Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

Qual o pq desse dizer: "Foi uma decisão salomônica".......?

vc sabe? então me diz

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

É a famosa justiça do Rei Salomão.

Essa justiça está expressa no Livro 1 de Reis, capítulo 3, versículos 16 a 28 da Bíblia. Para quem nunca ouviu falar, trata-se do relato de duas prostitutas que foram levadas à presença do rei Salomão.

Ocorreu que ambas tiveram um bebê. Moravam juntas e na primeira noite, após o parto, morreu um dos bebês, pois a mãe deitara em cima dele. Essa mãe então trocou seu filho morto pelo que vivia, sem que sua companheira percebesse. E não houve ninguém que pudesse testemunhar o fato. A mãe legítima do filho que vivia acordou de madrugada para aleitar o seu filho, quando teve a surpresa...

Como as duas mães reividicavam o mesmo filho, o rei Salomão então determinou que o dividisse em dois pela espada. Então a mãe verdadeira implorou ao rei que mantivesse o menino vivo, pois ela o cedia à outra mulher. Mas esta disse: "Nem meu, nem teu; seja dividido". O rei sentenciou: "Dai à primeira o menino vivo; não o mateis, porque esta é sua mãe".

Por que será ou como será que Salomão adquiriu essa sabedoria? Em texto um pouco antes do relato (1 Reis 3.3-15) Salomão pediu a Deus sabedoria, pois não sabia como conduzir o seu reino após a morte de seu pai Davi. Deus se agradou de Salomão porque ele não pediu longevidade para sua vida, riquezas, morte de inimigos, mas pediu entendimento para discernir o que é justo.

• Há 1 década

O termo é usado para comparar a famosa decisão do Rei Salomão, que foi a seguinte: Duas mulheres, diante do rei disputavam a maternidade de uma criança e Ele, sabiamente disse: " Guarda! parta essa criança no meio e dê um parte para cada mãe. Uma das mulheres gritou! Não majestade, por favor não faça isso eu abro mão do meu filho para que ele continue vivo e o rei, tomado de emoção disse: " Dê a criança a essa mulher, pois ela é a verdadeira mãe. Entendeu?

• Há 1 década

O Rei Salomão, Filho de Davi, era estremamente inteligente.

Ou seja, uma boa (inteligente) decisão, é uma decisão Salomônica.

• Anônimo
    Há 1 década

Salomão era conhecido como um rei muito sábio então todas as suas decisões eram e até hoje são consideradas corretas, então uma decisão Salomônica é uma decisão correta, acertada, sábia.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.