O que é sentido denotativo ? E sentido conotativo ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Cite exemplos.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante e o significado, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. A conotação resulta do acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, um outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, negativos ou positivos, reações psíquicas que um signo evoca.

Portanto, o sentido conotativo difere de uma cultura para outra, de uma classe social para outra, de uma época a outra. Por exemplo, as palavras senhora, esposa, mulher denotam praticamente a mesma coisa, mas têm conteúdos conotativos diversos, principalmente se pensarmos no prestígio que cada uma delas evoca.

Exemplos:

1 – Foice – instrumento agrícola ( denotação )

2 – Foice – ideologia marxista ( conotação )

3 – Monstro – ser extravagante, imaginado, mitologia ( denotação )

4 – Monstro – pessoa cruel, pessoa inteligente ( gíria ) ( conotação )

5 – Ouro – metal ( símbolo químico “Au “ ) ( denotação )

6 – Ouro – riqueza, poderio, esplendor ( conotação )

7 – Esticou um olho lá para a sala ( conotação )

8 – O burro auxilia o homem ( denotação )

9 – Que menino burro! ( conotação )

10 – A rosa desabrochou. ( denotação )

11 – Ela é uma rosa de bonita ( conotação

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Ok
  • 11
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Veronica V respondido 7 anos atrás
    Sentido denotativo é um texto ou frase apresentada de forma objetiva. Ele não apresenta metáforas, dá claramente a compreensão do texto por suas próprias palavras e expressões.

    O sentido conotativo é o contrário. É um texto que te tras, além da história propriamente dita, um sentido inserido no texto, uma conclusão a que o ouvinte deve chegar. Um exemplo clássico de sentido conotativo são as parábolas ditas por Jesus e transcritas nos evangelhos. Uma parábola é uma história, mas tem um sentido (conotativo) a ser absorvido pelo ouvinte
    • 7
    • Comentário
  • Bruno Gustavo respondido 7 anos atrás
    a denotação é algo mais "técnico" e conotação é como a gente usa mesmo..em língua popular..é algo meio conplicado de se explicar..aqui vc vai entender melhor:

    http://www.portugues.com.br/estilistica/...

    um forte abraço!!
    • 3
    • Comentário
  • Néki respondido 7 anos atrás
    "Estes dois conceitos são muito fáceis de entender se lembrarmos que duas partes distintas, mas interdependentes, constituem o signo lingüístico: o significante ou plano da expressão - uma parte perceptível, constituída de sons - e o significado ou plano do conteúdo - a parte inteligível, o conceito. Por isto, numa palavra que ouvimos, percebemos um conjunto de sons ( o significante), que nos faz lembrar de um conceito (o significado)."

    Encontre mais informações no site:
    http://acd.ufrj.br/~pead/tema04/denotaca...

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear