
    enfim ...vai por ai
    o QUE VC ACHOU ...TÁ BOM ASSIM?
    Agora vc cria frases com esta palvras...assim vc faz alguma coisa,e vai aprendendo,né?
    • 1
    • Comentário
  • §öÞH¡ë respondido 7 anos atrás
    Se eu não me engano, é a junção de morfologia com sintaxe. Eles colocam isso nos livros de português para não ter q dividir em duas partes.
    Por exemplo: uma parte de morfologia e a outra de sintaxe. Explicam tudo junto.
    Não sei se estou certa, mais acho q é isso mesmo.
    • 1
    • Comentário
  • ♫ J.LO ♥ respondido 7 anos atrás
    É um morfo que dá na sintaxe de algumas palavras kkkk, cara eu não sei mesmo , sou péssima em português.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear