O que estuda a biologia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A Biologia é a ciência que estuda a vida, ou seja, os animais, vegetais e todos os seres vivos de nosso planeta. Esta ciência é de extrema importância para o entendimento do funcionamento do nosso ecossistema. Cada vez mais o homem utiliza os conhecimentos de biologia para melhorar as relações que os seres vivos possuem na natureza.


Principais subdivisões da Biologia



Atualmente, costumamos dividir a Biologia em áreas de estudo. Os biólogos atuais podem se especializar, e seu campo de investigação pode ser enquadrado em uma das grandes subdivisões da Biologia, que são:



- Morfologia= estuda os seres vivos. È subdividida em:



1 - Citologia = estuda a estrutura do componente básico dos seres vivos - a célula. É estudada morfologicamente (morfológico ou anatomicamente ) e funcionalmente (fisiológico).



2 - Histologia = estuda a estrutura anatômica ou fisiológica através do microscópio.



3 - Anatomia = estuda a estrutura visível a olho nu.



Embriologia= estuda a formação e o desenvolvimento dos embriões de plantas e de animais.



Taxonomia= procura agrupar os seres vivos de acordo com suas semelhanças.



Fisiologia= estuda o funcionamento de células, órgãos, sistemas e tecidos.



Genética= estuda a herança através da hereditariedade dos seres vivos e também os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações.



Evolução= estuda a modificação que os seres vivos sofreram no decorrer do tempo e o porquê que essas modificações ocorreram.



Paleontologia= estuda fóssil e impressões deixados pelos seres que habitaram a Terra num passado remoto.



Ecologia= estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio onde habitam

Paleontologia é a area que eu quero atuar.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
BOA TARDE MEU AMIGO CLEITON, SUA RESPOSTAS FOI EXTREMAMENTE CORRETA E PRECISA, FOI VERDADEIRAMENTE O QUE EU QUERIA SABER.
OBRIGADO.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • neto respondido 7 anos atrás
    resposta
    resumo sobre o que estuda a biologia=A biologia é o estudo dos seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

    Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional trabalha ao nível da população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • arianariri respondido 7 anos atrás
    É o estudo dos seres vivos,
    Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.

    A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

    Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional trabalha ao nível da população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.
    • Taxa
    • Comentário
  • kkaique respondido 7 anos atrás
    Estuda os seres vivos em todos so aspectos: organização celular, vida em comunidade(conjunto), e tudo o mais que se refira a vida ...
    • Taxa
    • Comentário
  • Henrike Smek respondido 7 anos atrás
    É o estudo dos seres vivos.
    ''bio'' significa vida e ''logia'' qr dizer estudo e se juntar significa + ou -, o estudo da vida!!!
    Valeu!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Dedê respondido 7 anos atrás
    A biologia é o estudo dos seres vivos. Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
    • Taxa
    • Comentário
  • Antunes.Emanuel respondido 7 anos atrás
    A biosfera! Os seres vivos!
    • Taxa
    • Comentário
  • augusto br respondido 7 anos atrás
    a Biologia é o estudo da vida
    • Taxa
    • Comentário
  • Alf respondido 7 anos atrás
    A Biologia, estuda a vida.
    • Taxa
    • Comentário
  • navenaz respondido 7 anos atrás
    os seres vivos
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear