O que é paisagem humanizada?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Sei que é uma paisagem que foi modificada pelo homem, mas preciso fazer um trabalho e não dá para colocar só isso.
Melhor resposta
  • Renata respondido 7 anos atrás
A paisagem humanizada é aquela em que são visíveis os resultados e transformações da intervenção humana na paisagem. É a ação do homem que, no decorrer do tempo, transforma a paisagem natural em paisagem humanizada, deixando ali registrado a sua história. Como por ex: Pontes, estradas, túneis...
Diferentemente da paisagem natural onde predominam os aspectos originais da natureza, tais como vegetação (florestas, selvas...), recursos hídricos (rios, lagos, mar, cachoeira...), relevo (montanhas, chapadas...), clima e fauna. Ok!!!
  • 3
  • Comentário (1)

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 3 meses atrás
    paisagens humanizadas sao paisagens modificadas pelo homem bem simples ne
    • Taxa
    • Comentário
  • joyce respondido 3 meses atrás
    E UMA PAISAGEM QUE FOI MODIFICADA PELO HOMEM
    • Taxa
    • Comentário
  • Priscilla respondido 7 anos atrás
    Paisagens como construções, prédios, barragens, toda o espaço antes natureza passado à melhorias e destruição.
    • 1
    • Comentário
  • Tin respondido 7 anos atrás
    Oi,

    Isto ajuda você?

    (...) A partir do fim do século XIX, quando William Morris Davis definiu as paisagens morfológicas conforme seus processos de formação, os geógrafos desenvolveram os conceitos de paisagem natural, humanizada e geográfica global. Um passo decisivo nessa evolução teórica foi a classificação pelos elementos constitutivos, entre os quais o clima, bem diferençado em grandes regiões terrestres e em microclimas locais; o relevo, marcado pelos processos de orogênese e erosão; a vegetação e, de forma em geral subordinada, a fauna; e a ação humana, determinada pelo desenvolvimento econômico e cultural de cada povo ou civilização.

    Todos esses elementos interagem: o relevo afeta o clima, o qual influi nas formas de vegetação, cuja maior ou menor densidade favorece ou dificulta a erosão etc. A relação entre os elementos e agentes da paisagem tende a um equilíbrio dinâmico e instável, em constante transformação. Atualmente, quase todas as paisagens da Terra, salvo as polares, os altos cumes das cordilheiras, as matas virgens e o interior dos desertos, têm caráter humanizado ou cultural em maior ou menor medida.

    O grau mais alto de humanização da paisagem é atingido na cidade, onde a transformação cultural é quase absoluta. As paisagens rurais, muito diferentes, são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como por outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias). As paisagens em que a ação do homem não se impôs de forma determinante sobre o meio são predominantemente naturais, como as matas e pradarias, cuja conservação inclui o aproveitamento racional dos recursos, ou as estepes e tundras, territórios de escasso valor econômico.

    Um abraço

    Fonte(s):

    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear